sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Receitas de sobremesa Dukan - parte II

Como tenho recebido milhares de emails e cartas de todo o Brasil com perguntas sobre o regime, resolvi escrever esse post para responder algumas delas. Selecionei duas perguntas (na verdade, eu so recebi duas perguntas) de leitoras queridas.

Uma é da leitora Mrs. Lopes que mora em Curitiba (eu acho). Ela pergunta: "Luci, puta que pariu, nao pode comer queijo durante a dieta?" Pelo menos nao aqueles que estamos acostumados a comer (requeijao, mussarela etc). Mas olha soh a quantidade de queijos permitidos:

Todos os queijos à 0%

Exemplos:
Tartare 0% ail et fines herbes
Chavroux 0%
Carré frais 0%
Saint Moret 0%
Camembert 0%
Gruyère light
Faisselle 0%

Na segunda fase: somente 30g de queijo sao tolerados por dia e contendo somente até 6.5% de gordura:

Cancoillotte nature/à l’ail: 4 à 6.5%
Brousse allégée à 4%
Bridelight à 2%
Cœur de Lion pauvre à 2%
Fine bouche ultra léger à 3%
Nature à tartiner allégé (Leader Price) à 6%

Na terceira fase, a de consolidaçao, você poderah consumir 40g por dia - sao os queijos mais ricos em proteina:

Cantal
Cheddar
Comté
Edam
Emmental
Gouda
Gruyère
Mimolette
Morbier
Parmesan
Port salut
Pyrénées
Reblochon
St Nectaire
St Paulin
Tomme de Savoie
Vache qui rit

Em relaçao aos queijos magros à 30%, o consumo poderah subir à 50g; 55g para os queijos à 20%; queijos à 10% podem ser consumidos numa quantidade de até 60g por dia.

(Fonte: queijos na dieta Dukan)

A segunda pergunta vem de uma alcoolatra gaucha que se chama Helena. Helena pergunta: "Luci, minha mae resolveu tentar essa dieta, mas ela é louca por vinho, toma todos os dias (minha mae, sei). Depois que termina a dieta, dá para voltar a tomar, né?"

Durante as duas primeiras fases do regime, o vinho so pode ser usado como ingrediente para cozinhar (3 colheres de sopa). Na terceira fase, o sofredor tera direito a uma refeiçao completa por semana que incluira entrada, sobremesa e uma taça de vinho. Eh a sua chance. Quer dizer, a chance da sua mae.

Tem um site otimo sobre a dieta, mas que estah em francês. Além dos foruns que ajudam a responder às perguntas de quem esta fazendo a dieta, ha uma lista dos alimentos permitidos e proibidos durante o regime.

http://www.dukanaute.com/ 

Para quem estah pensando em começar essa dieta, é o seguinte: tenha em mente que essa dieta nao é como as outras, onde você pode simplesmente abrir uma exceçao comendo essa ou aquela sobremesa malandra na festinha do seu filho. Se a festinha do seu filho ou o batizado da sua sobrinha for daqui a dois meses, recomendo fortemente que você comece a dieta depois dessa data. Porque, camarada, é dificil seguir essa dieta em meio a festas e jantares. E, uma vez que você decidiu fazer a dieta, você tem que segui-la até o fim, porque o objetivo dela nao é somente a perda de peso, o mérito dela estah no fato de manter o peso perdido e, para isso, você tem que seguir todas as etapas do regime. Tenha em mente também que você tera que passar meses sem consumir nada além de carne, ovos e algumas verduras. Serao meses sem alcool, macarrao, chocolate, pizza, feijao, sorvete, biscoito, pao, frutas... Ta disposto?

Tenho encontrado pessoas que fizeram a dieta aqui na França (a prima de Camilo que distribuiu as raspadinhas na festa de Natal e seu marido, por exemplo) e o que me dizem é sempre o mesmo: "nao deu certo", "abandonei" ou "engordei os quilos que havia perdido". Claro: a menor colherzinha de açucar em meio a uma dieta de proteina vai acabar com todo o esforço feito até o momento. Por isso, eu ainda nao comemoro os quilos perdidos: ainda tenho muito chao pela frente.

Mas agora, mais receitas de sobremesa da Dieta e um conselho: adaptar ao seu gosto o uso do adoçante. Aqui, eu coloco a referência que o livro me dah, mas as quantidades variam de uma marca de adoçante para outra. Melhor que o cozinheiro meça por si proprio o produto de acordo com seu gosto. 

