segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fome? Abra o dicionario

Fiz o bolo de iogurte do post passado e o resultado nao foi muito melhor do que o do Excelentissimo. E olha que dessa vez eu lembrei de colocar fermento. Na verdade, meu bolo ficou feiao, entao, pra compensar, vou começar a investir na apresentaçao dos pratos. O Technicolor nunca apresentaria um bolo num prato de beirada quebrada. Alias, o Technicolor nunca apresentaria um bolo desses.


Feio como o primo


Ana Maria Braga: musa
O assunto do programa de hoje, telespectador amigo é... adivinhem soh: di-e-ta. Você que estah aih no sofa, com esta pança pendurada, vai conhecer juntinho comigo alguns segredos preciosos para quem quer fazer uma dieta. Vamos lah? 

Percebi que estou obcecada por essa dieta e isso me assusta um pouco. Todas as compras que fiz no ultimo mês estao ligadas a ela: livros de receita, esteira, balança, comida light/diet/zero etc. Mas mesmo que ela nao dê certo (socorro, bate na madeira), eu vou sair dela com a consciência tranquila de uma fracassada lutadora e ao menos satisfeita com todo o aprendizado obtido durante esse periodo. Tenho lido bastante sobre culinaria e também sobre o funcionamento do nosso corpo durante o processo de digestao. 

Mas sempre surgem algumas duvidas, principalmente aquelas ligadas à questao da lingua. Meu parco vocabulario culinario me leva ao dicionario cotidianamente. "Cardamome? Que porra é essa?" Eh o primo do gengibre, minha gente. Anotem aih. Se um dia vocês vierem pra França e a fome bater no meio da rua, ja sabem. "Monsieur, est-ce que vous avez par hasard un... cardamome? J'ai faim"*. Nao tem erro. Aprendi também o que é "clou de girofle" (cravo-da-india), "arachide" (amendoim) e "avoine" (aveia). Mas de repente, me deparei com "maquereau". Eu tinha quase certeza de que maquereau era bacalhau**, mas fui no dicionario mesmo assim. Resultado:


Choquei. Pensei "meu deus, esse homem soh pode ter se enganado. Ou eu vou comer uma égua ou um cafetao". 

Luci, sua burra. Eh nois!

Depois, na coluna dos laticinios me aparece "faisselle". Beleza. Vou pro dicionario e qual minha surpresa: suvaco. Su-va-co, minha gente. 


Apos enfrentar a possibilidade real de encarar um prato de cafetao ao molho de sovaco, desci a barra de rolagem e vi que faisselle pode ser também um escorredor de queijo. Menos mal.


E as dicas, Luci? Vou dar algumas que foram retiradas do livro "O método Dukan - ilustrado". 6€ no Priceminister (valeu pela dica, Maira!).

- Vocês sabiam que 9g de sal podem reter UM LITRO de agua nos seus tecidos? Por isso, o consumo de sal é desaconselhado nessa dieta (bom, nao é surpresa pra ninguém que devemos evitar o consumo de sal). Felizmente, o Dr Vampiro (adorei, Jô!) disponibiliza nos maiores supermercados um pote de 180g de sal da sua linha de produtos por uma bagatela de 7€. O sal dele deve ser mais salgado do que o nosso. 

- Para aqueles que estao se questionanto sobre a necessidade de tomar complexos vitaminicos, Dr. Dukan aconselha o consumo de figado de bezerro duas vezes por semana e de uma colher de sopa de fermento de cerveja toda manha (é o mais perto que tenho chegado da cerveja nessa dieta). Ja garanti o figado do meu vitelinho no supermercado e aproveitei e comprei carne de cavalo. Oremos. Ah, a carne de cavalo deve ser consumida de preferência no almoço porque ela é muito... "tonifiant". Pocotoh.

- Sobre a velha questao de preferir subir escadas à usar o elevador: subir dez degraus faz queimar uma caloria. Logo, subir quatro andares duas vezes por dia resultaria, em um ano, em 1.400 kcal perdidas, o que equivale a 2 kg a menos na balança. Eu continuo preferindo o elevador, beijos. 

