domingo, 11 de setembro de 2011

A médica que sabia demais

Das coisas que mais me fazem falta no Brasil estao, além dos meus caros amigos e de um prato de macaxeira, os médicos (mainha, também sinto muito sua falta, mas se a senhora fosse uma macaxeira amiga, seria ainda melhor, beijos). Aqui, na França, os médicos sao "de graça", mas nem por isso eu me sinto motivada a marcar uma consulta, mesmo quando a situaçao se mostra necessaria. 

Precisamos passar pelo médico generalista antes de uma consulta com um especialista, o que é um saco, porque as vezes eu tenho a impressao de estar me consultando com alguém que sabe tudo e... nao sabe nada. Geralmente, você escolhe um médico pra chamar de seu. Eh o medicin traitent. A vantagem de se ter um em particular é que a consulta com ele e com os especialistas se torna totalmente reembolsavel. Mas é tao dificil achar um bom médico! Quando eles nao sao simpaticos, eles sao incompetentes. Incompetentes! 

Semana passada, eu dei um jeito na coluna enquanto empurrava o carrinho de bebê. O negocio foi feio, pensei em me aposentar por invalidez. Parecia que eu tinha uma faca cravada nas costas. Cheguei a passar uma semana assim até que me rendi e marquei uma consulta com a médica que vem me atendendo desde a historia da gripe suina.

O povo francês costuma ser discreto e silêncioso, por isso, os metrôs daqui parecem cemitérios e os consultorios médicos guardam essa caracteristica: a barriga ronca e o barulho ecoa por toooda a sala. Eh constrangedor. Felizmente, minha médica fala alto.pra.caralho e tudo o que se passa no consultorio dela repercute na sala de espera.

- Alors! O que é que lhe traz aqui?
- Aerr... Eh que eu, eu... eu tou com um probleminha de ereçao, doutora, e... 
- PROBLEMA DE EREÇAO?! VOCÊ TEM PROBLEMAS DE EREÇAO, EH ISSO MESMO?!
- Quê?! Er, nao! Tenho uma acne! Uma acne!
- Ah, bom.

Tarde demais. O prédio inteiro ja sabe.

Como eu ja tava la pra tratar da coluna, aproveitei pra falar de umas marcas de acne que eu tenho na regiao da bunda (e depois eu fico me perguntando se exponho demais minha vida no blog). Quando ela examinou minha pele, ela disse alguma coisa que eu nao entendi direito, mas que poderia ser traduzido por "puta que pariu, que porra é essa?!" Olha, quando um médico se espanta com sua doença é porque, ou ele nunca viu aquilo antes, ou seu caso é realmente grave. Ou seja, se preocupe.

- VOCE TEM ESSAS MARCAS HORROROSAS BEM NA BUNDA HA QUANTO TEMPO, MINHA FILHA?
- Sei la, ha uns dez anos, desde a adolescência.
- Isso é um caso de acne. ACNE NA BUNDA!
- Ja entendi, obrigada.

E continua...

- Quer dizer que você tem isso ha poucos meses...
- Mulher surda do cacete, eu ja nao disse que... Desde a adolescência.
- Sei. Entao, eu vou lhe medicar uma soluçao de érythromycine. Nao é?
- Sei la. Eh?
- Eh.

Meda. Pra questao da coluna, ela tocou minhas costas e perguntou "doi?". Respondi que, ao toque, nao, somente quando eu me abaixava (e me levantava, e me virava...). Foi o suficiente pra que ela receitasse uns comprimidos. Mais poderosa do que Jesus Cristo, ela soube através de um unico toque do seu indicador, qual problema eu tinha na coluna. Ela é adivinha? Tem visao raio-x? Nunca saberemos.



19 comentários:

Ashen Lady disse...

Essa fez especialização no SUS aqui no Brazil, por isso aprendeu a falar alto e que tudo se resolve com Voltarem ou Benzetacil, se não resolver, é uma virose e quando casar sara.

Sardenta disse...

gente, eu só consigo comentar aqui com risadas, comofas?

hahahhahahahaha

disse...

Ja' reparou como os médicos daqui ADORAM dar um monte de remedio? A cada vez que vou no médecin traitant, pode ser uma tosse de nada, eu saio de la' sem nenhum exame pra fazer e com uns 10 remedios pra comprar. Em geral, eu escolho so' um e desencano do resto.

E depois o governo reclama do rombo da Sécu....

Rita disse...

Olha, Lu, eu ando triste esses dias, ta. Obrigada, querida. Você é um amor, um amor, um amor, já falei?

Sobre o silêncio: fiquei impressionada com o silêncio no salão de beleza que fui em Paris (precisei cortar as pontas do meu cabelo que aquela água desgracenta destruiu). Gente, ninguém conversava no salão de beleza. Achei o céu.