Muffins


Para seis pessoas - Preparo: 10 min - Cozimento: 30 min
Fase PP - PL

4 ovos
12 col. de sopa de farelo de aveia
4 col. de sopa de queijo fresco com 0% de gordura
1 col. de sopa de adoçante
1/2 pacote de fermento

Adicionar sabor: 
raspas de limao ou
1 col. de café de canela ou
1 col. de sopa de café ou
4 col. de café de cacao sem açucar/gordura ou
arôma de pistache ou
arôma de laranja etc. 

- Aquecer o forno à 180°.
- Separar as claras das gemas dos 4 ovos.
- Bater as claras em neve.
- Misturar os outros ingredientes: as gemas, o farelo de aveia, o queijo fresco, o fermento, o adoçante. Em seguida, juntar a mistura às claras batidas. Adicionar o sabor de sua escolha.
- Colocar a mistura numa forma para muffins e leva-la ao forno de 20 à 30 min. 

(Eu fiz essa receita usando o cacao e deu certo. Gloria à deus).



Fondant de chocolate


Para quatro pessoas - Preparo: 10 min - Cozimento: 6 à 12 min de acordo com o forno
Fase PP - PL

3 ovos
3 col. de sopa de maizena
3 petits-suisses com 0% de gordura
3 col. de café de cacao sem gordura/açucar
1 col. e 1/2 de adoçante liquido
1 col. de café de fermento

- Bater todos os ingredientes e colocar numa forma com tampa que possa ir ao microondas durante 6 min, em potência maxima. Você pode também utilizar o forno comum (usando a forma sem tampa), de 10 à 12 min.
- Uma vez terminado o cozimento, retire o prato do forno e coloque o fondant durante alguns minutos numa folha de papel absorvente.  


Mousse chocolate-menta


Para quatro pessoas - Preparo: 20 min - Refrigeraçao: 2h, no minimo
Fase PP - PL

4 ovos
8 col. de sopa de queijo fresco com 0% de gordura
4 col. de café de cacao sem açucar/gordura
4 col. de sopa de leite desnatado em po
1 col. de arôma de menta
4 col. de café de adoçante
4 folhas de menta

- Separe as claras das gemas.
- Misture as gemas com o queijo fresco, o cacao, o leite, o arôma de menta e o adoçante.
- Bata as claras em neve, adicione uma pitada de sal e misture tudo à massa.
- Coloque a massa em quatro copos e os enfeite com as folhas de menta.
- Leve os copos à geladeira durante 2h antes de servir. 


Mousse Bela-Helena com tofu macio


Para quatro pessoas - Preparo: 15 min - Refrigeraçao: 3h, no minimo
Fase PP - PL

300g de tofu macio
8 carrés frais com 0% de gordura
4 folhas de gelatina
2 col. de café de arôma de pêra
4 col. de café de cacao sem açucar/gordura
500ml de leite desnatado
6 sticks de adoçante com baunilha

- Coloque as folhas de gelatina num recipiente com agua fria.
- No recipiente da batedeira, coloque o tofu, os cubos de carrés frais, o arôma, o cacao e 4/5 do leite. Misture tudo até obter uma massa unica.
- Aqueça o que sobrou do leite numa pequena caçarola com as folhas de gelatina (previamente escorridas). Coloque os leite com a gelatina dentro do recipiente da batedeira junto com o adoçante e bata novamente.
- Coloque a mistura em quatro copinhos e os leve à geladeira durante 3h, no minimo.



13 comentários:

Helena disse...

Hahahahaha, soh tu Luci para me fazer chorar de rir numa sexta à noite, sozinha em casa, maridex viajando e eu vendo um filme francês na tv onde o cara se mata no final porque descobre que ta apaixonado por uma defunta. Mas voltando ao teu post, muuuito obrigada pelas dicas para mim, hic, ops, para minha mãe, hic hic. Quer dizer, hic, que é soh uma taça por semana? hic :(

Para tu parar de me difamar em publico, hic, minha mãe gosta tanto de vinho que tem até um blog sobre o assunto: http://cantinadeporao.blogspot.com

Mas voltando ao teu post, as fotos estão geniais! O que é a Xuxa em meio às cartas? hahaha, eu tinha até esquecido disso, ela sentada na montanha de cartas. E o muffin com cara de piranha? Onde é que tu conseguiu isso?

