segunda-feira, 14 de junho de 2010

01. Do que é diferente - Tabac

Tabac (tabá)

Pra comprar uma carteira de cigarro no Brasil, você pode ir numa banca de revista, na barraquinha de pirulito do ponto de ônibus, no posto de gasolina, na padaria, no café do shopping e por aih vai. Aqui, você compra em um soh lugar: no Tabac. "Se você vir esse losango vermelho piscando, pode entrar". Foi o que Camilo me disse quando cheguei na França - tou aqui me perguntando como eu não maldei essa frase na época. O Tabac aqui deve ser o equivalente às bancas de revista no Brasil: vende tabaco, doces, revistas e também selos. Ah, e uma curiosidade sobre os fumantes daqui: como a carteira de cigarro aqui é muito cara (minimo 5€), graças a deus, as pessoas costumam comprar um pacote de tabaco solto + filtros + seda. O pacote custa em torno de 7€, mas rende muitas horas de fumo. Eh por isso que pedir um cigarro a alguém aqui é meio indelicado. Ninguém deixa a carteira exposta, como se costuma ver nas mesas de bar do Brasil. E, pensando agora, acho que nunca vi alguém oferecer espontaneamente um cigarro a outra pessoa. C'est bien!

13 comentários:

Glória Maria Vieira disse...

A única "cheia" do "euro" é você, né?! AUSHAUHSUAHUSHUAHSUHAHS Poxa, não sabia dessa, chefa! Aliás, eu não sei de muitas, mas saberei nos próximos postes. \o/
Meu pai fumava, mas parou faz anos. Em compensação bebe em dobro!:D AUSHAUHSUAHSUAHS Eu não sei o que é pior: o bafo da cachaça, ou a fumaça do cigarro.
Mas enfim, eu não fumo e a última vez que eu fui me inventar de dar uma "tragadinha" , eu me engasguei linda! ¬¬ UASHUAHSUAHSHAHS Mal comecei a trabalhar com isso, já levei prejuízo, então: au revoir tabac. UIAHSAUSUASHUAHUSHASH
E isso faz anos, viu chefa? Eu tinha lá meus 8 anos e nem era um cigarro de verdade.

::: Luís Venceslau disse...

Acho q esses cigarrinhos aí feitos a mão pertubam menos os não-fumantes do q os cigarros normais daqui, q são umas pestes. No geral, pé-de-burro, de palha, e outros com seda são menos ofensivos, são mais "naturais", deve ser por isso..

Mas seria massa tocar aí na França, surreal demais. O bom tb seria dizer o nome da banda e saber q todo mundo entendeu de primeira. =~

Docil 43 disse...

"Conhecereis a verdade e a verdade os libertara".
http://juliosevero.blogspot.com/2010/06/gripe-suina-quem-pagou-o-preco-pela.html
http://juliosevero.blogspot.com/2008/08/o-que-est-por-trs-da-campanha-brasil.html
O sabio nao eh o mais inteligente, mas eh aquele que conhece e reconhece a verdade.
O tolo nao eh o menos inteligente, mas eh aquele que se deixa enganar pela mentira.
Pense nisso e ate mais!

Caso me esqueçam disse...

vice-dona: nada! eu ofereco porque ainda tou com os costumes do brasil, mas deixa começar a doer no meu bolso que eu vou parar de ser educada. uma amiga minha comentou esse post por email dizendo que, quando uma francesa foi pro brasil, essa amiga pediu um cigarro a ela e a francesa disse "vou dar, mas nao peça novamente, certo?" hehehe entendesse? o negocio eh serio mesmo! eu hein...

luluis: tu acha? nossa, porque a gente tinha uma vizinha que morava a duas casas da gente e, quando ela acendia o pe-de-burro dela, ninguem la em casa aguentava. mas bom, pe-de-burro tem um cheiro agressivo mesmo, mas concordo contigo: esses cigarros me parecem menos agressivos. e tambem duram menos tempo acesos, sao mais finos e menores...

"docil": eh o seguinte, meu filho, se voce quiser discutir sobre o aborto num post que eu tenha feito sobre o assunto, beleza. sua participacao nao vai ser vetada de modo algum (desde que voce respeite a opiniao dos outros). mas eu nao vou aceitar que voce venha no meu blog, DO NADA, com essas mensagens de que as pessoas que defendem o aborto sao assassinas. voce ja tem o seu blog pra pregar essas ideias. no meu blog, acredite, voce nao vai fazer isso. e se eu vir novamente algum comentario imbecil sobre o assunto aqui, eu vou apaga-lo. se voce quiser discutir sobre o aborto, use argumentos inteligentes, nao palavras preconceituosas. aqui nao.

