segunda-feira, 9 de agosto de 2010

02. Do que é diferente - Boulangerie


Boulangerie

Um pais que é mundialmente conhecido pela sua gastronomia, não faria feio dentro das suas padarias. Esqueçam as do Brasil, com suas moscas dentro dos mostruarios, onde se vende de loteria à agua sanitaria. E esqueçam também essa de "pão francês". Aqui não existe isso. O pão popular aqui é a baguette, que existe na forma tradicional (parecido com o pão francês do Brasil), mas que também é encontrada com nozes, milho ou frutas. Eh uma delicia. A baguette simples custa em torno de 1€ e é vendida enrolada num papel.

Mas nem soh de baguette vivem as padarias francesas. Uma boulangerie, geralmente, também é uma patisserie, ou confeitaria. Então, além daqueles pães lindos, polvilhadinhos de trigo, você encontra doces que te engordam soh de serem apreciados com os olhos. Da mesmo prazer entrar numa padaria aqui. Sao extremamente limpas e organizadas. Imagino que seja um dos negócios mais lucrativos a se ter, porque o pão aqui não é consumido somente no café da manha, mas em qualquer refeição, mesmo durante o almoço. E ja cansei de ver filas nas calçadas nas padarias mais concorridas daqui.

(E como padaria tem a ver com café da manha...) No Brasil, meu café da manha consistia, geralmente, em um prato de cuscuz, ou de inhame, ou de macaxeira. Pra beber, um suco ou achocolatado. Como vocês podem imaginar, encontrar inhame por aqui nao é a tarefa mais fácil, entao, fui sendo, aos poucos, introduzida ao café da manha francês que consiste, geralmente, em torradas com camadas de geleia e manteiga no mesmo pão, croissants, também com geléia e, pra beber, um chazinho. Cha, pra mim, era agua suja. Hoje em dia sinto falta do produto quando a caixinha de chá esta vazia.

Geralmente cada delicia dessa da foto custa em torno de 2€ (o que eu acho caro hihi). Então, como eu sou pobre, eu adoro seguir Camilo quando ele vai numa padaria soh pra ficar paquerando os doces. As vezes eu faço um olho bem grande pra ver se ele tem pena de mim e compra alguma coisa. Raramente funciona.

15 comentários:

Lara disse...

Oi,
Ainda não entendo:
- O excesso de farinha na baguette;
- porque padaria não vende café;
- porque nos "café" franceses não vende pão!!!!

Brincadeira, to me acostumando ainda....

Mas o que é mais bizarro de tudo, em um pais famoso por seus pães e queijos, como não existe pão de queijo!!!!!
rs
;P

Helena disse...

As boulangeries são realmente de encher os olhos. Mas, confesso que gosto das padarias brasileiras (hei, nunca vi uma onde se vende loteria e água sanitária), onde a gente pode sentar, tomar um café, ou saborear o docinho recém comprado :D

Aline Mariane disse...

O conceito de padaria é outro, mesmo, né?!
Maass... pelo visto o conceito de café da manhã também!! Sério que você come inhame e mandioca no café da manhã?! Assim, normalmente? (porque eu como coisas bizarras de manhã, mas isso sou eu, pessoa sem critérios. Hoje mesmo comi frango) Como é? Cozido com caldo? Salgado? Come com arroz?!! Cuscuz nordestino com leite e açúcar eu já provei. Maass, mandioca e inhame?!?!!
Deixa mudar de assunto se não vou sonhar com inhame, hmmm...
Achei chá bio de baunilha!!! Tentei com leite, mas ainda prefiro com água mesmo. Muuuito bom!! Mas meus preferidos continuam chá marroquino de hortelã e canela e chá preto com laranja e canela. Será que é porque gosto de canela? heheh
Bjss!

disse...

Concordo plenamente que não da' para comparar o pao francês com a baguette francesa! O pão daqui é realmente divino, com todos aqueles furinhos na massa...hmmm... bom demais.

Porém, a higiene as vezes deixa a desejar! Enquanto temos nossas mosquinhas zanzando, aqui os caras nem ligam para regras basicas de higiene. O mesmo atendente que pega na baguette sem luvas é o mesmo que te cobra e pega no dinheiro.

Os franceses que compram sao piores ainda! Uma vez eu JURO que fui no cinema e a mulher do meu lado colocou suas 2 baguettes na poltrona do lado, de "pé" no banco, assim sem proteçao nenhuma. Vai saber que bundas sentaram naquela poltrona... O marido da minha amiga colocava no porta-mala... eca!

Drixz disse...

