terça-feira, 22 de novembro de 2011

Receitas de sobremesa Dukan - parte I


Porque nao adianta falar do regime e nao ajudar as pessoas a sobreviver a ele, nao é mesmo? Comprei um livro de sobremesas do Dr Quero-ganhar-dinheiro-Dukan. Sao cem receitas e, claro, todos os classicos da pâtisserie francesa estao nele. Ha receita pra crepes, galettes, gaufres, madeleines, cookies, muffins, macarons, bavarois, brioches, trufas, mousses, flans, cupcakes e a porra toda. Quer dizer, menos isso. Mas nao va muito empolgado: como a dieta é bem restrita, os ingredientes mais desejados dos pratos sao substituidos por colorantes e arômas. O cookie de chocolate, por exemplo, nao é nada mais que cacao sem gordura com algumas gotas de aroma. Frustraçao, trabalhamos.

Eu acabei de fazer a primeira receita, essa aih, logo abaixo. Depois dela, tem uma foto do resultado. Vao la conferir.

Excelentissimo

Para duas pessoas - Preparaçao: 10min - Cozimento: 30 min
PP - PL

6 colheres de sopa de farelo de trigo
5 ovos
3 colheres de sopa de fromage blanc com 0% de gordura
6 colheres de sopa de leite desnatado em poh
2 colheres de sopa de Splenda (adoçante)
1 pacote de fermento
4 colheres de café de cacao sem açucar e gordura
10 gotas de aroma de amêndoa amarga
10 gotas de arôma de avela

- Aquecer o forno à 210°
- Misturar bem todos os ingredientes
- Colocar a massa numa forma de bolo e enfiar esta merda no forno por 30 min à 200°

Voila! 


Nao ficou igualzinho o meu Excelentissimo? Um excelentissimo pedaço de cocô. Da proxima vez, eu vou tentar lembrar de colocar o fermento. Hihi Mas até que nao ficou ruim nao, hein! Ficou macio e meio molhadinho (agora eu me pergunto se nao tava cru). Bom, geralmente a gente tira uma foto do prato pronto pra que o leitor tenha uma idéia de como deve ficar o resultado. Pois essa é uma foto de como ele nao deve ficar.


Todas as outras receitas riem de mim. 

::

Bolo de iogurte

Para duas pessoas - Preparaçao: 15 min - Cozimento: 35 min
Fase PP - PL

4 colheres de sopa de farelo de trigo
5 ovos
1 iogurte natural com 0% de gordura
6 colheres de sopa de leite desnatado em poh
2 colheres de sopa de Splenda (adoçante)
1 pacote de fermento
Arôma (ao gosto do freguês: avela, baunilha, flor de laranja)

- Aquecer o forno a 200°
- Mixar os farelos da forma mais fina possivel e misturar todos os ingredientes entre si
- Colocar o preparo numa forma de bolo e cozinha-lo durante 35 min à 180°

::

Bolo de Fromage Blanc

Para quatro pessoa - Preparo: 10 min - Cozimento: 30 min
PP - PL

125g de queijo branco com 0% de gordura
2 colheres de sopa de maizena
1/2 sachê de fermento quimico
raspas de casca de limao
2 colheres de café de Hermesetas (adoçante)
2 gemas
4 claras
1 pitada de sal

- Misturar todos os ingredientes, com exceçao dos ovos
- Bater as claras em neve e adicionar o sal
- Incorporar progressivamente ao preparo as claras batidas em neve
- Colocar a mistura no forno numa forma de bolo durante 30 min à 200°C
- Colocar na geladeira algumas horas para comer frio

::

Galette doce de farelo de aveia (Nham, farelo!)

