sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pequenas crônicas de um coraçao partido

(O post começa em abril e termina em junho. Sou eficiente?)

::

Incomodo e cresço rapido, quem sou eu? 


(Abril - 2012)

Alma Bondosa, também conhecido como Patrao de Luci, mexeu o pauzinho dele, alias, mexeu os pauzinhos dele (ele é médico) e marcou uma consulta para a manha de ontem com um endocrinologista chamado Professor R.  num hospital que fica a 15 min de bicicleta da minha casa.  Que frase grande.

Chegando la, mostrei a meia duzia de exames que eu tinha feito no Brasil. Um deles consistia em um exame de urina onde a coleta deve ser feita durante 24h. O médico disse "mas nao me chegue aqui com meio litrinho de xixi". Camarada! Esse homem nao sabe que eu tenho uma relaçao bastante especial com minha urina e que sou capaz de produzi-la (mas nao de contê-la) aos litros*. Voltei la com duas garrafas pet cheinhas e a sensaçao de dever cumprido.

Recipiente para amadores

Recipiente para Luci

Professor R. olhou um exame e arregalou os olhos. Fudeu, pensei. Depois ele disse a uma aluna que estava presente que ter quatro vezes mais alto o nivel de cortisol era muito e que eu o tinha 20 vezes. Fudeu, pensei de novo. Ele pediu pra ver minhas estrias, deu uma olhada de cima abaixo e perguntou se poderia fotografa-las. Gentem, virei material de pesquisa médica. Enquanto ele nao começasse a falar em lobotomia e dissecaçao, estaria tudo bem.

Entao, no intuito de ter certeza sobre a localizaçao do meu bebê, Professor R. pediu uma série de exames que deveria ser feita num hospital perto da minha casa durante... quatro dias. Fiquei hospitalizada e vou adiantar: nao foi engraçado. Me colocaram esses dois cateteres e acho que tiraram uns trinta potinhos de sangue pros exames. Tiraram pressao, recolheram amostras de saliva, espetaram meu dedo pra medir as taxas de glicose, recolheram urina. Nunca meus fluidos foram tao requisitados.

Numa radiografia, foi confirmado que Godzilla se encontra na suprarrenal direita (essa desgraça so podia ser de direita) e tem 3cm. Me espantei com o tamanho desse negocio, mas o médico disse que a preocupaçao dele era mais pelo nivel de cortisol que eu produzo do que propriamente pelo tamanho do adenoma. Ao ver as marcas deixadas no meu braço pelo torniquete do aparelho que media minha pressao, o Professor R. indicou novos exames, dessa vez, cardiacos. Ele disse que estava preocupado com a possibilidade de eu ter uma flebite durante a viagem de aviao que farei logo mais e prescreveu meias de compressao e uma injeçao anticoagulante (que tomei diariamente durante os dias de internaçao).

(Maio - 2012)

Enquanto eu ainda estava me acostumando à ideia do Cushing, tive a prova de que Deus existe, sim, e que, nao, ele nao sabe brincar: fui chamada no hospital dias depois para fazer uns exames no coraçao e foi descoberto que eu tenho uma pequena cardiopatia: uma ma formaçao no coraçao que me acompanha desde sempre. Ela se chama CIA (Comunicaçao Interatrial). Google amigo:

A comunicação interatrial é uma cardiopatia congênita caracterizada por uma abertura entre os átrios, que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito. O fluxo sanguíneo do atrio esquerdo para o atrio direito resulta em um aumento da saturação de oxigênio em atrio direito, ventriculo esquerdo e tronco pulmonar. O fluxo pulmonar aumentado leva a um aumento da resistência arteriolar pulmonar e insuficuiência cardíaca direita. Pode ser diagnosticada por ECG e seu tratamento é apenas cirúrgico. (Fonte)

Eu até tentei chorar, mas nao consegui. Na boa, pareceu mais piada que qualquer outra coisa. E, como eu ja estava sentimentalmente amaciada pela historia do Cushing, pensei "uma cirurgia a mais, uma cirurgia a menos, nao vai fazer diferença". Eh uma pena que essas coisas a gente nao possa colocar no CV.

