terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Diario de férias - parte I


...mas podem me chamar de Rai 

Sim, férias! Mas nao férias safadas como as de dezembro, em que eu tive que estudar pras provas de janeiro. Nao, sao férias sinceras: o semestre finalmente acabou. Mas os ultimos momentos, claro, foram tensos, senao a vida fica sem graça. 

Eu tinha duas provas escritas pras disciplinas de Historia da Africa e Historia Antiga. O conteudo de Africa era uma abordagem politica e social de alguns paises do continente africano colonizados pela Europa, até os dias atuais. O professor de Africa nao é nada exigente. 

- Professor, eu sou obrigada a apresentar o trabalho?
- Que nada! Você é estrangeira, pode entregar por escrito.
- :D

Claro que eu poderia dizer "o senhor por acaso esta sugerindo que eu, na condiçao de estrangeira, nao tenho capacidade de seguir o curso tal qual o faz um aluno francês? Pois saiba o senhor que eu..."

Que eu vou entregar o trabalho por escrito. Obrigada.

Escolhi Moçambique como tema. Semanas depois, antes de entregar o trabalho ao professor, mostrei à minha nova coleguinha francesa (eu tenho uma coleguinha francesa, iupi!) meu trabalho e ela perguntou, "Luciana, tu nao ia fazer sobre Moçambique? Por que fizesse sobre Madagascar?" 

Taih uma pergunta pertinente.

Sei la. Porque era tudo com "M"? Porque eles estao proximos? Ok, nao foi por isso. Acho que eu tou sofrendo algum tipo de demência leve nesses ultimos tempos.  Peguei um livro na estante pra ler no metrô. Quando cheguei nele, percebi, ao abrir o livro, que eu ja o tinha lido. Derrotada, guardei o livro na bolsa e continuei o trajeto. Desci do metrô, olhei em volta e me perguntei pra onde eu estava indo: tinha que ir pra universidade e fui pro trabalho! Era o dia da prova de Antiga. Sai bem cedo de casa pra nao chegar atrasada e me atrasei 15min. Dois dias antes, peguei o metrô, fui pra direçao certa e ia esquecendo de descer na estaçao. Quando as portas estavam dando o sinal sonoro de que se fechariam, eu dei um salto sobre a cabeça das pessoas e consegui descer. Abestalhamento: trabalhamos. 

Finalmente, nao sei nada sobre a colonizaçao de Moçambique, mas imagino que teria sido mais interessante que a de Madagascar. Moramos com um malgaxe que se chama Toky Rakotomalala, mas respirei fundo quando me deparei com nomes como o do Primeiro Ministro da Ilha: Rainivoninahitriniony. E o que dizer de Andrianampoinimerina? Como eu disse no twitter, fico imaginando o apelido carinhoso desse povo. "Andrianampoinimerinazinho, venha comer, meu filho!" A namorada dele precisava de uma sequoia e 45min pra talhar o nome dos dois.


Enfim, divago. O importante é que decorar nomes nao esta entre minhas habilidades (que sao respirar e dormir), entao, num voo até meus tempos de escola, peguei meu dicionario francês-português e sai escrevendo nas paginas todos os nomes, conceitos e datas que eu poderia precisar na hora do exame (Professor, se o senhor estiver lendo isso, por favor, nao me reprove, eu sou estrangeira). 

Como o sistema deu certo (ninguém me pegou em flagrante), repeti a dose na prova de Antiga. Mas essa mereceu. Essa professora tocou o terror na minha vida nesses ultimos quatro meses. O conteudo da disciplina trata do Alto Império Romano (no Oriente, de - 31 até 235). Entao, ela passou meses falando do que aconteceu em cada provincia romana nesse periodo, sob o governo de cada imperador, deu o dia, mês e ano dos acontecimentos, a arvore genealogica das personagens envolvidas e... Meu deus. 

"Em 22, em 17 e em 13: grande revolta dos Besses sob direçao do seu rei Vologese. Os Besses vao tirar  Rhoimetalkes I do poder e fazer sumir o filho de Cotys V, Rhescuporis II. Os romanos intervem durante três anos e, em 11, ha a pacificaçao da Tracia. Rhoimetalkes I é nomeado rei de toda a Tracia". 