- Caminhar numa temperatura de 0° C faz com que consumamos 25% de calorias além do que se estivessemos numa temperatura "normal". Nao me perguntem o porquê. Estah no livro sagrado. E livro sagrado a gente nao discute! 

- O processo de saciedade soh começa 20min depois da primeira garfada. Entao, nao seja acanalhado e coma devagar para nao sair da mesa com sensaçao de fome. 

Por falar em fome, fui no supermercado outro dia e encontrei alguns dos produtos do Dr Vamp à venda. Fiquei estudando a possibilidade de comprar algum, mas todos eram caros demais e poderiam ser facilmente produzidos em casa (molho de tomate, vinagrete, barra de cereal etc). No entanto, todavia e porem, me deparei com isso:


Nutella Dukan, meu povo. Nutella. Uma lagrima rolou serena pelo rosto. Cai de joelhos. Agradeci aos céus. Olha, vou sobreviver a isso tudo e quando tudo estiver terminado, nunca mais vou passar fome, Scarlett. Ah, acabei comprando a barra de cereal também.


Pro jantar de hoje, decidi fazer um bolo de pudim (bolo normal com pudim por cima) pro pessoal que mora comigo, mesmo estando eu proibida de comê-lo. Perguntaram se tortura fazia parte do regime. Mas o problema mesmo é que coloquei um leite condensado nao açucarado e meu pudim, segundo geral, soh tinha gosto de ovo. Passei a noite ouvindo "passa a omelete aih!". Viram como eu sofro?

Força, Luci! 

* "Senhor, você nao teria por acaso um cardamome? Tou com fome".
** Bacalhau = "cabillaud" ou "morue"



19 comentários:

Rita disse...

Valeu aí pelo reforço na aula de francês. ;-)

Força, muié.

Beijos
Rita

Tina Lopes disse...

Luci, te adoro, força na peruque =)

Palavras Vagabundas disse...

Quem faz dieta sofreeeeeee...
Força os esforçados ganharão os céus!
bjs
Jussara
PS: Para perder só 1 caloria por dez degraus, eu continuo preferindo o elevador, beijos (2)

Deise Luz disse...

entendo nada de dieta, mas, Luci, até seus posts sobre isso são legais. deixo de ler nenhum, hehe.

Deise Luz disse...

Ah, esqueci:

tô feliz da vida por esse negócio da escada/elevador. agora tenho um argumento pra todas as vezes em que alguém me chamar de preguiçosa! :)

Eliana disse...

Pense que tudo é normal, a dieta, a comida, que vc sempre comeu deste jeito desde que nasceu - não ria - acredite! huuuuummmmm E assim, não sofrerás mais, Scarlett!rs

monique disse...

doido, pq tu tá comendo bezerrinhos encerrados em quartos escuros?

eu acho que vc gasta mais calorias caminhando no frio porque seu corpo precisa produzir mais calor pra manter a temperatura corporal. ou não!

simmm, eu e mainha estávamos no hiper e por acaso começamos a conversar com uma doida, e na metade da conversa (sobre alimentação), ela diz que é nutricionista. aí fui logo perguntando sobre essa dieta pra ela, e ela disse que não conhecia mto bem, mas geralmente essas dietas baseadas em proteínas são benéficas pq ajudam a 'desintoxicar' o corpo de carboidratos (ela tinha pavor a carboidratos).

e é bom se empolgar, só lembre de que essa história de se pesar o tempo todo é uma grande merda! procura se pesar 1 vez por semana só...

prx semana vou entrar na academia! \o/

p.s. me escreve, jumenta! =*

Anônimo disse...

Luci querida,

Que delícia compartilhar as dores (e as delícias?) da "dieta do cão", carinhosamente chamada pelas francesas de dieta do dudu (você precisa fazer um post sobre isso!).

Fiz meus 5 dias de "ataque", um 6o dia, meio sem querer porque estava viajando, e hoje entrei no mundo magavilhoso das proteínas com vegetais. Sinceramente vou apelar para aquele esquema 1/1, porque eu endureço mas sem perder a ternura, sabe como é?