Para 4 pessoas - Preparo: 5 min - Cozimento: 10 min
PP - PL

8 colheres de sopa de farelo de aveia
4 colheres de sopa de farelo de trigo
8 colheres de sopa de queijo branco com 0% de gordura
2 colheres de sopa de Splenda (adoçante)
4 ovos

- Separe as gemas das claras
- Misture todos os ingredientes, com exceçao das claras, para obter uma massa homogenea
- Bata as claras em neve e as incorpore à massa
- Coloque 1/4 do preparo (para uma primeira galette) numa frigideira quente sob fogo médio e a deixe cozinhar durante 5 min. 
- Vire a galette e a cozinhe por mais 5 min. Faça o mesmo para as outras três galettes
- Sofredor, você pode também colocar 1 colher de café de cacao sem gordura para uma galette de chocolate

::

Cookies de "chocolate"

Para 4 pessoas - Preparo: 10 min - Cozimento: 20 min
PP - PL

8 ovos
4 colheres de café de cacao sem gordura
2 colheres de sopa de Splenda (adoçante)
2 colheres de arôma de baunilha
8 colheres de sopa de farelo de trigo
4 colheres de sopa de trigo
1 pitada de sal

- Pre-aqueça o forno à uma temperatura de 180°C
- Separe as claras das gemas
- Junte as gemas, o adoçante, o cacao, a baunilha e os farelos
- Num outro recipiente, bata as claras em neve, adicione o sal e incorpore essa mistura de forma delicada ao preparo anterior
- Faça pequenos bolinhos numa forma plana
- Coloque no forno durante 15 ou 20 min.

::

Merengues Moka

Para 12 merengues - Preparo: 10 min - Cozimento: 15 min
PP - PL

3 claras
1 pitada de sal
6 colheres de sopa de Splenda (adoçante)
2 colheres de café de cacao sem gordura ou açucar
2 colheres de sopa de café forte

- Bata as claras em neve e adicione a pitada de sal
- Adicione o adoçante, o cacao e o café e continue batendo durante 30 seg
- Distribua numa chapa em pequenos pedaços e leve ao forno à uma temperatura de 150°C durante 15 ou 20 min observando sempre o andamento do cozimento


11 comentários:

disse...

Haha! So' vc para me fazer rir num post com receitas culinarias. :) Seu bolo até que ficou simpatico viu? E olha, vou fazer alguma dessas receitas pq tô subindo pelas paredes com essa historia de nao poder comer doce. Ja' avisei aqui em casa: quando eu sair da maternidade, quero um pudim de leite condensado me esperando em casa.

Rita disse...

Gente, que fome que me deu esse post.

Helena disse...

Luci, para tudo e vai publicar um livro com os teus posts, tu vai fazer muita gente feliz! Tô há duas horas rindo do Excelentíssimo pedaço de cocô. Até o maridão veio conferir o que era o teu cocô, ops bolo :D
Mas parece bom, eu gosto de bolo meio molhado, mais grudento. Quando tá muito fofo não curto. Agora fiquei pensando uma coisa, eu como farinha de aveia todos os dias, coloco dentro do leite com chocolate. E sou super carnívora. Acho que ia me dar bem com essa dieta...

Ramon Porto disse...

a segunda foto parece um pouco com um pedaço de fígado, rsrs
lembrei das minhas artes culinárias de férias, rsrs
na primeira tentativa fiz com um primo um pudim de chocolate no micro-ondas, ficou te bonito, mas ovo puro, kkk;
na segunda, também com o mesmo primo, fizemos um manjar de coco desses de caixinha, o troço grudou todo na forma, quebrou e tivemos q tirar o resto com a colher, ficou parecendo qualquer coisa, menos o manjar da embalagem (imagens meramente ilustrativas, sabe como é, ne? talvez se colocassemos as ameixas te ficasse mais parecido, rs)

Eduardo Leal Jr disse...

Quanta Receita interessante! Neste final de ano, pode ter certeza que vou fazer esse cookiee! Acho muito bacana ter uma receita de biscoito pronta em casa pra receber visitas e familiares...
Sempre causa um bom impacto!

Muito bom o post, repleto de receitas bacanas e bem ilustradas.
Parabéns!

Anônimo disse...

Luci, seu docinho!

Você tem toda razão, “motivação chega atrasada e tem pressa pra ir embora” (adorei!), então eu não dei mole e fui à luta. Pra você ver como suas palavras não foram jogadas ao vento, e que além das suas amigas críticas, ops, magras, ops, cervejeiras (rs), você ajudou alguém, sim!

