segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lyon: o xodo da Virgem Maria

Sim, você nao errou de blog: o caso.me.esqueçam estah atualizado. Afinal, eu nao poderia deixar de escrever sobre a festa mais conhecida de Lyon, que ocorreu essa semana: a Fête des Lumières ou Festa das Luzes. A historia que da origem à Festa é bem razoavel: em 1643, a cidade foi assolada por uma peste que foi combatida pela... Virgem Maria. Como as pessoas tem certeza disso eu nao sei, mas a partir dai o povo presta homenagens à Virgem. Até alguns anos, era muito comum que as pessoas colocassem velinhas acesas nas suas janelas no 8 de dezembro*, dia da santa. A mulher livra a cidade da peste e ganha velas acesas. Francamente. Se fosse eu, mandava matar to-do-mun-do. 

O que importa é que, nos anos 80, o governo municipal transformou essa tradiçao em dinheiro e, todo ano, a Festa é comemorada em dezembro. Videos sao projetados nos edificios mais importantes da cidade, como as Prefeituras (cada bairro tem a sua) e as catedrais. Cada esquina da cidade, que ja é lindamente iluminada, recebe novas cores, luzes e gente, muita gente: nos quatro dias de festa 4 milhoes de pessoas saem às ruas de Lyon (lembrando que a grande Lyon tem um milhao e meio de pessoas). O resultado é esse aih:


Hôtel de Ville


Place des Jacobins


Gros Caillou de la Croix Rousse


Todo ano, eu espero ansiosa por essa festa que me faz lembrar minha chegada na França (que aconteceu uns dias antes da Festa de 2008). Entao, as lembranças sao muito boas. A cidade se transforma, os espetaculos sao impressionantes (pirotecnia, dança, musica) e o melhor de tudo: vinho quente. Eh, eu sei que nesse calor brasileiro é dificil entender o sentido de se tomar um vinho quente, mas quando suas orelhas ja estao no ponto de cair por causa do frio, a bebida é bem vinda.

Mas esse ano a Festa me decepcionou um pouco. No primeiro dia, fui com Camilo e um amigo ver um espetaculo numa praça. Morta de fome, parei no Kebab montado especialmente para a festa. O vendedor tinha cara de cozinheiro de navio pesqueiro, soh faltava a tatuagem de âncora no braço, mas ele tinha uma boina. E todo cozinheiro de navio pesqueiro que se preze tem uma boina. Mas isso é, como vocês podem imaginar, uma teoria minha. 

Eu pedi um kebab de frango, apesar de nao estar vendo frango, soh uma massa meio branca sendo remexida numa chapa. Entao, o marinheiro colocou essa... mistura... dentro do meu pao e me deu.  E era isso: aquela gosma borbulhante, que me custou CINCO euros, era frango. Olhei com certa desconfiança praquilo (que nao tinha forma de frango, nao tinha cor de frango e, como eu veria saber em seguida, nao tinha gosto de frango, mas que era frango) e comi. A primeira mordida, foi também a ultima: digamos que a carne tinha um gosto muito particular. Especial mesmo, eu diria. Com certeza, esse frango veio de alguma ilha desconhecida do Pacifico, em que o navio do vendedor topou por aih, onde as galinhas sao invertebradas e se  locomovem atraves de impulso interno. Nao da pra mim.

No segundo dia, fui sozinha à Festa porque Camilo foi à trabalho pro Gabao, fato que esta tornando minha semana um pouco solitaria (Cocô, volta!). Mas aproveitei a oportunidade pra tirar algumas fotos da cidade - fotos um pouco introspectivas, mas...  


Place Bellecour


Rue de la Republique


Quai du Rhône


Quai du Rhône


Foto de uma chama? Parc de la Tête d'Or


Quai du Rhône


Quai du Rhône

Apesar da Festa nao ter me empolgado como nos outros anos, aconselho fortemente àquele que tiver planos de vir à Lyon no inverno, de planejar a viagem de acordo com o calendario da Festa. E de nao dar mais que 1,50€ num copo de vinho quente. E, sobretudo, jamais, jamais pedir um Kebab à pessoas que usam boina. 


*As pessoas ainda colocam as tais velinhas nas janelas, mas a tradiçao ta se acabando aos poucos. Seguindo o destino de toda tradiçao...

Fonte das três primeiras fotos: Lyon Photos

20 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Lindissimo, cinematografico.

Liana disse...

cinematografico. isso mesmo.
linda deve ser essa festa ao vivo.

nao suma nao.

Drixz disse...

Ai, eu adoro festa de rua! Mas não sei se ainda pego a festa ano que vem no inverno... Sim, eu pretendo visitar Lyon e etc ano que vem. Me aguarde. hauhauhauhu

Bjs!

Caso me esqueçam disse...

vivien: nao é? e olha que foto é um cocô, ao vivo é incrivel!

liana: sumo nada! quer dizer, vou tentar... tou voltando aos pouco :)

drixz: opa! que maaassa! ô, se tu vier e quiser alojamento, ja sabe, né? tah super convidada pra ficar na minha casa. e nao é da boca pra fora, viu? aqui em casa o que nao falta é espaço e hospitalidade :) (e o marido tah incluso, claaaro!) o/

S. disse...

mulher, as fotos são lindas de marré descer. Mas prefiro a festa de iemanjá aqui em JP (inveja mata?) rsrsrsrsrsr. beijinhos e mais beijinhos.

carina disse...

