terça-feira, 14 de setembro de 2010

Praga

A viagem à Praga, pra mim, nao foi tao marcante quanto a de Berlim, mas posso dizer que Praga é a cidade mais bonita que ja vi. Pra onde se olha, ha alguma coisa bonita a ser vista, é impressionante. Os prédios, as pontes, os parques, os jardins... as tchecas - nunca vi tanta mulher gostosa! Mas o que você mais vai ver em Praga, amiguinho, é turista. Aos milhares. Por isso, se você for à Praga, muita atençao aos pick pockets. Uma coisa atrai a outra.

Achei o povo de Praga, em relaçao aos alemaes, igualmente tranquilo. Todas as vezes em que pedimos informaçao, percebemos um esforço por parte das pessoas em tirar nossa duvida. Mesmo aquelas que nao falavam inglês, gesticulavam e sorriam. Adorei ver os casais gays da cidade. Era comum ver homens e mulheres de maos dadas com seus parceiros. O mesmo pra Berlim. Em Lyon, essa exposiçao é bastante rara. 

A cerveja é ridiculamente barata. No supermercado, 20 centavos de euro por meio litro. Vou repetir. Vinte-cen-ta-vôs. Meio-li-trô. No Jardim da Cerveja, no topo de Praga, onde fica o Metrônomo (foto abaixo), e uma linda vista da cidade, compravamos meio litro de cerva por 1€. Esse parque (Jardim da Cerveja) é lindo, enorme e tem bares que vendem cerveja barata. Fomos duas vezes. 



Na segunda vez, à luz do dia, pudemos reparar nas crianças praguenses. O nosso anfitriao havia nos dito que as praguinhas comem desde cedo "comida de adulto", que a dieta deles é a mesma dos pais. E, como os pais se empanturram de comida ruim, os filhos seguem o caminho. Nessa tarde de cerveja, vimos varias maes acalmarem os guris com batatas fritas. Os bebês, que nem tinham idade pra andar, seguravam suas batatinhas. Outra criança, que deveria ter um ano e meio, com sua lata de Fanta na mao. Podem me condenar por eu estar criticando os pais que fazem isso, mas acho que ha coisa melhor a se oferecer a um bebê. Pior que, pela grossura dos braços das crianças, aquela nao parecia ser uma pratica rara, de final de semana. 

Outra coisa muito curiosa que vi, foi varias crianças vestidas iguais. As maes que tinham duas ou três filhas (vi isso somente com meninas) as vestiam com roupas idênticas, mesmo elas nao sendo gêmeas. Nunca tinha visto isso antes. E alias, ja acho bizarro vestir crianças gêmeas de maneira igual. 

Bom, como de costume, usamos o Couchsurfing pra nos hospedarmos. Ficamos na casa de um senhor de 65 anos que tinha acabado de fazer seu perfil no site e, no espaço de duas semana, ja havia recebido 16 pessoas. Quando chegamos na casa dele, ja havia quatro hospedes. O cara é uma figura: um inglês muito bem humorado, de piadas acidas, que bebia cerveja o dia todo. Um sonho! Assim que chegamos na casa dele, nos deparamos com nada menos que cinquenta relogios espalhados pelos cômodos (contei "somente" 55). No banheiro, tem quatro. Na cozinha, cinco. No quarto e sala, o restante. Ele também nunca contava o tempo usando as horas, mas sempre os minutos. "Vocês vao demorar 60 minutos pra chegar em tal lugar". E, cada vez que falava sobre o tempo entre sua casa e tal lugar, era de uma precisao incrivel. "Vocês vao levar 16 minutos pra chegarem". 



Ele nos deu um pequeno roteiro que ele havia feito para seus couchsurfers conhecerem melhor a cidade. Mas eu nao vou me estender muito sobre essa viagem. Vou postar as fotos e falar sobre algumas coisas rapidamente.



