terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Entao, nao é Natal...

Ontem tivemos nossa ceia de Natal. Ok, eu sei que é um pouco cedo para as  confraternizacoes natalinas, mas 05 de dezembro era o unico dia em que todos os colocs estariam em Lyon, so... 

So que a pobrezinha da Luci, coitada dela, muito provavelmente nao poderia confraternizar, gastronomicamente falando, com seus amiguinhos. Eu teria que fazer sozinha minha propria ceia. Foram dias isolada na minha imensa biblioteca culinaria composta por três livros. Dolorosas duvidas acerca de qual receita escolher. Como sobremesa, escolhi algo totalmente original: uma Boûche de Noël ("tora" ou "lenha" de Natal, segundo Wikipedia). 


Ca-la-ro que essa boûche nao veio da minha cozinha. A minha ficou mais parecendo um Graveto de Natal. Mas olha, eu fiquei tao feliz em fazê-la, vocês nao imaginam! Eu tenho sido um fracasso no preparo de sobremesas desde que comecei esse regime. Ou vocês pensam que é facil fazer sobremesa sem açucar? Tentem. Dificilmente eu consigo acertar na dose ou na escolha dos adoçantes recomendados nas receitas, o que me garante sobremesas sem gosto. Cuspi no prato a ultima torta de limao que fiz. 

Entao, coloquei todas as minhas esperanças na realizaçao dessa receita. E, com muito orgulho, admito que ela nao ficou ruim. Veja, eu nao disse que ficou boa. Mas ela estah bastante comestivel. Um amigo provou e disse que parecia uma esponja. Fiquei ofendida, mas depois de ter lido o artigo do Wikipedia sobre o que seria uma "Boûche de Noël", mudei de opiniao: A combinação mais comum é um básico bolo-esponja amarelo, congelado e recheado com chocolate e creme de manteiga. Bolo-esponja. Viram? Nao passei tao longe do que eu deveria ter feito. 

O que tem cor de esponja, gosto de esponja e nao é uma esponja?

Comecei a falar da sobremesa, mas o que fiz primeiro foi a entrada. A receita escolhida foi Bouchées de concombre aux oeufs de lump. Ou seja, pepino com ova de peixe. Nao parece apetitoso? Escolhi porque a foto era bonita. Obti sucesso total! Vejam a foto do livro de receitas: 


Agora, vejam as que eu fiz:


Convenhamos, nao ficou lindo? Veja bem, eu nao disse que ficou bom. Mas trata-se de uma receita muito elaborada, dificilima de fazer: abre-se um buraco num pepino, entala ele de queijo e enfeita com ovinho de peixe - que, diga-se de passagem, eu acho um nojo. Mas o que importa é que, com 4kg de carne, comemos feito porcos e passamos uma noite feliz. 


Luci, em pleno processo de criaçao









Notem a nossa bela arvore de Natal colada na parede. Criaçao (super) original da menina de faixa no cabelo.




13 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

pode vir cozinhar pra mim. e nem precisa fazer sobremesa \o/

disse...

Preciso parar de ler teu blog no horario de expediente. Fico aqui dando gargalhando sozinha e os colegas acham que sou louca.

Você diz que seu pepino não ficou bom, mas que ficou lindo, ficou. Esse merecia até foto em caderno de receitas. ;)

Beijos!

Eliana disse...

Chiquérrimo hein!!!! E como vc tá bem magrinha, cara, deu uma diferença estes 6 kilos a menos! Super...meu, ficou lindo o lance dos pepinos, nem parece que é de comer hahaha Ontem aqui na Holanda foi o dia de Sinterklaas e tb o nosso Natal no mesmo embalo. Bjs

Palavras Vagabundas disse...

Ficou linda suas entradas, adorei as cores! Só não sei se iria gostar, não curto muito ova de peixe.
Quanto ao Boûche de Noël, já comi alguns, inclusive um de uma renomada cozinheira de origem francesa, todo mundo falando maravilhas e eu achado insosso, insosso, por isso o seu não deve estar tão longe do real.
bjs
Jussara

Mariana disse...

Ficou linda a tua entrada Luci!! e mais: na tua foto eu vi:VOCE JA ESTA MAIS MAGRA!!! Notavel, totalmente notavel!!! Viva a determinação do ser humano!!!
E FELIZ NATAL né? Com ou sem Jesus no coração é hora de festejar tudo de bom e tudo de ruim que a gente superou no ano que passou!
bjus natalinos pra vcs Luci!!!

Fatima Valeria disse...

Gostei hehe!!! Até me atreveria a provar hehe... Abraços

S. disse...

eu quero buchada de natal. eu quero! tú vem quando? rsrsrsr. Xero!

Helena disse...

hum, que delícia essa ceia de Natal, as comidas parecem deliciosas e a mesa estava bem bonita, principalmente a tua entrada, ficou per-fei-ta! Feliz Natal, sua magrinha (sim, a senhora já tá magra, mas não dá para relaxar agora! Segue firme e forte) :P

Glória Maria Vieira disse...

EITA QUE TÁ DANADA NA PINICAÇÃO CULINÁRIA, NÉ CHEFA?! :D
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SUAAAAAAAA LINDA. Batendo na face, na panela e nas ovas de muito mestre Cuca.

Tudo me pareceu muito apetitoso. Inclusive, vontade master de comer esponja. Digo, do seu bolo-de-esponja à la Chefia.

Muito bom. Muito bom mesmo!

Somnia Carvalho disse...

aaaaaaaaai que deliciaaa!

luci precisa vir cozinhar para somnia e fazer esse pepininho colorido lindo e de cara deliciosa!!! hummmm... e que inveja desses seus amigos! vinho frances, comida boa e anfitria palhacona! hihihi...

e nem e natal! imagine se fosse!

Ana Pontes disse...

Olá,
Querida, em termos de cozinha, eu vou dizer, a gente tem que ser artista mesmo. Nunca vi uma coisa em que eu fosse tão ruim, mas é divertido. É bom levar tudo com bom humor, como você fez.
Por tudo isso, achei seu blog muito simpático e divertido. E acho que vale a pena seguir.
Eu gostaria de convidar-te a visitar meu blog também. E seguir, se valer a pena. Eu tenho as partes de mim que eu queria esquecer, mas queria que alguém visse, que me sentisse útil. É por isso que eu convido-te. E ficaria honrada com a sua presença.
No mais, desejo-te sucesso.
Beijos,
Ana Pontes

asoleneanapontes.blogspot.com

Wilqui Dias disse...

nao sacanagem!!
vc magrinha ai na foto, ainda ta fazendo dieta?
pra que danado homi??
quer passar no fundo da agulha é?
por que magra vc ja é amiga...
eu comia esse tronco todinho. rssss o pepino eu ficava só olhando mesmo. rsss

caso.me.esqueçam disse...

gente, acreditem, vocês estao me chamando de magrinha, mas essa foto é uma ilusao. soh tirei duas fotos e a outra sim esta mais fiel à realidade. continuo com cara de biscoito, mas eu tou tranquila. dieta eh isso: ir devagar, mas sempre.

s: vou quando o dinheiro no banco permitir. ate agora ele nao tem colaborado hohoho

Talvez

Related Posts with Thumbnails