Preciso deixar registrado que estive na Alemanha no domingo, numa daquelas feiras de natal felomenais, em que 95% das barraquinhas são de comida (ou é a dieta que está me fazendo ver duplo?) e sobrevivi. Tinha um peixe na brasa em uma das barraquinhas, que eles cortavam e enfiavam num sanduba cheio dos troços que eu não posso comer, e eu, através de gestos incisivos, comprei o peixe inteiro e comi aos pedaços com limão ao longo do dia.

Legal dessa dieta é que ela me coloca em situações bem, eh, interessantes. A mulher do caixa me dá boa sorte depois de passar as minhas compras, o povo alemão aponta pra mim e ri, no meio da feira...

Você já comeu essa barrinha de cereal??? Eu comprei pra levar na viagem a de cacau, e xinguei até a primeira geração do Dr. Vampiro na primeira mordida.

Comprei os livros!!! Tooooodoooos, hahahaha. Agora é fazer obras biitas iguais às suas, hahaha.

Vamos falar de coisas boas e de quilos perdidos???? Como faz quando, em plena TPM, o peso sobe, apesar de seguir direitinho a dieta???? Chora????

Beijo querida!!!!!

relvis presley disse...

fez meu dıa com o molho de suvaco...

Wilqui Dias disse...

esse suvaco ai usado no molho é sujo ou limpo??? rsss eu nao curto cavala nao, tem muita espinha, rss forca ai tb. adorei esse bb da foto.....FORCA!!! ja ja vc vai ver o espelho a Luci top model. rsss vamso crer né? bjs

Lu Francesa disse...

Oi querida,

Respondendo teu comentário:

Isso é verdade, tem várias barraquinhas de comida, rs, mas sou "obrigada" a comer churros uma vez por ano nessas feirinhas, mas tb é só o q como e uma vez.

Tomei chá branco em saquinho, é verdade que o gosto é melhor para quem não curte muito chá, o verde é mesmo "especial", mas na minha opinião os de saquinho não tem o mesmo efeito, acho melhor da própria erva, qual vc comprou ?

Volto depois para ler com calma, estou indo para rua agora :D

Beijocas,Lu.

Sarah! disse...

Caminhar numa temperatura de 0° C faz com que a gente consuma mais energia porque temos sangue quente. rsrs

Isso quer dizer que o ambiente influencia na nossa temperatura.. então, quando tá calor, a gente sua pra se "resfriar" e, quando tá frio, o corpo "fica quente" por causa das calorias..
sabe, caloria.. calor.. tendeu? (:

Glória Maria Vieira disse...

Anha pra Chefinha Luci Braga!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Deixa eu te dizer uma coisa: o que vale é o que importa e o que importa é o gosto/sabor do bolo. Ficou bom? Ficou gostoso? ÓTIMO! MANDA UM PEDAÇO PRA MIM! *-*

Bia disse...

Simplesmente amei seu blog...
via Lu Francesa...

D+
Bjos
Bia

Vitória disse...

Luci, adoro seu blog! Leio faz tempo, apesar de nunca ter deixado nenhum comentário. Mas fiquei triste de saber que você come vitela... :/ Essa carne é fruto de uma produção muito cruel. Veja se você não poderia trocar por uma opção cruelty free :)
Beijos da sua leitora vegetariana chata.

caso.me.esqueçam disse...

rita: nao que seja importante saber como se fala amendoim, ne, mas… ta valendo!

tina: tenho que ter força na peruca mesmo: meu cabelo ta caindo graças a dieta. hohohoho

jussara: menina, depois que soube dessa informacao, nunca mais! escada rolante/elevador forever.

deise: esperamos que voce nunca precisa entender de dietas. a presença delas na nossa vida nao indica boa coisa.

eliana: po, sabe que eu pensei nisso que voce falou? porque vai ser otimo quando eu sair da dieta. a sensacao de liberdade me dominara hihihi

monique: "doido, pq tu tá comendo bezerrinhos encerrados em quartos escuros?" - pelo mesmo motivo que tu come a mae dos bezerrinhos encerrada num quarto escuro. sem mais.