Torre de televisao Zizkov, também chamada de "Pênis de Praga". Falei: toda cidade tem alguma construçao falica. Lyon tem seu famoso Crayon. Recife, a pica de Brennand. Berlim, a Torre de TV. E assim vai. Se vocês repararem, tem uns bebezinhos subindo pela torre. Arte de David Cerny. Também vimos mais bebês de Cerny à beira de um rio de Praga:



Prefiro meu guri

O inglês me colocou numa cama de armar que fazia TREC! cada vez que eu me mexia. Bastava eu pensar em respirar que a cama fazia TREC! Aih, eu comecei a ficar incomodada por estar respirando, porque tinha outras quatro pessoas dormindo no mesmo cômodo. Foi uma noite e tanto! As molas que ficavam na altura das minhas costas ja estavam bem gastas, deixando um buraco nessa parte. O nivel dos meus pés e cabeça estava bem acima do nivel da coluna. Aquilo parecia mais uma rede, entao, eu nao poderia dormir de bruços (a unica posiçao que me permite dormir) com medo de quebrar minha coluna. Mas me mantive sossegada, tentando nao respirar muito. Mas do que adianta você tomar tanto cuidado quando você tem um namorado doido que tem o sono assombrado? No meio da noite, acordo com uma movimentaçao estranha. Quando olho pro lado, vejo Camilo se levantando e indo sentar no sofa onde dormia o inglês. 

PANICO.

Imagine o susto dessa criatura quando Camilo sentasse na cabeça dele? Dei um pulo, TREEC!, agarrei a mao de Camilo, TREEEC!, e fiquei puxando, TREEEEC!, ele pra perto de mim. O inglês acorda, se levanta e vai ao banheiro. Camilo desperta. 

- Menino, o que é que tu quer fazer, hein?!
- Sei la!

Eh tao tenso dormir com Camilo, meu deus. Noite sim, noite nao, ele apronta dessas. Outro dia, acordei com um pé na minha cara: era ele que tinha virado ao contrario enquanto dormia. Ha umas semanas, ele acordou, puxou meu cabelo (sabe criança puxando cabelo da amiguinha? Pronto) e dormiu. Eu acordo sendo maltratada, minha gente. Posso nem acionar a Lei Maria da Penha, porque o desgraçado faz dormindo. Ele da chute, beliscao, puxa o lençol, o cabelo, empurra, fala, grita, levanta, ri. Quando é comigo, tudo bem, mas quando a gente divide o quarto, eu durmo com um olho aberto e outro fechado. No dia seguinte, eu estava tao quebrada, que quando eu respirava, doia, juro!

Esquecendo a noite passada, pegamos um tramway, fomos até a parte mais turistica da cidade, ao norte, e descemos a pé, visitando os pontos mais famosos da regiao. A tarde, quando chegamos numa praça bonita, comecei a me sentir mal: lombrigas dando sinais de vida. Otimo, pensei. Comecei a suar levemente e minha pressao foi baixando. Fiquei em duvida se eu ia desmaiar ou cagar nas calças. Foi entao que vi um banheiro publico. Como a maioria das minhas disenterias sao psicologicas, respirei fundo e disse com firmeza a mim mesma que aquilo nao era nada. Três segundos e meio mais tarde, eu estava no banheiro.

Essa disenteria (e as três seguintes...) foram oferecimento da comida de Berlim. No ultimo dia na cidade, por exemplo, comemos pizza no café da manha, Kebab no almoço, uma porçao de batata frita + salsicha no lanche e mais pizza no jantar. Uma disenteria era o minimo que eu poderia esperar com uma dieta tao equilibrada. Fica o exemplo.

Jardim biito









Muro John Lennon. Fica em frente à Embaixada francesa. Famoso, até Yoko Ono ja deixou mensagem aih. 









Cristo feito de calçados



Dancing House - originalmente chamado de Fred e Ginger - tem um restaurante francês no teto e uma vista incrivel da cidade. 









Meiguinha na Praça Venceslau com o Museu Nacional ao fundo. Essa é uma das praças mais importantes da cidade. Foi nela em que Jan Palach, um estudante de Filosofia, ateou fogo ao proprio corpo em sinal de protesto contra a ocupaçao soviética, morrendo três dias depois. 