Nossa! Fiquei com água na boca só de olhar as fotos. Adoro pão! E realmente uma boulangerie na França são outros 500. Prometi ao Marcos levá-lo num patissier francês daqui só pra ver se tem um éclair bom pq em todas as padarias que a gente vai (docerias também) ele se decepciona. Os doces franceses são divinos. Come um tartelette aux fraises por mim... hehehe

Ana disse...

Menina, seu blog ta com um visu frances tão bacana! Adorei!
O que dizer dos docinhos? e do francesinho que vc ta olhando? e da mae dele que parece ter toc?
Adoro suas histórias. Boa sorte do curso de história.
Nossa, fazia tanto tempo que não aparecia aqui. São tantas novidades...
beijos

Caso me esqueçam disse...

lara: nao sinto falta do pão de queijo, mas do requeijão! adorava atolar meu pãozinho no creme. bom, mas a variedade de queijo êh tanta aqui que êh ate pecado reclamar por falta de requeijão.

helena: ah, nunca viu? vai em JP! hehehehe

aline: ah, meus critérios também sao um pouco particulares (hoje eu comi lentilha no cafe da manha, por exemplo. e lentilha com pimenta hahaha) mas na PB êh assim mesmo. o inhame e a macaxeira sao cozidas na agua. aih a gente come com queijo, bacon, presunto, ovo ou carne moída. ou o melhor: tudo isso junto hehehehe (meu preferido!) e o cuscuz também leva essa mistura. mas depende da casa, viu? talvez a vizinha do lado ah achar tudo isso que eu tou contando muito bizarro. ah, e provamos teu vinho outro dia, aquele que tu indicasse! a gente gostou, viu? finalmente temos um vinho nao caro que podemos beber sem vomitar! :D

de: esqueci de comentar isso! eu nao entendo isso. toda vez que a gente vai comer na grama do quai de um rio que passa por aqui, o pessoal coloca as baguettes na GRAMA! eu passo mal. e o pessoal diz que nao tem problema. detalhe: já vi cachorro mijando nessas gramas. sinceramente, nao entendo. e nao êh aquela grama verdinha, êh uma coisa cheia de ponta de cigarro e partes cheias de areia mesmo. eu hein…

drixz: eia, esses paes com uva sao os preferidos de camilo hehehe eu prefiro com chocolate. minha pança nao me deixa mentir...

Caso me esqueçam disse...

ana: pois eh! tambem fazia tempo que voce nao postava. agora, com o casorio, ve se escreve mais! :D

asnalfa disse...

vc consome chá a granel ou cha de saquinho?

Ana Pe disse...

Sou louca por pães. Se aí estivesse, com certeza iria surtar com tantas variedades. Mas até que aqui no Rio existem excelentes padarias. Qdo vc comer alguma coisa bem gostosa e diferente, tira foto pra gente ver e ficar com água na boca, tá?!

Iara disse...

Eu podia viver o resto da vida comendo baguete e manteiga président. Ok, resto da vida é exagero, mas umas boas semanas.

E falndo de comer, perdi o post que você comenta de peso, mas eu sou das raras pessoas que emagreceu na temporada na França. Comia super bem e tal, mas perdi 4kg (e ainda assim pesava mais que os 65 que você tá achando muito). Depois que eu voltei pro Brasil, ganhei 10kg de novo. Às vezes dá vontade de voltar só pra ver se eu emagreço comendo baguete e tomando vinho...

Rita disse...

Luci, experimenta chorar, grudar as mãos no vidro e ficar com o olhar fixo para a guloseima escolhida. E não responda quando o Camilo chamar para ir embora, faça de conta que, naquele momento, só a guloseima importa. Quem sabe?

Caso me esqueçam disse...

asnalfa: pouco importa, depende da hora do dia. os de saquinho pra dormir. ;)

ana pê: combinado! assim eu posso sempre ter as fotos caso nao tenha um doce por perto...

iara: ok, ISSO é que é vida! passar uma temporada aqui e… emagrecer? deus te adora.

rita: hehehehe vou tentar isso da próxima vez e prometo contar se obtive sucesso (cruza os 20 dedos!) :D

Glória Maria Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glória Maria Vieira disse...

ô mosqueiro infeliz, chefa! UASHUAHSUHAUHSAUHSUHO Essas moscas de padaria dos olhos de ET devem dar algum sabor a mais aos deliciosos pãezinhos em que elas depositam suas fezes! AUHSUAHSUAHSUHAUHSUHA VAI SABER!
MAS se eu morasse aí, provavelmente só comeria um "trêm" desses de ano em ano e olhe lá... Porque em tempos de crise, um pão na manteiga sai caro, imagine um todo cheiro de biriguilis! uahsuahsuahsuhauhsu

Talvez

Related Posts with Thumbnails