terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Noticias do front

Se não morri no post passado, anuncio que estou prestes a morrer agora [olhar de suplicio]: morrer de nervosismo. Como ja deixei claro em alguns posts, eu sou uma pessoa ansiosa e essa França acaba comigo! Explico...

Como nem todo mundo sabe, eu sou "femme de menage" atualmente e, apesar de trabalhar pouco (no tocante às horas, não ao esforço miseravel), consigo pagar minhas modestas despesas. Trabalhar como faxineira na França é o sonho de muita gente no Brasil (é, pessoal, existe gente mais lascada do que vocês imaginam), mas eu não passei cinco anos numa faculdade, e nem derreti meus nervos como se derrete manteiga, em certas noites pra, no final das contas, acabar limpando o chão dos outros.

A idéia inicial ao arrumar esse emprego era, entre outras coisas, de aprofundar meu conhecimento na lingua francesa. Quatro meses depois, eu soh domino a linguagem técnica: "vassoura" é balais e "balde" é seau. Eu não converso com ninguém, trabalho em lugares diferentes a cada dia (perdendo muito tempo nos transportes) e o trabalho é tão cansativo que... que me cansa.

Então, fiz esse post pra anunciar que eu vou procurar outro emprego. Tcharam! Claro que vai ser outro emprego de merda, mas emprego de merda por emprego de merda, fico com aquele em que eu não tenha que me ocupar do sanitario dos outros. Meu foco é trabalhar como garçonete, e, apesar de eu não falar bem e estar em pânico, sinto que isso vai me ajudar justamente nessas duas coisas: a falar melhor e a ser menos ansiosa. Quer dizer, a enfrentar os problemas de frente. Ja até preveni mme Her dos meus intentos. E agora, contando a vocês, me sinto na obrigação MORAL de ir ao infinito e além! Quer dizer, a dar um passinho à frente.

14 comentários:

Rita disse...

Avante! Já estou na torcida e certa de que você vai encontrar, tagarelar e relaxar! Boa sorte, fingers crossed. Engraçado que te imaginando de garçonete, só me vem à cabeça aquela cena da Amelie Polin em que ela derrete quando o amado dela entra no café. Ela era garçonete, não era? Não? Então esquece.

Estou na torcida!
Bjs
Rita

Amanda disse...

Aeeee! Legal, boa iniciativa! Procura um restaurante ou bar brasileiro pra começar. E entra no site da anpe e digita "portugues" às vezes tem vagas pedindo brasileiros, mas claro que geralmente é em paris, né?
Tava sumida, vc!
Beijos!!

asnalfa disse...

Que bom! Vc tem que ser assim mesmo! Bem rígida! Meter o ferrão!

monique disse...

gostei de ideia! se jogue, velho!

Mariana disse...

Para o alto e avante luci!!! Bonne chance!!!! et pour le français, t'inquiète pas, ça va aller!!!!
bisous!!!

Aline Mariane disse...

Ao infinito e além! A frase do "Buzz L'éclair" (ah, versao francesa!) é "Vers l'infini et au-delà!"
Fiz uns bicos de garçonete em Paris, passei umas vergonhas como quando uma moça me pediu um "cure-dent" (palito de dente) e como no Senegal eles diziam "bout de bois", me confundi toda! Sem contar abrir garrafa com ajuda dos joelhos - quem manda ser molenga?!
Bjss!

Leonardo disse...

Mudar sempre causa um pouco de stress, mas normalmente a gente se sente bem melhor depois.
Boa sorte na caça de um novo emprego!

Helena disse...

Parabéns pela decisão. Daqui a pouco tu vais escrever um post dizendo que conseguiu um emprego na tua área :) Estamos torcendo!

::: Luís Venceslau disse...

"Femme de menage" pareceu algo sexy. Aliás, qualquer coisa em francês parece..

Mas qto a decisão, também acho uma boa. Conheço uma galera q começou assim e acabou naturalmente partindo pra coisas melhores. Se não for desastrada, tá valendo. =]

Entresaia disse...

Vai fundo! Morei nos Estados Unidos um tempo e, no incício, trabalhei como faxineira. A patroa era uma americana porca, que deixava absorvente no chão, uma nojeira. Depois fui garçonete, o inglês decolou! Boa Sorte Amélie Poulan!

Caso me esqueçam disse...

rita, amanda, asnalfa, monique, mariana, leonardo, helena, luis, entresaia:

ia ate responder um a um, mas como a msg de todos eh de motivacao, eu soh tenho a agradecer. que lindo! toda vez que eu posto aqui minha vontade de evoluir, vem voces levantar minha moral! brigada! brigada! brigada!

Maíra disse...

Lucy, vc tem certeza q quer trabalhar como garconete? A vantagem d fazer faxina eh q vc n precisa trabalhar em horarios loucos como a noite ou em fins d semana. E algumas garconetes tb tem q limpar banheirooo - e banheiro d restaurante... arghh!!!

Pq vc n procura na internet um emprego em q vc possa falar portugues? Aqui na Holanda ha muitos empregos do tipo q vc tem q fazer questionarios por telefone... eh... n eh dos melhores empregos do mundo mas se recebe bem (e nada d limpar banheiros!!!). A desvantagem eh q vc vai falar mt em portugues, mas apesar disso vc pode se comunicar c os seus colegas em frances. Enfim, eh so uma dica.

Bjusssss

Maíra disse...

E outra: n sei como eh na Franca mas aqui na Holanda garconetes recebem quase a metade do salario das faxineiras (7-10 x 10-15 euros/hora). So pensa bem!

Maíra disse...

Eu d novo! Checa esse site:

http://www.jobrapido.fr/

Eh aih q eu estou inscrita e sempre olho as vagas q tem para falantes d portugues ;)

Talvez

Related Posts with Thumbnails