Achei os museus caros. Fomos somente a dois: Museu do Comunismo e o de Mucha (lê-se "murra"), onde havia uma linda exposiçao sobre ele. O trabalho do cara é sensacional. Compramos cartao postal, blusa, cartaz, isqueiro, tudo que eu tinha direito. Adoro! Grande parte da cidade esta construida no estilo Art Nouveau, estilo criado por Mucha. 

O Museu do Comunismo, na minha humilde opiniao, deveria se chamar Museu Anticomunista, porque apesar da historia de Praga parecer ter se tornado negra no momento da ocupaçao soviética, soh havia uma versao dos fatos nos painéis que contavam a historia do comunismo no pais. O comunismo matou mais, poluiu mais, fez mais infelizes, comeu crianças, bla bla bla. Olha, enchi o saco na metade da visita. Os souvenirs consistiam basicamente em reproduçoes de cartazes soviéticos com mensagens pouco elogiosas aos vermelhos. Em um cartaz em que se via, originalmente, meninas comunistas, havia uma frase que dizia "por que nos nao queimamos sutias como as americanas? Porque eles nao existem por aqui". Ou qualquer coisa do tipo. Havia um video com imagens dos anos 90 de revoltas realizadas na Praça Venceslau e duramente reprimidas pela policia. Chocante. De qualquer forma, achei o Museu um perigo praqueles que nao tem senso critico (alias, qualquer coisa pra alguém que nao tem senso critico é um perigo). Ironicamente, o Museu fica no prédio de um cassino, bem ao lado de um McDonalds. 



Quer dizer, ainda fomos num terceiro museu. Camilo viu esse cartaz e chamou minha atençao. Estavamos no final do penultimo dia de viagem, mas depois de ver esse cartaz, era obvio que eu tinha que reservar o ultimo dia de pra ver essa exposiçao. Valeu a pena. Vimos umas fotos raras, um casaco de John Lennon, uns rabiscos que ele fez num envelope e outras coisas idiotas que soh um fa da valor.





Por hoje é soh, pessoal!

20 comentários:

Glória Maria Vieira disse...

Chefa, mirmã! ARRASOU! AUHSAUHSUAHSHAUHSHASU Amei as fotos. REALMENTE, como Praga é linda. Cada construção, né?! Babei vendo... E você, ein?! Puro glamour e meiguice. Demais pra um pessoa só, porra! UAHUSHAUSHAUHSUAHSUAHUSHAUHSH
E AH... que senhor apresentável. Parece um marinheirinho vovô. ô que cuti! UASHUSAHUSHAUSHUHS

Glória Maria Vieira disse...

SIM CHEFA: Parabéns pra sua hermana, viu?! Tava respondendo ao seu coments no poste que fiz pra lesada da minha irmã, daí vi que a sua completa ano justamente HOJE, né?! ENTÃO: MUITOS ANOS DE VIDA FOREVER! AUSHAUHSUAHSUAHUSH beijo pra ela, amor!:)

Anônimo disse...

Pelo visto você também adotou a dieta das crianças de Praga, porque está enorme de gorda! Trata de fechar a boca minha filha!

Borboletas nos Olhos disse...

Eu estava ansiosa pela descrição de Praga e foi tãaoo bom quanto suspeitava. Sempre tive a secreta certeza que Praga é a mais bela cidade a ser vista.

Rita disse...

Ai, Luci, que post maravilhoso!! Babei, morri de rir - dormir tentando não respirar muito é fogo, hahahaha!

Como você vai fazer pra bancar minha viagem pra Praga e Berlim e tal, hein? Ah, você não vai pagar? Vai só pagar a terapia.... ah, entendi. Poxa. Que triste.

Beijos!
Rita

Felipe disse...

Adorei o post,quero muito conhecer a República Tcheca.
E caramba,fiquei BESTA com o preço da cerveja,meu pai ia adorar esse lugar.
Adoro comer besteiras,mas também tem hora pra isso,esse lugar vai virar logo logo o país da obesidade :O
Abraços

Amanda disse...