jô: confissao: tou adorando saber que tem outra pessoa levando a mesma cruz que eu. ok, esse eh um pensamento egoista, mas eu me sinto menos sozinha e sofrida quando leio teus comentarios aqui. e quando avanço, penso "eita, vou falar pra jô!" heuehueheue comi essa barrinha e quase morro entalada! negocio seco, aff.

relvis: pois eh, franceses tem uma culinaria particular :)

wilqui: espelho top model? tu tas mais otimista que eu! =*

lu: eu comprei de saquinho, imagino que a erva mesmo seja muito cara (concluo isso porque, mesmo a de saquinho, é muito cara). mas eh como voce disse: o gosto eh bom. vou continuar comprando ela, porque mal nao vai fazer, mas o cha verde ainda impera aqui. ;)

sarah: se for pra emagrecer, eu chupo ate gelo nesse inverno cocô que ta chegando. pro sangue quente derrete-lo :D

glorita: mandar aquele bolo? eu gosto de voce, eu nunca faria isso contigo hihihi

bia: que bom! espero continuar agradando pra que tu volte sempre :)

caso.me.esqueçam disse...

vitoria: primeiro: brigado pelo comentario. afinal, questoes desse tipo nao devem ser esquecidas. olha, eu nao teria nenhum problema em evitar a carne do vitelinho. por exemplo, eu nao como fois grais e isso parece ser um pecado na frança, ainda mais no fim de ano, onde parece que toda mesa francesa tem seu pote de fois gras. nao como porque acho desumano a forma com a qual ele eh produzido. MAS… convenhamos: qual carne nao vai parar na nossa mesa de forma desumana? as vacas e frangos e porcos ficam todos confinados em galpoes e conhecem um sistema de reproducao forçado porque quem ta gerindo isso nao ta tao preocupado com o bem estar da galinhazinha, quer lucrar. sei que meu discurso ta sendo cliche, mas eh isso que acontece. mas pra mim, trocar a carne do vitelo pela da mae nao me parece mais ou menos razoavel, sabe. mas eu posso fazer isso. mas o que eu deveria mesmo era ser vegetariana, ISSO sim seria mais inteligente, menos hipocrita etc etc. mas, neh… nao tenho consciencia, nem disciplina pra isso.

e isso aqui eh pra quem tem pena do bezerro MAS que come vaca, frango etc...

google translator:
http://www.mcspotlight.org/media/books/fawn_f.html

e o video:
http://www.dailymotion.com/video/x3xm94_vivre-vite-mourrir-jeune-l-elevage_news

esse estudo do video, foi feito em um ano, em sete paises da europa nessas industrias de criaçao de frango. vou explicar a primeira metade do video (porque eu fiquei com preguica de traduzir a segunda hihihi).

essas criacoes sao voltadas pra obtencao de carne, nao dos ovos. os franguinhos do video sao geneticamente selecionados pra crescer duas vezes mais rapido que os frangos das decadas anteriores. eles sao deixados num lugar sem janela, no galpao, como voces podem ver.

eles crescem, o espaço diminue. e a maioria dos frangos vendidos na europa eh criado dessa bonita forma mostrada no video. as patas, o coracao e pulmoes dos frangos, devido ao desenvolvimento rapido que eles devem atingir pra serem abatidos, nao acompanham o crescimento do resto do corpo: as patas sao frageis e nao conseguem nem mesmo sustentar o frango (4min). alguns morrem de fome ou desidratacao.

enfim… acho que essa pequena explicacao ja eh suficiente. e pra quem achou que o video era muito antigo e que talvez a situacao tenha mudado:

http://www.dailymotion.com/video/x3m6vv_l-elevage-des-poules-en-cages-www-o_animals#rel-page-1

Somnia Carvalho disse...

comendo um cafetão??? por isso e que andas emagrecendo! rsss

luci voce e muito abestalhada! e me faz rir mesmo quando nao posso porque ai.... doiiiii pra caralhu!

Taís e Paula disse...

Me diverti mto com esse post!
Quero fazer essa dieta tb! rsrsrs
Beijos da Taís.

Talvez

Related Posts with Thumbnails