2013 - Cirurgia de CIA - Avaliaçao: sobrevivi
2012 - Cirurgia de adenectomia - Avaliaçao: sobrevivi

Nossa, muito bom o seu curriculo. Com o salario que pagamos, seria bom ter uma sobrevivente na equipe. Inglês?

(junho - 2012)

E quem disse que pinto gosta de lixo?
Pinto gosta é de luxo! Oia pra nois!
Mas nao. Seja como for, no dia 18 de maio, eu estava prontinha pra ir pro Brasil. Tava mais feliz que pinto no lixo. Eis que de repente, nao mais que de repente, decido dar uma ultima checada nos meus emails e vejo que meu voo havia sido cancelado e remarcado somente pro dia seguinte. Onda de sorte. Frustraçao define. 

Como ja venho ha semanas fazendo esse post, e, como @s amiguinh@s andam pedindo noticias, vou postar isso aqui e logo mais (ou nao) retornarei com informaçoes mais precisas sobre a data da cirurgia - e, claro, os comentarios toscos acerca da minha viagem, que eu sei que é disso que vocês gostam. 


Here, there and everywhere

22 comentários:

Rita disse...

Seu telefone vai tocar, tenha fé.

Bj

Rita

Helena disse...

Luciana, Luciana, teu curriculo ja ta bom assim, chega de atualizações, ok? Ainda bem que o bom humor habita os teus textos, espero que o teu corpinho também! Tô aqui desejando muito que tudo ocorra bem e da forma mais tranquila possivel. Aproveita o carinho do povo e se precisar de qualquer coisa que eu puder dar uma mão, me avise!

Beijo grande!
ps: meu médico disse que muita gente tem algum probleminha no coração e nem sabe. Eu, por exemplo,tenho algo que causa sopro, o médico não me disse o nome, so disse que eu não posso me estressar muito :D Então, o bom é que tu descobriu o que tem e vai poder dar um jeito!

Luana disse...

Eu ADORO o seu blog porque você tem esse dom - que eu também costumo ter - de fazer a merda ficar engraçada, ela ainda fede, mas eh engraçada...

Nao eh super legal quando o medico olha com cara de espanto pros nossos exames? Eu adoro! hahahaha

Eu cresci com um diagnostico de síndrome de Marfan, medico jurando que eu não chegava aos 10 anos, depois que não chegava aos 15... e hoje eu tenho ops, 31!! Também ja aproveitei e fiz vários exames e descobri, anos atras, que eu nao tenho essa porcaria de síndrome nada...

mas foram anos divertidíssimos... imagina?

Estou aqui torcendo por novidades suas, dizendo que a cirurgia foi perfeita e que a comida do hospital estava ruim!

beijao

S. W disse...

Luci, prendi a respiração o post todo!
Meu comentário babaca vai ser: Não se o que dizer. Urucubaca? O que não te mata de deixa mais forte? Tudo tem um motivo na vida? Você vai tirar de letra?

Força, foco e muito pensamento positivo.

Beijos e estamos aqui pensando em você.

Eliana disse...

Oi Luci, ninguém gosta de ter que enfrentar uma situação assim, mas ainda bem que vc tá sendo acompanhada. Quanto ao coração, meu marido tem o mesmo tipo de "probleminha"e a sobrinha de 2 anos tb saiu a ele...rs disseram aqui que não tem tanto problema assim. Eu já tomei estas injeções anti-coagulantes por 3 meses...é muito chato...eu sei. Veja a providência, né...seu "patrão"ser médico. Tudo bem que vc bem que podia passar sem essa. Oh fica bem e se cuida...estamos aqui torcendo por vc e que tudo corra bem...dê notícias sempre que puder...afinal a gente - eu - não te conhece mas o people te ama! rs Bjs

Luciana Nepomuceno disse...