Puxa vida, sempre acho que sua viagem foi mais interessante que a minha! Ve se para de ir para os mesmos lugares que fui, po! Melhor: vai antes então, dai eu pego as dicas!

O host de vcs é uma figuraça mesmo! Ahahahaha!

Beijos!!

Caso me esqueçam disse...

gloria: esse cara fez de tudo! foi professor, foi bispo, serviu à rainha no exercito e montes de outras coisas que eu nao lembro hehehe aih a gente pediu pra ele tirar uma foto com seu cap. simpático, neh? e o aniversario da minha irma nao eh hoje hehehehe eh soh dia 23, mas tah valendo, viu? vou dizer a ela que minha vice mandou empolgados e efusivos desejos de felicitação pra ela :)

(vou fazer um post sobre ela contando uma coisa, me aguarde)

borboletas: confesso que nao tinha a menor vontade de visitar a cidade ate um amigo falar que era a mais linda que ele ja havia visitado. pelo post se vê que eu nao gostei tanto de praga quanto de berlim, mas a cerveja barata me farah voltar algum dia, isso eh certo ;)

rita: ja sei! eu posso pagar a cerveja! :D

felipe: pronto, entao pode ir programando suas ferias com seu pai, porque, se ele gosta de cerveja, ele vai enlouquecer no pais! cerveja de todo tipo, cor, sabor, preço… paraíso! :)

Caso me esqueçam disse...

amanda: uehueheuheuheuehe que nada! se voce nao gostar do lugar, eu nem me atrevo a ir. eh perfeito! (se bem que depois eu quero saber pra onde tu fosse... nem comentasse nada sobre praga no blog, ow!)

Line disse...

Adorei, super detalhado!

As fotos são lindas, como sempre. e como sempre também, quase morro de rir lendo as coisas que vc escreve.

Eu ia morrer de tanto beber cerveja, baratinha demais, isso deveria ser proibido!

Te dou cenzão na mão se vc achar a mensagem que a feiosa da Yoko escreveu lá naquele muro todo rabiscado!

Beijos!

Ana Flavia disse...

Super bacana! As fotos tao lindas!

E esse host ai, 16 surfers em duas semanas? Eu até pedi pro marido nos inscrever no couchsurfer (que assim q eu voltar a trabalha, retomamos as viagens) mas se ele, marido, souber que se pode ter tanta demanda assim por nosso sofasito, ele nao vai querer nao. Ai, ai.

bjo

Glória Maria Vieira disse...

Chefa... Deixei um depoimento pra você. Olhe lá! ;)

::: Luís Venceslau disse...

Atentem pro nome: Praça Venceslau. uhuuhuh.. Uma vez um padre italiano me disse q São Venceslau era o padroeiro da República Tcheca. Gostei de saber, já que a ocorrência mais antiga q eu tinha do 'Venceslau' era de um mercador de escravos que trabalhava no porto de Natal no tempo da Colônia..

Mas praga é linda mesmo, museu de Mucha, putamerdda.. É um dos lugares q eu pretendo conhecer.

Comentário nada a ver: tu tá mais bonita, visse? Será o clima daí? A comida? A cerveja? heuaehae =)

Iara disse...

Meio litro de cerveja por 20 centavos? Sério? Tu rigoles? Menina, tô fazendo as malas!

Não sei se eu já te contei, mas eu morro de rir com o jeito que você escrve. Não é aquele riso de gargalhada, mas aquele sorriso meio palhaço, leve. Bjo!

Iara disse...