Aline Mariane disse...

ihh, to achando que você esta aculturada mesmo, fumando muito como os franceses, iec! Bem, você sabe que faz mal pra saude e pro bolso, nao devo ser a unica a repetir. Eh porque deteeesto cigarro, aff! Quando falo que nao fumo, ninguém acredita que na verdade eu NUNCA fumei, me perguntam se parei!! Que ninguém da minha familia fuma e que em toda a minha longa lista de amigos deve ter uns 2 que fumam?! aah, mentira! A tailandesa do meu curso de francês perguntou pra professora se ela fumava; com a resposta negativa, ela ficou adimirada "nossa, você é a segunda francesa que eu conheço que nao fuma..." hehehe

Eu achava que o objetivo desses cigarros "artesanais" era justamente misturar com outras coisas... entao é o preço! Aprendendo mais uma...

Ana Flavia disse...

Luci, se quiser te mando uma camiseta quando chegar lá em Goiania amanhã. Esperemos que o brasil siga ate o fim e aí vai dá pra vc usar uniforme pelo menos na final! Basta mandar um email com seu endereço, ok

Caso me esqueçam disse...

aline: ih, mas nao diz pra um fumante que ele tem que parar de fumar nao, porque a gente ja sabe disso, nao fazemos porque queremos, eh porque nao conseguimos mesmo. e nao sou a fumante chata. mesmo se tou em lugar aberto, olho do lado pra ver se tem alguem que nao tah fumando, se tem bebe por perto etc, porque ninguem precisa fumar junto comigo. mas ja ouvi um amigo dizer: frances tem nicotina no sangue. mas eu nem fumo muito. mas com certeza eh por causa do preco. quando fui pro brasil, fumei uma carteira todo santo dia. aqui eu compro uma por semana. o bom daqui eh que nao se pode fumar em lugares fechados. no brasil tambem nao, na teoria. porque na pratica... de qualquer forma, nao quero aprender a enrolar cigarro. deixa doer no bolso, um dia eu paro. eu espero.

ana: ow, valeu, mas nao precisa hehehe que bonitinho! eu nao compro a camisa do brasil porque sou uma safada mesmo, porque tem pra vender aqui em lyon facil facil. ontem mesmo vi umas na c&a. :/ mas brigadiiissima! =*

Angélica disse...

cheguei no teu blog pelo escreva lola e que boa surpresa, vc é de jp!!! Quando vi vc escrevendo doidinho (sobre o menino de quem cuida) falei, gente, arrasou demais, parece da Paraiba rs.. Adorei seus posts, seu humor e feminismo, parecido com o meu. Prazer em conheçer :)

S. disse...

Mulher (como se diz na terrinha), seu blog me fez ficar acordada até altas horas. Amei. Simples assim. Está entre os meus preferidos. Beijinhos carinhosos.

Caso me esqueçam disse...

angelica: que massa! eh a segunda pessoa de JP que chega atraves do blog da lola. a outra fazia inclusive historia e conhecia meus amigos, mas nao se identificou. tu faz o que por ai? eh capaz da gente ate se conhecer de vista, visto que a cidade eh imensa... (e que bom que tu gostou do blog! entao, volte sempre! e seja duas vezes bem-vinda, conterranea!) =*

s: que bom que o blog serviu de alguma coisa! fico realmente feliz com comentarios positivos como o teu, me estimulam a escrever, muito obrigada! como dizem por essa terrinha aqui, c'est gentil! beijo grande grande!

Thayz disse...

Nossa, que caro! Foi por isso que vc parou de fumar, né? Sua pão dura! hehe

simone disse...

luciiii, ainda tô por aqui! :) vou embora amanhã de noite pra paris, mas vou beber uma cerveja com um casal de amigos de noite antes.. topa?? :D anota meu celular! 0681669148
beijo!!!

Mariana disse...

Acabo de chegar aqui em teu blog, e não há como parar de ler! Me mudo pra França em um mês, mas já estive em Paris, num breve passeio... Não tenho como não comentar nesse seu post já que algo me aconteceu... Andando, durante o dia nas proximidades do Jardin des Tuileries me vi sem cigarros, mesmo ja estando bem instruída pela minha mãe e com mais maços no hotel... Acontece que fiquei sem cigarros e fui a procura... Depois de muito andar e sem exito, achei uma distinta madame perto de pegar seu taxi e com um cigarro na mão e usei meu parco francês pra perguntar se ela sabia onde eu poderia comprar cigarros... Ela abriu um sorriso, mesmo desses que não se vê nem no Brasil pros estranhos, disse que não sabia e ( pra minha total prostração ) me ofereceu um cigarro dela!!!! Eu e meu medo da França e de todo o francês cruel e frio, agradecemos imensamente e seguimos em frente!Que bobeira... No mundo inteiro tem gente... Ou será que eu tive muita sorte?! Mas se eu chegar a ver uma carteira de cigarros sobre a mesa... Vou me perguntar se é vc!!rs

Talvez

Related Posts with Thumbnails