sexta-feira, 9 de abril de 2010

Não vou de taxi - parte I

Uma amiga me escreveu ha algumas semanas dizendo que tinha repassado o endereço do meu blog a irmã que viria estudar em Lyon pra ela começasse a se acostumar com a vida aqui. Como mal escrevo sobre a vida em Lyon, vou fazer um esforço maior pra isso.

::

Quando me perguntam sobre as coisas que gosto na França, "os transportes" é quase sempre a primeira resposta. Pra quem tava acostumada a esperar mais de uma hora por um misero ônibus, ter cinco opções de transporte publico é realmente incrivel.

FUNICULAR

O primeiro no mundo a transportar passageiros, foi inaugurado em Lyon em 1862. Atualmente existem duas linhas de funicular na cidade: Saint-Jean - Saint-Just e Saint-Jean - Fourvière. Eh um dos meios de transporte mais frequentados pelos turistas, ja que a Fourvière é parada obrigatoria pra quem vai a Lyon - e também, como essa é a unica parte não plana da cidade, é muito cansativo chegar até la sem ajuda do funicular, mas soh pra pessoas como eu, assim, atléticas.


METRO


Existem quatro linhas de metrô apenas (comparado com Paris, ridiculo), mas ao menos eles passam com grande frequência. A linha de metrô D (foto), que tem um ponto pertinho daqui de casa, no horario de pico, passa a cada dois minutos. Eh a unica das quatro linhas que roda automaticamente, pro meu desespero. Ha umas semanas, Camilo e eu conseguimos pegar o ultimo metrô pra voltarmos pra casa. Pra nossa sorte, no vagão à frente, tinha meia duzia de idiotas querendo aparecer. Como se macacar e falar alto não fosse o bastante, eles desatarraxaram todas as lâmpadas do vagão deixando ele completamente no breu. Depois disso, eles conseguiram parar o metrô apos terem lançado uma chama altissima com um isqueiro. Como diriam na Paraiba, coisa de menino buchudo.

TROLEBUS

Lyon tem a maior rede de trolebus da França. Atualmente são somente duas linhas, mas ha o projeto de uma terceira que sera aberta no ano que vem.

TRAMWAY

As quatro linhas de tramway cobrem as areas em que não ha metrô. Em algumas cidades do Brasil ja existe o projeto pra ser lançado o VTL (Veiculo Leve sobre Trilhos), como Recife, Natal e João Pessoa (o que uma Copa não faz). Li que o querido Arruda foi até Sarkozy pra construção do primeiro VTL da América Latina la em Brasilia.

(continua...)

8 comentários:

Glória Maria Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glória Maria Vieira disse...

Bom, eu ainda não sou obrigada a passar pelo crivo massacrante de pegar qualquer transporte que seja, já que na cidade onde eu moro atualmente não precisa. Por questão de segurança eu pego um moto táxi pra vir pra casa por conta dos "má-elementos" de plantão, fora isso, nem precisaria já que vou a pé normalmente, sem chiar. E até acho bom, Luci. Este sedentarismo tá me redendo uma cinturinha oval nada agradável. Mas como vou morar em Maceió a partir de Agosto, vou começar a pegar o buzão. Eu fui fazer meu vestiba lá e fui tbm pra aulas inaugurais. E foram dias de cão enqnt a minha locomoção na cidade. Uma demora entediante, um calor infernal, super lotação e a ausência de, no mínimo, um alfazema pra melhorar o ar foi dose! E Táxi é um absurdo o valor, então, vai ná porra do buzão. Por essa e outras que não estou tão ansiosa assim por Agosto.

Glória Maria Vieira disse...

Ah sem esquecer de dizer a demora pra passar, viu?! E tudo muito longe. Nessas horas não há aquele que diga: Ah, mas é bom caminhar um pouco! Sim, "um pouco"! AUHSUSHH beijo, Luci!:*

Ana Flavia disse...

Esses franceses mandam bem. Que luxo tanta opcao de transporte.
No Brasil, morava em Goiania, 1.2 milhoes de habitantes e nao tem trem, nao tem tram waz, nao tem metro! E tabela de horario de quando o busao vai passar nem deus sabe.
Bjim

Anônimo disse...

Ainda estou me divertindo muito com a descrição no seu perfil....(a parte de que vc procura evitar camarão é hilária....até fiz a minha mãe sair da frente da TV para ler!!), deve ouvir muito isto, mas não pude evitar de comentar....rs

É sempre bom conhecer outras visões, visões pessoais, sobre as diferentes cidades....principalmente com todo este toque de humor!!!

Ainda não li o resto do blog, mas estou ansiosa para isto....conseguiu me cativar (embora pense, pelo meu histórico, que isto não é muito difícil... :S)

Té +

Lara.

luci disse...

gloria: sabe que eu pegava dois onibus pra chegar ate a universidade quando morava no brasil? levava mais de UMA hora pra chegar na aula. e quando o professor faltava, eu tinha vontade de ir ate a casa dele, explodi-la. agora eh tudo tao simples, tao comodo e tao perto! lyon eh uma cidadezinha bem pequena, mas com certeza sao os transportes que marcam essa impressao.

ana: pois eh, joao pessoa nao eh tao grande assim, mas os onibus LOTADISSIMOS sao prova de que a demanda eh menor que a procura :/

lala: po, que legaaal seu comentario! sabe, sao esses comentarios assim que me botam pra cima e deixam com uma vontade ainda maior de escrever! muito obrigada mesmo pela gentileza! muito legal de sua parte! :D beijo!

Cynara disse...

Oi Luci,agora sabendo que vc gosta de receber estes comentários...
Eu ADORO seu perfil e AMO seu cabelo (ou não é vc na foto?!)
Ou é uma peruca?
Fora todo o conteúdo :)
Beijos.Daqui de Manaus.

Thayz disse...

transporte público igualzinho ao Brasil!

>/

Talvez

Related Posts with Thumbnails