Melhora aí, ta?

Bj
Rita

Glória Maria Vieira disse...

Só você pra arrancar de mim, especialmente hoje, ao menos um alongamento de um sorriso... :'(

::: Luís Venceslau disse...

O q vcs chamam de 'silêncio constrangedor' eu chamo de 'paraíso'. Não desejo pra ninguém passar quase duas horas num ônibus, querendo cochilar, e um feladaputa ouvindo "música" no celular, alto, sem fones de ouvido. Pelo menos se a música fosse boa. Tu é do Nordeste, deve imaginar as porcarias q rolam..

Vivien Morgato : disse...

kkkkkkkkkkk....adorei o texto.
Eu me trato com ótimos médicos aqui no Brasssssil.;0)

Tive uma incrivel surpresa por esses tempos, apesar de sempre usar unimed, usei o sus para um transplante de órgão,ou seja, algo phoda.


O hospital foi incrivel, médicos de ponta, enfermeiras compentes, fisioterapeutas que vinham me atender por qualquer coisinha, nutricionista que fazia minha dieta a partir do meu gosto..!


olha, uau para o sus....pra gente que sempre vê o problema, hora de divulgar o que rola de muiiiiito bom.



Adorei seu texto, seu humor e vi a cena da médica surda perfeiiitamente.beijos.

Aline Mariane disse...

ai, tô com o mesmo problema. Não, não de coluna. Nem de marcas na bunda (essas são celulite mesmo, conhecidas). Problema de médica que sabe tudo. Acredita que agora ela achou que meu problema é o copinho e me proibiu de usar o treco?!?
Força pra nós!!
Ah, érythromycine é boa pra acne. Pelo menos as do rosto.
Bjss!

Andreza Hana disse...

Nossa, que médica maluca :O
Qdo estive na Itália,precisei ir a um hospital onde fui mal atendida e os médicos nao sabiam nem que remédio receitar. Tive que pagar uma consulta particular pra poder resolver o problema, um horror!

Acabei de conhecer teu blog através do blog da Wilqui e já estou seguindo :) te convido a dar uma passadinha lá no meu cantinho e se gostar segue de volta?

bjiimm e ótimo início de semana

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com

Baka disse...

uahuahhahuauah
eu adoooooooooooooooooro esse blog! me acabo de rir... choro de rir toda vez q leio!

Luciana Nepomuceno disse...

eu GOSTO muito do atendimento médico no Brasil (não é ironia). tanto os médicos que eu vendo partes do meu corpo pra pagar a consulta como os que me atendem usualmente no SUS.

Mas isso não tem a menor importância porque ando saudável desde que te conheci, afinal num dizem que rir é o melhor remédio? (ok #fail)

Pops disse...

Ja experimentou ir ao ginecologista?? Pois eu ja, e ela estava MUITO mais preocupada com a minha total depilaçao do que com a minha dor (que por sinal nao foi resolvida) viva a França!!!

Wilqui Dias disse...

Luci...esse mal de dor na costas menian abrange as ZOROPAS toda podes crer...eu nunca tive nem dor de cabeca no BRASIL, e rodava mais que peru na vespera do Natal, trampava como uma doida, e dormi super bem..menina aqui faco quase nada, morro de dor no corpo todo..no primeiro mês aqui na Noruega eu doia minhas costas quando sentava pra fazer pipi juro!! fui ao medico ele tb só tocou ´ás costas´´e deu uns paracetamol nunca que passou vira e mexe to reclamando de dor no corpo..vc teve foi sorte a dai pelo menos resolveu um dos seu problemas..já aminha me levou umas granas nada irrizorias e eu continuo com o prblema...queria eu ter marcas de acne na bunda no lugar dessas dores nas costa..rsss bjs lindona boa semana

Simone Westerduin disse...

Cara colega Lucy, imagina com que cara sair do consultório e encontrar os olhares curiosos querendo saber que é a menina da acne na bunda hum hum?

Btw hoje um rapaz desceu no mesmo ônibus que eu, como diria a minha mãe, bem afeiçoado, quando eu olho mais perto, tinha um post it colado no meio da bunda, lá, preso no meio, eu doida, alias nunca me segurei tanto na vida pra não ir lá contar que tinha um post it preso ali na rachadura, mas ia ser meio constrangedor pra ambas as partes.

Enfim, fui rejeitada pelo convênio médico, estou tentando providênciar os documentos pra dizer que apesar de ter um ID valido, eu não sou ilegal como eles estão pensando.

beijao e melhoras.

Anônimo disse...