LINDAS as suas fotos :]

artísticas, rs

Palavras Vagabundas disse...

Amiga, 8 de Dezembro é dia de Nossa Senhora Imaculada, no Brasil uma das maiores festa é no Recife!
Um dia vou passar essa festa das luzes por aí!
Meio cultura inútil, mas... é também uma data importante no camdoblé.
bjs carinhosos
Jussara

Anônimo disse...

Meu !! Que fotosd lindasssss !!! Que lugar lindooo !!!

Aliás, estou em contagem regressiva para os meus 5 dias em Paris tão sonhados !!! Só estou com um pouco de receio do frio .... tá de lascar, né xará ?!

Bjs

Anônimo disse...

Ps: esqueci de comentar ... saudades dos seus postsssss !!!!!!!!!!!! Me divirto tanto com eles .... hahahahaha

Borboletas nos Olhos disse...

Xará, eu nem li direito de tão animada com a tua volta (freddykrueggerfeelings again).
Gostei imensamente das fotos, especialmente a da chama !(sei lá, me lembrou aquela música: um fogo queimou dentro de mim e não tive jeito de apagar, ou algo semelhante. Creio que é da Joyce).
Bom saber da festa, quando eu for a Lyon (cof, cof, cof) vou me organizar pra ir nesse período (um tanto de risada histérica, o calendário da Universidade dificilmente permitiria). Vou reler trocentas vezes, até vc voltar (como vc já sabe). Bjs

Aline Mariane disse...

que bom que tem post seu, porque eu não vi nada esse fds! =o/
e olha que seria a minha primeira festa das luzes... O Loic tem fotos dele na festa a cada ano desde pequenininho!! (tipo a gente tem foto de festa junina, sabe?!) Pra não falar que não vi zero, vi um prédio no bord du Rhône, quase em La Mulatière, de longe, assim "olha, parece uma lagarta" (na minha cabeça faz todo sentido, já que uma lagarta tem a ver com a história de Lyon, a seda e talz) e o Loic conclui "não, é um desenho abstrato"... ahn, é...

To ae de volta do dia 21 ao 3. Sem luzes, hmpf!

Bjss!

Amanda disse...

Uhuuu! Volta em grande estilo! Mas jura que aquela foto do fogo foi vc quem fez? Ta super profissional! E kebab eu não encaro nem o comum, esse ai de lacraia do mar então!

Helena disse...

Ai, que medo desse kebab!
Adorei as fotos, ó, até gostei mais das tuas do que das oficiais, hehehe. Gostei muito das do Quai du Rhône (a terceira e a última) e a do fogo também!
Bises

Renata Lins disse...

Luciana, que bom que vc reapareceu por aqui! Não comento habitualmente mas sou leitora animada do seu blog...tava sentindo falta (como falei lá no twitter)!

Glória Maria Vieira disse...

Uma boa Chefa, à casa retorna. UAHSUAHSUHAUHSUHAUSHUSHA \o/
Seja bem-vinda ao seu cafofo bloguístico, Chefinha! hihi :D

Que festa linda, né?! E QUE FOTOS LINDAS! *-* /profissional você. Amei mesmo, viu?! Um dia, quando eu for visitar você, Luci Luci, eu me programo pra ir nessa época(momento sonha pobre ON!) e vai ser o pipoco! \o/ UASHUAHSH

Muito bom tê-la de volta!:)

Caso me esqueçam disse...

gente do céu, brigada pelos elogios! brigada por cobrarem minhas atualizacoes hehehe tava precisando de um incentivo como esse! s, sobretudo, obrigada pela presença das blogueiras de sempre e das leitoras que se escondem ;)

quanto à foto do foguinho, na verdade, havia uma multidao nesse momento, em torno da chama, mas eu fiz sei la o quê e a câmera so registrou a chama. entao, como eu tava bêbada e sem nocao, tirei 87546534364674 fotos do tipo hahahaha fiquei viajando no movimento do fogo. lindo, neh? :)

Uma, Nenhuma, Cem Mil disse...

Olá, Luciana!

Foi assim, num dos meus passeios matinais por blogs mundo afora, tive a sorte de encontrar seu espaço.
Vez ou outra já me via folheando posts antigos e dando risos à toa.
Empatia virtual-real desde o início.
Seu traço estilístico é peculiar, concilia leveza com dificuldades existenciais - do drama faz-se o riso. Precioso, sobretudo.
Sinto-me cativada por esses percursos mundanos tão inusitados.
Permita-me a intimidade, Lu, querida, seus textos nos faz muito bem!

p.s.: dia 08 de dezembro é meu aniversário, aqui em Recife é festa de Nossa senhora da conceição, feriado com muitos festejos, os meus (rs) e os da santa. Pelo simbolismo, ainda o comemorarei juntamente com a festa das luzes.
grande beijo,
Germana

disse...

Lindas fotos. Sou doida para ir pra Lyon nessa festa, mas na correria do dia a dia sempre esqueço de me planejar. Quem sabe no proximo ano? Tenho que ficar atenta ao calendario!

Beijos,

Anônimo disse...

really an eye opener for me.

- Robson

Caso me esqueçam disse...

germana: nossa! que comentario mais legal! brigada mesmo! adoro saber como as pessoas chegaram aqui, o que elas gostaram, o que acharam... brigada pela gentileza do elogio :) ah, e feliz aniversario atrasado hihihi

dé: se quiser vir a lyon, saiba que tem hospedagem free aqui no 8eme ;)

Talvez

Related Posts with Thumbnails