sábado, 24 de outubro de 2009

Musica francesa: Tryo


Hoje eu tenho uma coisa muito boa pra dividir com vocês. Muito boa pra mim. Ha uns dois posts, eu comentei que havia ido ao Centro Comercial e saido de la com uma compra feliz. Essa compra feliz nada mais foi que um CD. Eh, eu sei que é besteira comprar CD hoje em dia quando existem tantos sites de download de musica, mas vocês vão entender a necessidade da compra depois.

Quando Camilo foi pro Brasil, ele levou na mala as musicas de uma banda francesa chamada Tryo. Foi amor à quarta ou quinta vista. Tryo é um quarteto muito popular aqui na França (pelo menos entre os jovens) que toca musicas "socialmente engajadas": criticam politicos corruptos, a TF1 (a Rede Globo francesa), veneram o Greenpeace, defendem o uso da maconha, cantam as dores da Palestina etc. O estilo é indefinido, vai do reggae ao pop pegajoso. Comecei a adorar a banda (não por seu "engajamento" que, na realidade, me da um pouco nos nervos, ja que a banda critica o capitalismo, mas não disponibiliza nem 15seg de musica do novo album na net e os shows são super caros). E eles tem uma musica que eu adoro (Serre moi), que toda vez que toca, eu penso em Camilo e choro. Hihi

A coisa chegou ao ponto de eu programar minha vinda à França de acordo com um show da banda que iria rolar em Lyon, no 23 de maio (eu cheguei no dia 21). Infelizmente, eu perdi o show porque os ingressos esgotaram muitas semanas antes do evento. Mas no fim de semana passado, eu tava andando com Camilo pelas ruas de Lyon quando, de repente, ele aponta pra um cartaz: era Tryo e o anuncio de um outro show aqui no final de novembro. Duas horas depois, estavamos comprando o ingresso pela internet.

Vocês não imaginam o quanto eu tou feliz de pensar que vou ao show da banda. A empolgação é maior do que foi com o show das Puppini. Gah! Ah, mas esse post vem com a idéia de que eu, a partir de hoje, quando me convir, vou apresentar algumas bandas francesas (ou que cantam em francês) que eu gosto bastante.

Então, ai vai: Tryo

Discografia:
  • 1998: Mamagubida
  • 2000: Faut qu'ils s'activent
  • 2003: Grain de Sable
  • 2004: De bouches à Oreilles (live)
  • 2008: Ce que l'on sème
E aqui, o album que me introduziu à banda: [Grain de Sable - 2003 - download]

10 comentários:

Manoel José de Santana(Manoel Limoeiro) disse...

J'ai adoré votre blog et vous serez toujours faire une visite si tant est que cela ne vous dérange pas si je vous déranger. Kisses from Brazil Manoel Limoeiro.

asnalfa disse...

Muito bonito esse cabeludo de chapeu! Eu faria ele...

Mariana disse...

Eu ainda não consegui ir em nenhum show imperdivel aqui! Perdi Erika Badu, perdi Mano Chao, perdi keane, perdi tuuudo em junho, julho, agosto! ai ai ... um dia!
Bom show, aproveita Luciii!!!

Aline Mariane disse...

Tem Paul McCartney em Paris em dezembro!!!!! E eu ja vou ter ido embora!!! aaahhh
To pensando seriamente em voltar. Seriamente seriamente, por ele eu faço dividas!
Vamos?!
Por falar em vamos, ja sabe que vocês estao convidadissimos a passar e passear por Angers, quem sabe a caminho de Chateaubriant, né?! Agora meu apê tem até sala, uhu, quase três vezes o de Paris!!
Bjss!

Mythus disse...

um quarteto chamado tryo.

a musicalidade é boa, só não sei se a letra é boa. não entendo patavina de francês. :)

Drixz disse...

Ah, eu tbm gosto deles. Conheço-os há pouco tempo, mas já gosto. Eu viciei na musica "L'hymne de nos campagnes". Mas não conheço muita coisa. Vou baixar! Eu gosto dos "Prototypes". Vc já ouviu?

Bjocas! Bom show!

Bel Butcher disse...

Desde que cheguei já vi alguns bons shows. O Keane, que a Mari perdeu, foi alucinante. O Travis também foi ótimo.

Tem uma moça, de Lyon até, que é excelente e eu recomendo: Carmen Maria Vega. Tem que saber bem o francês, mas as canções são divertidíssimas, contam histórias e ela encarna o personagem. Vale muito.
Acho até que tem um pocket show dela na fnac por aqui em Paris. A conferir.

monique disse...

finalmente, hein! tu fica aí se decidindo entre ir pra travis, tryo, paul mccartney... e tá perdendo a sensação do momento de joão pessoa: tcham-tcham: o tecno brega! sim, minha amiga, o tecno e o brega se uniram indefinidamente pra infernizar a vida dos que vivem perto da poluição sonora. e o nome da banda: "djavu". Você pensa, "sinto que já estive nesse pesadelo antes..."

luci disse...

manoel: merci hehehe

asnalfa: vou tirar fotos de todos os ângulos dele pra você...

mariana: eh que quando a gente intutula os shows de "imperdiveis", a gente perde.

aline: essa foi a melhor e pior noticias de todos os tempos. melhor: eh paul. pior: se eu nao for, a frustracao eh grande. maior que o nome do cara...

mythus: eu gosto, eh bem trabalhado. os dois primeiros cds tem uma qualidade duvidosa, mas os dois ultimos! gah!

drixz: acho que nao conheço nenhuma dessas musicas. depois que escutei esse cd que disponibilizei ai, nao fui ver os outros. e olhe que ja estao no HD de camilo! vou atras delas!

bel: nossa, hoje eu li alguma coisa sobre uma cantora e eu juro que o nome dela foi esse que voce disse! que coincidencia. soh nao posso tirar a prova dos 9 porque joguei o jornal fora :D

monique: nossa, que vontade de voltar pro brasil!

Dris Ribeiro disse...

AMO TRYO.

Talvez

Related Posts with Thumbnails