quinta-feira, 29 de outubro de 2009

00,01%: eu gostchio!

Eh quase meia-noite, estou caindo de sono e, dentro de poucas horas, terei que estar pronta pra aproveitar mais um maravilhoso dia de faxina. No entanto, um assunto pede urgência.

Luluis, meu querido, desculpe, mas seu comentario no meu post passado foi extremamente infeliz (pra usar um termo decente). Vamos discuti-lo, amiguinhos?

"99,99% das meninas odeiam esses 'psiu' e 'vem cah', isso é óbvio, mas se uma menina anda quase nua na rua (oq não é o caso de vcs, moças de bom gosto) é pq tá querendo se exibir. E mesmo q ela seja boboca o suficiente pra não ter essa intenção, a galera vai cair em cima, aí não tem pra onde. Se elas não têm bom-senso, não vão ser os caras q vão ter".

Obviamente que um paragrafo machista como esse renderia um livro feminista. Como eu sou escritora de blogs fajutos, não de livros exemplares, deixo aqui apenas minha indignação. Não contra sua pessoa, cuja figura me é valiosissima! Mas ha de se lamentar o deslize, oh, se ha!

Luis, eu gosto dos meus peitos. E acho que não sou a unica. Entendesse? Eu gosto dos meus peitos e gosto dos meus olhos. Pros peitos, eu usava decote, porque gostava de realça-los. Pros olhos, eu usava rimel, pelo mesmo motivo: pra realça-los. Quando percebi que era mais perigoso usar decote do que rimel, parei de usar decote. Me pergunto: é justo?

Leitura obrigatoria:
Sindrome
Lola

Meninas, o que vocês acham?

10 comentários:

Helena disse...

Bah, coincidência, acabo de ler um texto sobre isso no Rue89. Recomendo: http://eco.rue89.com/2009/10/29/10-nouvelles-formes-du-sexisme-ordinaire-123791

Sim, concordo contigo: sofremos um constrangimento diário, não só em relação ao modo de vestir, mas a quase todo comportamento. Uma coisa que muito me irrita é sentir que não posso fazer coisas porque sou mulher, tipo, sair com minha máquina fotográfica de noite, porque as chances de ser abordada por alguém sendo mulher são infinitamente maiores do que sendo homem...

Mariana disse...

Bom, praia de nudismo deveria ser anunciada como "parque de diversões para estupradores e cia" pois la todas as mulheres vão sempre nuazinhas da silva... mas claaro, estão toda la, assim desnudas não para ter um contato mais livre com a natureza, mas para esperar um macho espertinho lhes dizer "ei, psiu!"
franchement!!!

::: Luís Venceslau disse...

Não é q o comentário tenha sido infeliz. É a situação q é infeliz. Eu apenas fiz uma constatação ultra-obvia da realidade, q em nenhum momento eu apoiei, nem acho justa e vcs tão se referindo a ele como se fosse pensamento meu. O fato de eu ter dito q isso existe não significa q eu concorde com isso, tá ligado?

Eu conheço vcs e sei q vcs não se enquadram no tipo piriguete-cheguei (personagem q eu tb conheço bem). Vcs não andam quase nuas, vcs tem bom senso. Mesmo assim (compostas, com um visual legal) isso não livra nenhuma menina de ser alvo de piadinhas. Ou eu estou enganado?

O comentário da Helena ali em cima só confirma td o q eu disse. Infelizmente, o mundo ainda é assim, infeliz.

Mythus disse...

Ser abordado na rua por meninas dando cantadas não é algo que costuma acontecer comigo. Então nem sei exatamente que tipo de sentimento poderia cultivar nessa situação.

Mas, sim, já aconteceu comigo algumas vezes. Muito poucas. Tão raras que fui pego de surpresa e a timidez (mais do que qualquer outra coisa ou fator) me deixou constrangido. Se isso fosse comum, talvez eu pudesse entender vocês, ou não.

Amanda disse...

Não da pra comparar ser abordado na rua três vezes por meninas e ser considerada um pedaço de carne em avaliação toda vez que se põe o pé na rua. Eu passei a mostrar o dedo ou responder a gracinhas. Bom que aqui na França não existe muito isso. So mexeram comigo 3 vezes.