Obrigada por compartilhar as receitas! Ontem mesmo, consultando aquele site que você indicou, eu tive uma dessas decepções culinárias... tentei fazer o que a receita indicava como “batata frita de tofu” (passar o tofu no ovo com um tiquinho de... farelo de aveia (!)... e depois colocar no forno até ficar... crocante????). Colocar batata frita e tofu na mesma frase já deveria qualificar como propaganda enganosa.

Mas bom, sobrevivi ao segundo dia, e já estou me sentindo mais forte (e o que é melhor, e mais importante, mais magra!). Tudo bem que deve ser tudo água, porque eu tenho feito xixi adoidado. Mas dieta tem um pouco dessa coisa de profissão de fé, não é mesmo? Então, I believe!

Luci, você comprou os seus livros em que site? No site do Dr. Vampiro, o Je ne sais pás maigrir (que teoricamente deve ser a bíblia dele) ta uns 6 euros e pouco, e as receitas Dunkan também. O método ilustrado ta bem mais caro, mas acho que deve ser pra quem tem preguiça de ler, a versão revisadinha e com figurinha.

To pensando em fechar em 5 dias de PP... A família do meu marido vai vir se hospedar aqui em casa esse final de semana... me deseja sorte!

Beijo,

lucii disse...

dé: pois eh, ele ficou simpatico. posso ate nao gostar do gosto, mas ao menos posso bater um papo com ele :)

rita: tenho certeza que a fome nao veio por causa da minha foto… :X

helena: olha, aih, ta vendo? quando precisar fazer dieta ja sabe: vai nas carnes do dr dukan. quer dizer, nas receitas dele. finalmente, comer carne todo dia é bom mas eh ruim!

ramon: hahahahahahaha fico imaginando esse pudim de microondas, que beleza! alias, nada de "caixinha" fica bom, neh? ja reparou? eu fiz o primeiro pudim da minha vida na semana passada pra poder aproveitar as gemas dos ovos que usei numa das receitas da dieta. eh claro que eu nao comi meu proprio pudim, mas disseram que ele tava gostoso. fiquei feliz, porque a aparencia dele tava feiona, todo mole, desestruturado. #)

eduardo: ai, que tortura esse site que voce passou! biscoito de polvilho eh muito bom! voltarei nele quando sair dessa dieta hihihihi

jô: se eu fosse um docinho, eu me comeria. a vontade ta braba (de comer um docinho, nao de me comer).

mas… tofu com farelo foi foda hahahahaha tofu ja nao tem gosto de nada, juntou com farelo e ovo? da o que? nada com nada com nada! nhaaammmm!

eu comprei os livros no priceminister. comprei esse do metodo ilustrado e o das receitas. os dois juntos foram 18 euros (o envio ta incluso nisso). e, sim, entendo essa de parentes virem visitar. eu vou passar dez dias na casa dos pais de camilo e ja tou imaginando a chatice que vai ser que cozinhar sozinha, comprar as coisas especificas, negando comida… bla bla bla. :/

Glória Maria Vieira disse...

Ô Chefinha!
Eu ri demais com a carinha que você desenhou em sua arte culinária. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VOCÊ NÃO EXISTE. E DE CHOCOLATE UMA PORRAAAAAAAAAAA, NÉ?! ¬¬
UASHAUHSUAHUSAUSHASHUAHSUHUAH

Tudo, apesar de tudo, parecer muito gostoso.

Daniel Cunha disse...

Acho que vc já deve saber, mas essa dieta segue principios parecidos com a Dieta Atkins que é bem Antiga, da decada de 70, se vc fizer pesquisas por sobremesas Atkins vai aparecer muita coisa que pode ser aproveitada na sua missão!
Estou cada vez mais me sentido encorajado a entrar numa dessas novamente...

Bela -feia guerreira-adormecida disse...

Super adorei seu blog, divertidissimo, e ajuda muito quem esta começando a emplacr nessa ideia!! vlwww

Lilian disse...

parabéns! você vai pro www.fb.com/DukanDepressao hahaah

Talvez

Related Posts with Thumbnails