"No Egito, sob reino de Tibério: ha somente duas legioes estacionadas em Nicopolis. Sob o reino de Trajano: uma terceira legiao é adicionada: a II Traiana. Entre 106 e 123, a III Cyrenaique é enviada à Bostra e em 135, a XXIII Deitoriana é desfeita, ficando somente uma legiao no Egito, a II Traiana". 

Agora vocês entendem porque eu chorava tanto? Esses sao dois pequenos exemplos que eu peguei ao acaso nos resumos, mas eu tive que estudar quarenta paginas disso. Quarenta paginas falando do que fez cada imperador, de quem atacou quem, em tal ano, quem morreu, quem se matou, quem deu tal ordem, bla bla bla. Perguntei desesperada à brasileira se a professora exigia esses detalhes na prova e ela disse que sim. Fiz quase 30 paginas de resumo desenhando mapas, fazendo os caminhos das legioes com setinhas, usando canetinhas coloridas e letras diferentes que pudessem me fazer rememorar meus resumos pra que, no final das contas, a professora desse como tema "as elites municipais nas provincias romanas". Fiz a prova com ajuda do meu super dicionario, mas nao tenho a minima idéia de como me sai, afinal, eu sabia falar sobre o papel das elites municipais, mas nao sei se o fiz em forma de dissertaçao. E aqui nao adianta saber do conteudo, tem que saber a forma e, essa aih, eu nao sei. Oremos. 

23 comentários:

Glória Maria Vieira disse...

Ô MY GOD, CHEFA!:~
Que atraso de vida da boba serena essa professora infiteti enviada das profundezas! (Ok! Ela deve ser pior que isso... UASHUSHUAHSUAHUSHUAHSHS)
Você se saiu bem. CERTEZA! Seu companheiro não ia falhar com você. (Dicionário! ASUHAUSHUAHSU) A não ser que você tenha falhado com ele escrevendo errado, né chefia?! ¬¬

Sério: Calma! Vai dar tudo certo. O pior já passou! (UFA!)
Adorei o nome dos caras. Bem elaborados! Coisa de gente... azuada mesmo. ASUHSUAHSUAHUSHUHSH

E, ei Chefa, como boba cipó você trocou Moçambique por Madagascar, ein?!

Glória Maria Vieira disse...

Esqueci de comentar, pra não perder o costume:

OREMOS COM VIGOR! AUSHUAHSUAHSUAHSUAHUHH =* /énozes

Aline Mariane disse...

esqueci de comentar que adorei o "czinho" verde e laranja que aparece no Mozilla!

sério que o lugar se chama Bostra?! hihi, que engraçado! Parece as palavras que o Blogger manda a gente colocar, a de hoje é "gronifes".

aproveita as férias!!!
Torço pra que seu 2o. semestre não seja como o meu, que já começou horríivel, cheio de contas, gráficos e mapas...

Bjss!

Amanda disse...

Gente, mais isso parece um mundo paralelo! Tipo senhor dos aneis, sabe? Triste saber que daqui a dois mil anos ninguém vai lembrar da Dilma.

Boas ferias!!!!!!

Aline, que historia de palavras do blogger é essa?!

Leleca disse...

Eu não fui capaz de ler os parágrafos da matéria que você devia saber - que dirá entender e lembrar.

Putz, eu nunca fui muito capaz de colar. Sentia aquela culpa cristã louca e tals. Mas tenho fé que você vai passar. Aí, não esquece de esfregar na cara da sua colega brasileira seca-pimenteira.

Aline Mariane disse...

ah, deve ser pra quem não entra com a conta Google, sei lá. Eh um daqueles identificadores de robôs, sabe?!
A palavra de agora é "nemooleu". Ainda bem que não é "Rainivoninahitriniony" - shh, melhor não dar ideia!!

Palavras Vagabundas disse...