E viva as PIRIGUETES!!!!!!

monique disse...

enfim, deixei minha indignação no post passado, e eu entendo, luis, que você realmente nao queria falar isso. mas ainda acho que vc acredita nisso... senao nao teria dito. claro que sei q vc nao vai atacar uma menina q tiver de microssaia. mas pelo menos vai pensar q ela é uma puta. eu mesma de vez em qdo me pego pensando nisso, e tenho raiva de mim! essa semana li uns posts da lola e marjorie e depois vi a noticia e video daquela menina de saia na faculdade, e me deu vontade de chorar, pq parecem ser coisas q ninguem dá importancia, parece q só quem se preocupa em mudar o machismo sao as mulheres, q sofrem isso todo dia (mas claro q sei q tem alguns raros homens q se empenham).

me achei tão feminista essa semana, e de repente eu já era 'do contra', como sempre me chamam. isso é uma grande bosta!

::: Luís Venceslau disse...

Pois é, foi tão grande a indignação q vcs leram, leram, e não atentaram para o "quase nua na rua" da minha fala. Eu esperava um "sim, Luís, mas isso é relativo, né? Defina quase nua".

Aí eu diria: apelativo, excessivo, de mal gosto. Se uma menina tiver assim, não acho q seja puta. Pra mim ou é falta de noção, auto-estima baixa, vontade de aparecer, ou ainda duas ou mais das alternativas. Daí, seja com ou sem intenção de chamar atenção, muitos caras acabam tomando atitudes invasivas, chatas, como nesse lance da faculdade (inclusive tinha até menina no meio, agitando). Foi isso q eu disse, só q de uma maneira muito mais enfática.

Comparando: se um cara anda com um carro com um som nas alturas, o pessoal diz "só quer aparecer", qdo na realidade ele pode nem tá pensando nisso, pode ser q goste do som daquele jeito mesmo. Dessa forma ele provoca comentários por onde passa e, sem intenção, acaba chamando atenção e sofrendo as consequencias disso.

Moral da história: td em excesso é veneno. No caso do post, me expressei de forma exagerada, assim como a indignação de vcs foi desproporcional.

.ailton. disse...

Luis tem razão mesmo. Queiram ou não.

Laércio disse...

Pior que ao ler o post passado eu pensei logo nas pessoas que justificam esses atos jogando a culpa nas mulheres... eu fico puto!

Luci, não sei se você soube do caso de uma estudante de uma universidade paga de São Paulo... ela foi com um vestido, que em comparação com algumas de suas saias que você ia para a UF, ela usava uma jardineirinha de crente. Mas as bunitas da universidade dela começaram um tumulto dizendo que a estudante estava se oferecendo para os namorados delas... sei que ela teve que sair escoltada da "universidade". Aqui uma matéria: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u645465.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=4jfLMrpHM1I

Não suporto macho dando psiu para as mulheres.
Luci, pelo menos você aí não corre o risco de acordar com Anacleto Reinado...
http://www.youtube.com/watch?v=YVRN-LmWHb4 (é o que um monte de babaca pensa!)

Beijos Lu!

Drixz disse...

Nossa! Eu peguei a discussão quase no final, mas quero dar minha colaboração. Não me lembro do nome do filme, mas achei que ele tem uma sacada fantástica. No filme o cara mala e pegador da universidade tem (ñ me lembro porque) que se vestir de mulher. E como ele ficou "gatinha" de mulher acabou virando chefe de torcida. É com o Michael Rosenbaum. Sei que no fim ele sente na pelo como é ruim ser cantada e acuada como uma mulher. Só que no filme ele tem a vantagem de ser homem. Quando está voltando pra casa depois de um dia difícil e leva um "psiu" desses ele simplesmente desce o cacete no cara. Coisa que infelizmente não podemos fazer. Eu normalmente mando logo tomar no cú. Acho que se as mulheres fossem mais agressivas os homens teriam mais educação ou cuidado na hora de se aproximar da gente. Eu acho q esse comportamento masculinos tem várias razões. O cara pode estar querendo aparecer pra galera. Ou pode ser imbecil o suficiente pra achar que alguém vai corresponder ou pode também estar condicionado do tipo "é normal, os homens fazem isso". Mas verdade seja dita, eu não gosto. Muitas vezes estou caminhando distraida pensando nos problemas e o cara literalmente te incomoda e agride ao mesmo tempo fazendo isso. Eu acho que podemos sim sair de mini-saia pq gostamo, nos sentimos bonitas, não pq queremos ser estupradas. Os homens andam sem camisa em muitos lugares e não são incomodados por isso. E eu não sei não, mas o cara que acha que vai pegar uma piriguete apenas com o psiu tá malz até pra uma piriguete.

Talvez

Related Posts with Thumbnails