quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alguém tem que ceder


Pra quem nao sabe, a França esta em polvorosa por causa de um projeto do Petit Nicolas que pretende elevar a idade pra se aposentar de 60 pra 62 anos e de 65 a 67 pra se ter uma pensao completa. Ha dois anos, Camilo estava me explicando como funcionam as regalias sociais que os franceses tem como remédio de graça, consultas médicas a preços acessiveis, ajuda pra moradia etc. Perguntei como a França tinha tanto dinheiro pra dar conta disso tudo. "Nao tem. A França vai quebrar dentro de alguns anos". 

Agora o Governo ta tentando tapar o buraco em cima dos trabalhadores.  O desespero é grande. O incentivo governamental pros casais franceses terem filhos é enorme. O que mais se vê na rua é bebê e mulher gravida, porque o pais precisa de gente pra trabalhar pra manter os aposentados, mas por enquanto que esse povo nao cresce...

Dai que nos ultimos dias, o pais ta mergulhado em greve e Lyon no caos. Carros foram incendiados, nego foi preso, vitrines quebradas, depredaçao, roubo de lojas, bombas de gas lacrimogênio, enfim, aquela merda toda no meio da rua. Os transportes publicos funcionando uma hora sim, outra nao (levei mais de uma hora hoje pra voltar pra casa. Usei o metro, o tramway, a bicicleta e, finalmente, fiz o percurso final, à pé). Nao tive aula nem ontem, nem hoje (por isso as atualizaçoes no blog!): universidade fechada pra que os alunos possam participar da greve.

Aih você vê as fotos do pessoal responsavel pela destruiçao e nota que eles nao tem porra nenhuma a ver com a greve. Da uma pena do pessoal que tah se mobilizando a favor dela. Enfim, eu nao sei em que pais eu vou me aposentar, entao esse assunto nao me é tao caro quanto o é pros franceses, por isso nao meto meu bico. Mas ontem tava conversando com uma arabe na parada de ônibus sobre o assunto e ela estava revoltada dizendo que ela nao pode ver o marido trabalhando até quase os 70 anos como pedreiro (porque vocês sabem que trabalho de estrangeiro em pais rico é braçal), que "Sarkozy tah procurando merda e ele vai achar". Por enquanto, torçamos pra que esse homem se aposente.

18 comentários:

Borboletas nos Olhos disse...

Aha, mas desta vez você não me pega desprevenida, xará. Eu só vacilo uma vez. Então: que homem esse que você arrumou, viu. Mandão e dominador. Égua, nem ajuda do governo ele deixa tu receber? (kkkkkkkk). Vai ver ele trabalha na equipe de planejamento do Sakozy, né não? Beijos, darling (hj amanheci sorrindo pro tempo, argh)

Glória Maria Vieira disse...

Inzi pra menina! Nem todo dia, é dia de cão, né?! UAHUSHAUHUHAUHASUAHS Amanheceu abençoada hoje! #quibom
E sobre esse caos da França, Chefa, é TENSO, viu?!=\

Drixz disse...

Eu nem sei o que dizer. Sobre a brasileira, eu acho que a responderia na lata: "Eu não sei que tipo de relacionamento vc tem com os homens, mas eu sou dona do meu nariz." Já as manifs, a gente acha meio estranho mesmo. Aqui em Brasília, quando junta 100.000 neguinho na rua todo mundo fica de cara. Eu tenho inveja do povo que briga pelos seus direitos. Mas ao que tudo indica, não vai ter jeito. Se eles não aprovarem a lei, vão quebrar mais cedo ou mais tarde.

Palavras Vagabundas disse...

Acho que a menina brasileira tem um problema com "marido", para ela todos são machistas. Gostei da sua explicação (simples) do que esta acontecendo por aí.
bjs carinhosos
Jussara

Priscila disse...

Olá, Luci! tudo bom?

Vou morar em Lyon em 2011 e já devorei todos os blogs de brasileiros na França. rsss Mas ainda tenho muita curiosidade em relação à cidade, e aos franceses, principalmente. Será que você poderia me passar o seu e-mail? Gostaria de te fazer umas perguntas. Se você puder, é claro! Beijos!

(P. Nóbrega)

Caso me esqueçam disse...

borboleta: se eu tivesse um marido desses, pegando emprestado tua expressao, eu amanheceria chorando pro tempo! cruzes!

gloria: tensa fiquei eu tentando voltar pra casa hoje! pqp! suei, viu! nao fui correr, mas nem precisei, cheguei em casa com a pobre camisa molhada, ercgh!

drixz: pois eh, se correr o bicho pega, se ficar... (isso pode ser comentario sobre a brasileira e a reforma) ;)

palavras: voila! talvez seja isso mesmo! como se todo marido fosse assim. e sei la, camilo nao tem cara de marido. acho que ela fica imaginando o monstro do pantano! se ela soubesse o quanto o cara tah longe dessa realidade. pior que, quando ela fala assim dele, EU me atinjo porque... tenho cara de mulher de bandido, porra? (ah, e a explicacao foi simples, mas o problema eh beeeem profundo) :/

priscila: acho que eu nao sou a pessoa mais indicada pra falar sobre lyon. quer dizer, meu blog nao eh a fonte certa, quase nunca escrevo sobre a cidade, mas se voce tiver alguma duvida especifica, eh soh dizer! eu respondo sim o email! luciana.map@gmail.com :)

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Talvez o que aconteça é que essa menina, ao longo da vida dela, tenha conhecido vários homens machistas, várias mulheres machistas, pessoas que tem relacionamentos assim de dominação, então sempre relaciona com isso. Vai ver ela própria só se relacionou com caras que são assim, então pensa que todo homem é igual... Enfim...