Eu sou queria entender porque você precisa saber em minucias:"Em 22, em 17 e em 13: grande revolta dos Besses sob direçao do seu rei Vologese...Rhoimetalkes I é nomeado rei de toda a Tracia".
E nóis quico???!!!!
Tenho certeza que tudo deu certo, tamo torcendo!
bjs
Jussara

Simone Westerduin disse...

clap clap clap. Eu não conseguiria nem em português, te digo porque eu faço confusão com nomes e lugares mais do que acerto.

E essa do metro, eu já fui e voltei na mesma linha 2x sem perceber que já tinha passado pela mesma estação 4 vezes. Será que chegaremos aos 30 sem alzheimer?

Beijao

Natinha Surtô disse...

Conheço e sigo seu blog faz pouquinho tempo e tenho me divertido mto com seus posts...acho q pq me identifico com eles.Tô no master 2 na sorbonne, não tenho provas, mas tenho que entregar os malditos dossiês de cada seminaire e eles me assobram tb. Entendo totalmente a questão dos detalhes e da forma....pq bem caí sobre uma maldita prof especialista em século 16 e 17 que só faltou falar a cor da calcinha da Sarah Bernhardt, ahahhahahaha.
Férias merecidas essas....divirta-se!e relaxe!

S. disse...

menina, e eu lamentando minha má sorte com pedreiros... orareiiiiiiii...
Províncias Romanas? Jesus já salvava?
beijinhos

Borboletas nos Olhos disse...

Xará, comovi com seu comentário hoje. Mesmo. Aí vim toda derretidinha ler seu blog e quase me mijo de rir. Sabe, acho que você vai me transformar em uma maníaco-depressiva (ou, como é chique dizer hoje, bipolar). Bjs em oração fervorosa (mas não de joelhos porque caí em JP - ahahahha - e ainda está dolorido)

Maíra Kimura disse...

É, essas coisas estabanadas acontecem quando a gente tá com muita coisa na cabeça. Eu volta e meia pego o metrô na direção errada quando tô distraída... Mas agora você tá de férias, APROVEITE!

beijos

P.S. Ah, só pra manter o assunto dos comentários, a minha palavra de autenticação é miardech. É, whatever.

Sentindo e pensando disse...

Deixa eu te zoar. Acho que tenho o direito porque também vivo fazendo das suas e todo mundo me zoa também.
Se você fosse um pouquinho mais velha eu diria que são os primeiros indícios de alzheimer.
E acredite ou não essa é a doença que costuma atingir TODAS as mulheres da minha família. a n
ão ser que elas morram jovens, claro, hehehe (#humor negro)

Caso me esqueçam disse...

vice-dona : hahaha olha, realmente nao sei. meu papel (onde havia os temas) tava todo rabiscado, tinha pelo menos uns cinco paises circulados e acho que foi isso que me atrapalhou (é uma boa desculpa ? :X). ri demais com o « enviada das profundezas » , vou usar na primeira oportunidade o/

aline : neh lindo? tu pode ter um simbolozinho desses tambem. nao é dificil de fazer. se bem que nao serve de muita coisa, né, mas… como eu tou sem nada pra fazer, vou enfrescalhando meu blog. e claro que « bostra » foi um dos unicos lugares que eu decorei sem problemas. fica no sul da siria (tah vendo? caso me esqueçam tambem é cultura).

amanda : hahaha adorei teu comentario! é isso! é foda imaginar as coisas, ter ideia dos lugares quando eles parecem taaaao distante, em todos os sentidos, pra gente. mas a dilma nao vais ser esquecida nao. taih rhescuporis II que nao me deixa mentir… (também nao entendi o que aline quis dizer, somente do comentario da maira!).

leleca : entendo perfeitamente. acho que esse foi o assunto mais chato que eu ja estudei na vida. mas eu nao tenho culpa nao, muito menos a crista. mal eu me sinto quando reprovo :D

aline : esses troços ja sao chatos, se tivesse um nome com mais de 6 silabas, séria o caos, credo !

palavras : exacto! cada data que a professora dava, eu pensava « mas foda-se. fo-da-se. nao quero saber e nao vai me servir ». nao serviu nem dentro da disciplina! que dira fora da faculdade!