Mentira: gargalhei com o "as praguinhas". Perece óbvio, mas achei sensacional. =D

Caso me esqueçam disse...

line: ah, ela escreveu la em 2003, acho que o muro foi pintado e repintado depois disso. nao sabia que você também nao gostava da yoko hehehe eu tinha colocado algo nao tao elogioso antes do nome dela, mas apaguei de ultima hora. hihihihi

ana flavia: olha, demanda acho que vocês vao ter muitas. lyon nem eh essas coisas todas e camilo recebia msg do CS todos os dias de gente querendo vir pra cah. mas o bom eh que você nao precisa aceitar. o cara aceitou porque ele mora sozinho, eh aposentado, tem tempo de sobra pra receber gente, mas você nao precisa fazer isso. pode receber alguém todo dia, como pode receber uma vez por ano. :)

gloria: merciiiii, minha cara! ;)

luluis: menino, eu fiquei procurando a tal praça desde o primeiro dia. o problema eh que eu tinha esquecido o nome e nunca lembrava de olhar teu comentário no blog. fiquei me achando idiota por nao ter ligado o nome ao teu sobrenome hehehe e aconteceram altas coisas nela, visse… muito mais importante do que eu poderia imaginar. e mucha? do caralho! tem aqueles desenhos que todo mundo conhece, mas o cara nao se limitou aquilo. tem uns quadros dele muito fuderosos, tu ia gostar mermo! e oooww… brigada pelo comentário hihihihi mas elogio de amigo nao vale :) =* (nao vale um caralho, vou guardar esse no peito!) :D

iara: hehehehe eba! quando alguém diz que riu com alguma coisa aqui, eu ganho meu dia. fácil fácil! fico muito feliz! brigada por dizer isso! :D

Ashen Lady disse...

Inveja dessa cara de RYKA!

Tô anotando tudinho pra ver também quando eu crescer.

Liana disse...

lindas fotos! adoro praga!!!

Mayra disse...

sua vaca! haeuaheuaheuaheuaheu fazia era tempo que eu nao me divertia tanto com teus detalhes - e a cada linha

"Bastava eu pensar em respirar que a cama fazia TREC! Aih, eu comecei a ficar incomodada por estar respirando, porque tinha outras quatro pessoas dormindo no mesmo cômodo. Foi uma noite e tanto! As molas que ficavam na altura das minhas costas ja estavam bem gastas, deixando um buraco nessa parte. O nivel dos meus pés e cabeça estava bem acima do nivel da coluna. Aquilo parecia mais uma rede, entao, eu nao poderia dormir de bruços (a unica posiçao que me permite dormir) com medo de quebrar minha coluna. Mas me mantive sossegada, tentando nao respirar muito."

lesa! mas que alem de rir, me fez pensar que eu devo foder muito minha coluna - visto que de vez em quando eu durmo de bruços na rede haeuaheuaheuaheu

ei, curti esses post visse. esse particularmente ficou a cara do casomeesquecam - voce apresenta algo legal (que pode ser blog, filme, banda, cidade, país), fala do cotidiano (brasileiro, frances ou de qualquer outro) e dá aquele toque luci luci de ser

(:

Gabriela V disse...

Luci, não sei se vc recebe notificação de comentarios em posts tão antigos, mas eu tive que escrever!!!
Faz umas semanas que descobri seu blog por acaso, através do blog da Porte Dorré, da Amanda (que tmb descobri por acaso) e desde então estou viciada (tanto que to lendo posts de 2010 né rs..) !!! Moro fora ha anos, atualmente em Paris e me identifico demais com os posts das duas!!! Seu modo detalhista, cômico e desbocado de contar os acontecimentos me faz contorcer de rir!!! Ja me sinto até meio intima!! (que louca né)
Bom, voltando ao que eu vim dizer...
Nenhum dos comentarios falou disso, então mais ainda eu vejo o quanto EU me identifico quanto ao "sono assombrado de camilo"!!! Meu deus, CHOREI DE RIR!!! Eu "sofro" do mesmo!!! Meu namorado é IGUAL!!! São 6 anos de cotoveladas, falações, historias, saidas pra dormir no sofa ou sentado na privada e etc!!! E qndo finalmente o acordo é sempre aquela cara de "ahm, quem, eu?" hahahahaha
Enfim, brigada por compartilhar sua vida com a gente e tudo de bom sempre!!!

Talvez

Related Posts with Thumbnails