Outra pergunta sobre a dieta: cacau em po pode, então? Olha essa dieta parece ser casca grossa mesmo, porque tem que pensar o tempo todo no que vai comer. Tipo, no meio da tarde, tu ta na rua, come o que? Um brocolis? Parabéns por essa força de vontade em meio a viagens e festas de final de ano, se ainda não caiu de boca numa caixa de bombons, é porque é pra valer! :)

Fim.

caso me esquecam disse...

menina! e eu achando que quando tu dissesse que tua mae curtia um vinho, era coisa de ter algo pra beber durante o jantar. depois de ver o blog é que entendi a paixao! :)

mas ela parece ser tao magrinha! por que ela vai passar por esse sofrimento? o proprio dukan diz que se você tem poucos quilos a perder (como cinco ou seis), uma dieta tradicional é melhor como opcao. cacao em poh (sem açucar) pode, mas somente uma colher de café por dia, o que pra mim nao muda muita coisa, eu aproveito do cacao mais na hora de preparar algo, como um bolo ou um creme. é como tu falou: tem que ficar pensando todo o tempo no que se vai comer, isso eh MUITO chato. em roma, eu tinha que preparar sempre algo antes de sair, porque nao podia comprar qualquer coisa na rua. na hora de ir pro restaurante, tem que ficar perguntando como o pessoal prepara os alimentos etc. :/

caso me esquecam disse...

ah, achei a foto do muffin por aih, pelo google. tinha esquecido de escanear a foto do livro. bem simpatico esse muffin, neh? hihihihi

Eliana disse...

Olha Luci, parabéns viu? Quem diria que vc iria virar um consultora?!?! Quem sabe vc pode fazer disso uma profissão para ajudar outras pessoas! ohhhh, eu agradeço a Deus por nunca ter precisado fazer regime/dieta...apesar que meu colesterol anda meio alto e tenho que tomar cuidado neste caso tb. Já não tenho mais idade onde que descia guela abaixo era processado totalmente sem grandes danos hahah depois dos 30 a coisa muda hahah Bjks

Wilqui Dias disse...

Fiquei na duvida se com TODAS essas receitas que ´´parecem´´ser gostosa isso é dieta mesmo?? rssss
de engorda né? kkkkkkkk
por que tirando esse bolinho piranha, o resto parece muito gostoso rsss

Rosa Lopes disse...

Apoio completamente, vá na paz minha querida, mas sem mim!
Tó fora, nunquinha faria, sou uma fraca assumida...
Prefiro demorar mais tempo correndo no parque com esses peitos de quem amamenta um bb jumbo a cada 2h q tomar adoçante e coisa e tal.
Mas eu respeito, jamais te ofereceria cerveja, ou bolo de rolo ou pães gratinados com brie ou cartola se vc fosse me visitar, ok? Sem bronca.
Bj

monique disse...

esse muffin é a tua cara =B

Jamile disse...

Essa dieta parece bem boa, mas nem f#d*ndo com o Andy Garcia que eu faria; sem carboidrato e sem um açucarzinho, mato o primeiro que me aparece e seria o meu marido daí quem ia se f$d%r, era eu...Boa sorte e parabéns pelo empenho! Abraço Jamile

Vivian disse...

Esses doces são permitidos em qual fase da dieta????

caso.me.esqueçam disse...

vivian: todas as receitas que postei ate aqui sao permitidas a partir da fase 2. porque na fase 1, a de ataque, cacao, maizena e outros ingredientes sao proibidos...

Somnia Carvalho disse...

o duro é saber onde luci para de fazer piada e começa a falar serio da dieta! eu não vou conseguir fazer a dieta porque a luci e piadista e não fala serio sobre os queijos! rs....

alem disso ce ta pensando que a gente vive onde fofa?

minha condicao de comprar queijos vai ate 3 tipos apenas dado o preco absurdo dos queijos no brasil

Erica Santos disse...

Bom dia Adorei seu blog, estou começando agora meu primeiro blog e espero poder te acompanhar...quero aprender tudo sobre a Dukan e adorei suas receitas...

Abraços

leonor disse...

Boa noite!!!!vc falou que cacau na pp é proibido porque esta na receita nas fases pp e pl?obrigada..Mas adorei as receitas.

Talvez

Related Posts with Thumbnails