Muuuito engraçado est post !!!1 Não consigo parar de rirrrsrsrrsrsrsrsssss

Suzana Elvas disse...

Oi, Lucy,

Eu me tratei com eritromicina quando era adolescente para umas espinhas bobas. Usei, usei e usei. Era ótimo: a espinha sumia e a minha cútis era de cinema. E o resultado é que, quando tive uma infecção braba de garganta, eritromicina não fez o menor efeito. Então fica de olho: eritromicina é antibiótico usado para combater estreptococos - como diz a wiki, "A eritromicina é utilizada frequentemente em infecções por Streptococcus, Haemophilus influenzae, Mycoplasma pneumoniae, Legionella pneumophila, em uretrites não gonocócitas e no acne vulgaris."
Bjs

Somnia Carvalho disse...

luci muito engraçada.
luci está detonada.
luci tem bereba na bunda!
hahahahahahahaha

não querida, voce nao expoe muito sua vida no blog, só a bunda!

hahahahahahaha

ganhei o dia!

rs.....

ah! luci nao escreveu pro concurso!
to de mal! hahahaha

caso.me.esqueçam disse...

ashen: soh sei que minha coluna continua do mesmo jeitinho!

sardenta: você, sempre me agradando ;)

dé: essa pilantra faz isso. digo pilantra porque ela passa umas loçoes, umas coisas que nao tem nada a ver, deve ser amiguinha de dono de laboratorio, porque me passa umas coisas que nao sao reembolsaveis tipo "loçao pos-banho".

ritinha linda do meu coraçao:
1: =* ai ai
2: esse pais eh de outro mundo!

glorita: (comentario devidamente respondido em ooooutro lugar) ;)

luluis: menino, deve ta um inferno dentro dos onibus, ja imagino, porque todo mundo soh fala nisso. eh nessa horas que eu sorrio por estar aqui :X

vivien: nossa senhora, VOCE realmente pode dar uma opiniao certa sobre assunto, hein! eu realmente nao sei o que pensar sobre o sus, nunca usei, mas parece ser coisa "ame ou odeie".

aline: como assim ela proibiu o copinho! nossa, seria a primeira vez que eu desobedeceria um medico, se fosse comigo. humpf!

andreza: opa, anotaçao mental: "nao ficar doente na italia" :)

baka: hehehehe que bom que consegui isso! fico feliz: eh facil fazer alguem ficar chateado, mas pra fazer sorrir… obrigada pelo comentario! :)

brabu: fail nao! hahahahahaha bestinha, morro de rir com seus galanteios hehehehe

pops: fui uma vez aqui e detestei! detestei! a minha gineco passava exames com frequencia e me perguntava um monte de coisa, super interessada. a daqui, errggg… vou nem comentar!

wilqui: menina, que bom ler isso! quer dizer, que ruim pra voce hehehe mas eh que eu me sinto do mesmo jeito. nao sei se eh porque eu era vagabunda no BR… pode ser, neh? aqui eu trabalho e tals. mas me sinto sempre cansada. inclusive, acabei de comprar um complexo à base de mel de abelha que garante que durante o programa de 30 dias eu vou me sentir melhor. hohohoho oremos!

simone: pois eh, ainda bem que eu nao estava com problemas de ereçao! (ps. vei, voce nao tem uma vida facil nessa holanda, soh digo isso)

anonimo: hehehehe obrigada! :)

suzana: opa, entao tou no caminho certo. eh verdade que elas ja tao sumindo. tou ate com medo da pele cair…

somnia: hahahahaha éééé, pode sacanear minhas mazelas hehehehe neh fogo? e… é, desculpa, "safadice" a minha de nao ter terminado o post. era ate uma fotinha fofinha, mas passei batido. o que eu faço pra me redimir? :X

Mariana disse...

(antes tarde do que nunca! :°D)
Pô Luci, sabe que apesar de ser meio saco, acho certo esse esquema de médecin traitant? Até porque, não sei se ja tentasse mas é muito dificil conseguir uma consulta com um especialista em hospital publico! A Sofia ja precisou de dermato e de gastro e pra cada um era necessario três meses de antecedência para marcar uma consulta! Putz, melhor ter certeza de que é necessario mesmo! E sabe que nunca tive que comprar remédios desnecessarios? Tinha a impressão contraria: que as receitas eram super econômicas! E sobre o teu pobreminha...não era uma distenção muscular não? Eu ja tive umas quatro vezes isso e a tua descrição tocou um sininho na minha memoria! e se for isso, não tinha muito jeito mesmo: analgésico punk, pomada anestésica, bolsa de agua quente e repouso! Seja o que for,eEspero que ja tenha passado!!!
bjus!

Talvez

Related Posts with Thumbnails