Amiga, amiga, amiga,

um banho de sal grosso. Ou simplesmente um banho de água e sal. Ops, água e sal é mar. Outro banho em Canoa? rs

beijos

Páginas Da Minha Vida disse...

É a primeira vez que venho aqui, nossa,fiquei pasma com seus posts.Nunca tinha ouvido falar dessa Sindrome de Cushing e nem dessa tal CIA.

Menina, só te desejo sorte, muita sorte nessa cirurgia, que ocorra tudo bem.

Espero que no fim, tudo dê certo e que você se livre de uma vez por todas desses problemas.

bjs

Tina Lopes disse...

Ai, guria, o que dizer? Só consigo pensar que vai passar, vai ser difícil mas vai passar e você vai ficar bem, muito bem. <3

Mari disse...

E até agora nada d'eu saber dessas benditas cirurgias!!! Avisa nois vai? Coisa feia deixar amigo preocupado à distância viu?
e aquela fotinho com a Lola menina?
Ta ficando famosa, e sabe comé, a fama salva todo mundo da lama!!! Siga a luz no fim do tunel (no caso a luz dos flashs!)!!!


hehehhee

te cuida ai muié!

bjus!!!!

corujinha disse...

Menina vc tem que voltar a postar pra essa urucubaca sair, hem!!! Se procurar muito acha: para de fazer exame...brincadeira, brincadeira. Se cuida, estou torcendo pra vc ficar boa logo e para nossa alegria contar muitos causos da sua aventura cotidiana.

Sarah! disse...

Finalmente voltou a escrever! Eu te acompanho sempre, de longe, só lendo e quase nunca comentando.. Fiquei muito feliz em saber que você tá viva!! :D :D

\o/\o/\o/\o/

*Vai dar tudo certo na cirurgia!

Glória Maria Vieira disse...

Quantidade mais ínfima essa de recipientes, Chefa. Economizou, ein?! kkkkkkkkkkkkkkkkk "Lombas" à parte, vai ficar tudo bem... Tá cá peste nãããããããão! :~

Mundo da Lu Roque disse...

Luci, que Deus lhe conceda a vitória, que tudo dê 100% certo, que você nos conte aqui o seu sucesso e que sambou na cara do godzilla. Fique em paz e quando puder nos mantenha informadas. Beijos, fique com Deus.

Rosa de Paiva Lopes disse...

Olha, não vou comentar nada, pq nessas horas eu só sei atuar como mãe: duvido de todos os diagnósticos, perco o sono, dramatizo como uma cantora de flamango, dou colo e alimento a família com paneladas de cuzido!!

Janelas abertas pra eminentes sinais de fumaça, já sabes.
Bj

Elaine disse...

Luci,
Vc fala que é de comentários toscos que a gente gosta, mas vc sabe como ninguém fazê-los, não tem como não rir de algumas colocações suas, ainda que a situação seja dramática. Vibrações positivas pra vc. Antes saber o que é e ter solução, que ficar sem entender o que está acontecendo. Tente manter-se calma, pq o emocional conta muito nessas horas.
Olha, nao sei se vc já veio p/ o Brasil, mas se não veio e tiver disposição e um tempinho a mais, podia marcar um encontro de blogueiros como os que faz aí na França. Alguns blogs fazem a gente criar afinidade mesmo sem conhecer a pessoa, e seria um prazer conhecer vc.
bjs e boa sorte no desenrolar das coisas aí.

acs disse...

Estou torcendo por você. Amo seus comentários divertidos, Me viciei em seus posts divertidos.Acredite que tudo vai se resolver.Tenha fé,

Wilqui Dias disse...