simone : do jeito que estamos… tem certeza que ja nao estamos doentes ? Oo

natinha : hehehe ai, que coisa « otima »! fico consolada quando vejo que eu nao estou sozinha nesses problemas acadêmicos! e boa sorte pra teus estudos, imagino que master 2 deve ser trés vezes pior! :T

s : hahahahahaha sim, nessa epoca jesus ja salvava hahaha inclusive, jesus e a origem do cristianismo estavam dentro do conteudo. saquinho, viu..

brabuleta : adorei o « sindrome de teresinha », mas realmente nao ha nada pior que adulto caindo de joelho, eh trash, xara. melhoras pras suas bolachas! foi antes, durante ou depois da birita?

maira : taih! obrigada pela desculpa, proxima vez vou contar essa historia dizendo que eu tava de cabeça cheia (« demência leve » nao pega tao bem…)

sentindo : segunda citacao de alzheimer. isso nao deve ser nada bom, meu deus. ☹

Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA disse...

Olha so', nem me pergunte como vim parar aqui! rsrsrssr! Adorei o titulo e vim! Depois adorei a sua apresentacao e fiquei. Nao, nao li tudo! nao da'! To com 3 criancas zunindo no meu ouvido! Mas adoraria ficar e ler. Como nao vai dar, vou deixar meu recadinho e dizer que ja' me inscrevi no Feed e vou ler sempre que postar algo novo!
Adorei!
Ah! nossos BLOGs comecaram quase no mesmo dia! O meu data de 01 de julhod e 2009!

Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA disse...

Ah! So~mais uma coisinha, para o caso de vc resolver me visitar e achar "ecat! ela e' uma florzinha, uma 'mulherzinha', ecat!". realmente sou! (risos) mas sou macho igualzinho a tu tb! Bjs!

Rita disse...

Luci do céu. Ri muuuito com esse post, obrigada. Nossa, ri tanto, tanto. Em outros tempos teria mostrado aos meus alunos que reclamavam dos phrasal verbs.

Gente, vou escrevendo, lembrando de pedaços do post e rindo de novo. Coisa, viu.

Beijocas
Rita

(La)ize disse...

hahaha Muito legal esse post. Eu ri com a história dos nomes, Graças a Deus o meu tem 5 letrinhas! \o haha
Boa sorte no resultado! [oremos XD]
E boas Fériaas! ^^

Caso me esqueçam disse...

renata: que nada! nao tem que se explicar, ora! fui no seu blog, claro, e nem pensei se voce era "menininha", florzinha, sei la, ou nao. isso nao importa, acredite. brigada pelo comentario positivo, adorei! comentarios assim sao muito estimulantes!

rita: pois eu acabo de ganhar meu dia com esse teu comentario. te fazer rir? oooooowww! otimo! post utilissimo desde ja! hahaha =****

laize: eu tambem achei engraçado. ate tentar decorar esse troço pra fazer a prova. aih desisti hihihihi

Borboletas nos Olhos disse...

A-mi-ga tu acredita que foi muito antes da birita? Foi estilo Papa João Paulo II, chegando na terrinha e beijando o chão.

Flávia disse...

E eu ainda reclamo da academia no Brasil...
Essa aula de antiga faz minha pior disciplina da graduação em história parecer extremamente divertida... E olha que era Hist. Contemporânea I e ficamos meses falando das revoluções do século XIX... uma chatice... mas mto melhor que essa aula de antiga.

Tenho uma amiga fazendo doutorado pleno em Nanterre, ela me contou que as teses têm 1000 páginas e que tem um tom um tanto qto enciclopédico... Se eu fizer isso aqui no Brasil levo a tese na cabeça!
Boas férias, Luci!
Gosto demais do seu blog!

Renata Lins disse...

Oi Luciana! Público silencioso aguardando ansiosamente pela parte II...

Mari Biddle disse...

Amiga Luciana, vou dizer que sofri com você lendo esse post. Me mijei de rir mas ta aqui minha solidariedade. Farei uma macumba virtual light pra tia aí doida por uma descrição detalhada dos impérios e imperadores e um pensamento positivo pra que vc se saia bem nas provas depois dessa trabalheira toda.


bjs

Talvez

Related Posts with Thumbnails