sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Seven days

Como a vida de uma pessoa pode mudar em um periodo de sete dias!

Primeiro: estou formada! Iêi! Viva eu! Finalmente! E, claro: PUTA QUE PARIU! O tema do meu TCC se transformou lentamente na coisa mais odiada dos meus dias. Alias, tudo o que envolvia meu TCC se transformou numa coisa completamente repugnante. Não aguentava mais ir nas bibliotecas, falar com meus professores, conversar com meus amigos sobre isso. Agora estou extremamente feliz de ver os livros que usei para o trabalho, bem na minha frente, e pensar que "eu nunca mais vou abrir essas merdas novamente". Não vou sequer pronunciar aqui o tema do meu trabalho. Chega! Acabou! Estou formada! Agora o negocio é dominar o francês tal qual um francês e...

Segundo: ganhei meus primeiros euros! Quero dizer, por esforço proprio. Camilo estagia numa empresa e disse que ela estava precisando urgentemente de uma limpeza. Perguntou se eu não queria ganhar uma graninha fazendo uma faxina por la. De primeiro, não dei a menor importância, mas depois pensei que seria uma boa, afinal, além de eu não ter nada pra fazer agora, faxina é que eu faço todo dia nessa porra de casa sem ganhar nenhum tostão por isso ("obrigado" é bom, mas não é o suficiente).

Então, antes de ontem, fui pra empresa dar um jeito na zona. O patrão de Camilo disse que achava que eu limparia tudo em oito horas mas, mesmo que eu fizesse em menos tempo, ele pagaria o equivalente a oito horas de trabalho. A hora de trabalho aqui, baseada no salario minimo, vale 7 euros. Eu nunca ganharia 7 euros trabalhando como professora no Brasil. Alias, eu não ganharia nem mesmo 7 reais trabalhando com isso. O Patrão disse ha uns dias que eu poderia faxinar a casa dele e cuidar dos filhos, mas eu prefiro faxinar. Crianças correm e berram. Pias e sanitarios, não.

Estavamos eu e mais quatro amigos na rua quando fomos abordados por um coitado que queria um cigarro. Enrolaram um pra ele e ele foi embora feliz. Um tempo depois, ele voltou, pediu outro cigarro e tirou o relogio do pulso dizendo que era falta de educação pedir cigarro a uma mesma pessoa duas vezes, por isso, ele pediu pra que a gente aceitasse o relogio dele. Camilo recusou, mas o cara insistiu muito. Ele disse que uma carteira de cigarro so durava uma manhã pra ele e que o tabaco pra enrolar durava dois dias. Meu amigo, um pacote de tabaco, pra uma pessoa normal, dura uma semana! Mas não foi dificil acreditar que ele fumava tudo aquilo quando eu vi os dentes dele. Ou melhor, quando eu não vi os dentes dele. Agora Camilo tem um relogio.

4 comentários:

psique disse...

hurruuu! parabéns otária! finalmente se livrou desse curso... e taíssa, e eliza... e eu passei no concurso! tempos bons esses...

caraleo, q coisa boa q tu parasse de fumar, eu ainda sinto falta as vzs, até dou uns tragos, raramente, mas minha garganta sempre agradece (e meu cabelo tbm).

e será que tu não consegue ganhar mais? é pq não sei como funciona aí na frança, mas eu ganhava 10 euros por hora limpando, normalmente 3h de faxina, se nao desse tempo, nao limpava tudo (mas claro q como sou otaria as vzs ficava 4h limpando direto!). eu ganhava isso sendo trabalhadora ilegal! qdo tu tiver a mais tempo, tenta negociar aí uma graninha a mais. e é bom ter algo a mais pra fazer, só pra sair de casa e se sentir útil. tô doida pra começar a trabalhar!

=*

Amanda disse...

Nossa, que alivio terminar essa monografia, heim? Parabéns! Eu acho que esse dia nunca vai chegar pra mim!

Vou mandar essa semana minha dissertação pra professora e juro que se ela quiser que eu mude muita coisa, vou mandar ela tomar banho! Peguei raiva dessa assunto e não quero nunca mais ouvir falar dele!

Mythus disse...

oioioi, Luci! Finalmente estou por essas bandas do teu blog novo que já nem mais está tão novinho assim. Andei viajando e depois da viagem, muita coisa acumulada me impediu de aparecer aqui antes.

Quer dizer que agora você está casada, graduada, na França, trabalhando como faxineira, limpando a bunda da melhor amiga, convivendo com 765 japoneses e sem fumar nenhum cigarro? Nossa. o_O Isso é que é mudança de vida.

Do tempo que nos falamos até agora acho que a única coisa que efetivamente mudou em minha vida foram as namoradas. Eu já estava advogando, né? Minha vida é meio sem graça mesmo. Acho que vou ser penalista para trazer um pouco mais de ação em minha vida. :^P

Mas, enfim, to de volta. (Espero). :^D

Luci disse...

psique: o problema é que eu ganho de acordo com o salario minino. eu ganho essa grana com um cheques que ja descontam os impostos, saca. é como se eu ganhasse 10 euros e pagasse três ao governo. contabiliza desde agora minhas horas de trabalho, mas enfim, acho que não vou me aposentar na frança de qualquer jeito. :/

mythus: ri demais com seu comentario. realmente, pra mim esses acontecimentos vieram aos poucos, mas pra quem não tava acompanhando nada, uau! hahaha continue por aqui!

Talvez

Related Posts with Thumbnails