Durantemuitasvezesna minha vida,eu me perguntei... por Deus? Porque comigo???
Parece tao louco,ea gente se sente mais que perdida, num sente???
Meu fraco sao as doencas, Deus me deu muita capacidade de seguir em frente mesmo com dificuldade, mas nao me disse nada que eu teria que ser forte nas doencas tb,é sempre muito pra mim. Sem duvida está sendo pra vc tb, eu posso imaginar.
Hoje vc me fez chorar, pela primeira vez ao ler seu blog nao vou fechar a tela com um riso na cara, como sempre fiz, nao é sua culpa....E claro vc nao é mico de circo qe tem que fazer todo mundo rir e esconder suas proprias dores durante espetaculo, eu chorei por que, acho que vc nem no mais remoto pesadelo esperou ou se quer imaginou isso, e deve está sendo bem duro, aceitar e lidar com toda essa situacao,nessas horas, vemos e conhecemos de perto que sao nossos amigos,eu queria muiiiiiiito te dar um abraco, dizer baixinho no seu ouvido....vai dar tudo certo,nao perca a fé. Queria muiiiiiito, sinta-se abracada nesse momento, sinta que tudo vai dar certo mesmo e que logotudo estará bem, e vc estará na sua ilhade caras,rsrsrs no seu barco tomando seus bons drinks.
Eu desejo com todo meu coracao que tudo fique bem, principalmente vc.
E se precisar de um ombro(dois aliás) tem aqui tá? Se nao precisar tô por aqui tb,por que amigos tem que está mesmo quando nao precisamos, como os guarda de shopping, estao por lá mesmo que nao tenha bandido na area. bjs meu amor,fique bem

Baka disse...

tava com saudades! T__T
é incrivel como vc não perde o humor ao escrever! eu nem te conheço, mas acho vc maravilhosa!
boa sorte na sua cirurgia. vai dar tudo certo!

Fatima Valeria disse...

Menina, vc é demais, muito especial mesmo!Seu forte é a criatividade, não é nada tosco não, é extremamente inteligente.
E veja só o que seu Godzila + pinto no luxo foram capazes de produzir sorrisos, quem esparrama tantos sorrisos pelo mundo só tem coisa boa p receber, fica tranquila.
Vc só não pode fazer uma coisa: parar de escrever.
Forte abraço
Estamos como fãs torcendo por vc, que sua recuperação seja breve.
Um abraço imenso cheio de luz e confiança.

Lara disse...

Oi Luci, li o teu blog inteiro em 02 dias. Adorei! Me mijei de rir com a tua capacidade de fazer piada da propria desgraca.
Me identifiquei muito contigo, principalmente no quesito familia: tambem tive um pai tirano (nem vou comentar todas as "qualidades" dele), que me faz acreditar que eu, minha mae e irma eramos inferiores. Mas hoje estou curada de todo o mal!!!
Bola pra frente e tenho certeza que vai dar tudo certo. Vais tirar esta cirurgia de letra!
beijos
Larissa
www.laraaquienomundo.blogspot.com

Silvia disse...

Olá Luci!!
Desejo-lhe muita sorte e que tudo isto passe rápido, Por favor nunca desista de escrever e de alegrar nossos dias! Tenha fé e vou pedir á Nossa Senhora de Fátima aqui em Portugal, que ilumine o seu caminho. beijinhos e tudo de bom!

Natália T. disse...

cara, choquei. Nunca tinha visto alguém que tbm teve cushing... quer dizer, mentira. Além dos que obviamente postam em fóruns sobre o assunto, nunca tinha visto alguém que tbm teve sem ser nesses fóruns. Sacou, sacou?

Agora, me explica aqui: o seu foi de supra-renal? Não sabia nem q existia esse tipo (ignorância define).. o meu era um tumor na hipófise.. mas, dai, explica melhor: um tumor na supra-renal produzia cortisol? (ok, desculpa a minha ignorância mesmo.. eu achei q o cushing fosse sempre um tumor na hipófise q produzia cortisol demais)..

anyway.. merda de doença que dá estrias... =/

espero q vc já esteja bem :)

Talvez

Related Posts with Thumbnails