Anônimo disse...

Pena. Muita pena. Dessa moça tapada que estuda contigo.
E só.
Juliana
Adoro seu blog!

Luísa Alves disse...

Oi Luciana!

Descobrir seu blog pela Letícia do Cha-tice e tenho curtido bastante por auqi. Quero te convidar para umprojeto que surgiu lá no meu blog. Só entre blogueiras brasileiras e no estilo do seu blog: textos ou imagens inspiradoras.

Dá uma olhada lá no último post sobre a Mixtype e vê se curte. Se quiser participar deixa um comentário, ta? bjbj

Sardenta disse...

Importante vc falar sobre a greve, pq aqui a coisa sempre chega distorcida.

Cara, eu não sei se teria paciencia com essa menina, pq eu não consigo conversar com mulheres machistas. Vc é uma santa, Luci.

::: Luís Venceslau disse...

Pois é, acho q já mataram a charada: essa menina tá aproveitando tua "inocência" pra pagar de fodona, talvez até inconscientemente..

E esse lance da greve na França eu acho q serve de lição pro Brasil. O pessoal não é nada acomodado, ao mínimo sinal de prejuízo de direitos, de desconforto com políticos, todo mundo se mobiliza, faz barulho, briga (rola até uns excessos). Por aí o protesto é uma instituição nacional (Bastilha, Maio 68, pra falar o básico), enquanto q o brasileiro, como diria Raul, é um espectador da história, com seu destino alterado a base de canetadas em gabinetes..

Rita disse...

Oi!

Não, não é o que parece: eu não deixei de ler seus posts ou de me interessar por comentários. Eu simplesmente andei tendo dias impossíveis. E meu blog tava daquele jeito que você viu. Enfim. Estou aqui, lendo tudo, e preocupada com você e com a Amanda nessa loucura que tá rolando por aí.

Mas, ó, fica esperta, que tô achando esse papo dessa menina muito de "afundo e levo junto". Tomara que eu esteja enganadíssima e que ela vire tua fã e amiga de verdade. Mas, olha, prestenção.

Beijocas
Rita

isabela disse...

Hoje fui lendo seu blog de trás pra frente pra acompanhar todos os detalhes da história com a brasileira. Vai, dá um conto!
xx

S. disse...

mulher, n fique boazinha, resista (é tática!!!) ou a brasileira te leva pra igreja. beijinhos.

Line disse...

Pôxa, mas seu namorado não te deixa ir à igreja, nem receber ajudinha do governo, tá mals! hahaha

Conheço bem o naipe dessa brasileira aí, aqui tem um monte assim, rs.

Beijos e Boa Sorte! E não cola dela nas provas não pq senão tu vai entrar pelo cano!

Bom finde!

Luísa Alves disse...

Q lindo!

Qual seu e-mail pra contato. Estou esperando fechar em torno de 20 blogs pra rolar o sorteio e depois dar mais orientações.

Quer convidar amigas blogueiras?

Pode.

bjbj

Koppe disse...

(Acho que é a primeira vez que comento aqui...) Estranhei a parte que tu disse "acho que ela fica imaginando o monstro do pantano!", porque nos quadrinhos o Monstro do Pântano não é nem um pouco machista ou dominador. Tanto que, em uma história, ele fica em casa tranqüilo enquanto a esposa sai pra noitada com outro.

Caso me esqueçam disse...

laurinha: penso exatamente o mesmo! acho que ela acha que todo homem eh machista por ter se relacionado com homens assim. tristeza

juliana: eu tenho pena de mim que tenho que escutar essas coisas...

luisa: obrigada por me convidar a participar do projeto! meu email é o luciana.map@gmail.com - queria ate convidar amigas blogueiras, mas ainda nao entendi direito do que se trata o projeto :X

vaquinha sardenta: problema eu ia ter se ela dissesse que meu marido nao deveria me deixar receber as ajudas do governo. aih eu nao teria a menor paciencia. mas eu soh acho que ela eh tao vitima do machismo quanto a mulher que apanha...

luis: como diz meu pai: brasileiro abre a boca quando querem cagar nele. reclamam do governo, mas votam nos tiriricas da vida. veem greve como ferias, nao como arma de luta.

rita: que nada! de falta de tempo eu entendo. quero que a vinda das pessoas aqui seja por prazer, quando elas quiserem e puderem, nao pode ser uma obrigacao social. toma teu tempo e volta quando puder, =*

isabela: ri demais do TEU post. eu tava escrevendo sobre xixi e, de repente, vejo teu post. hahahaha tive que adiciona-lo por aqui, muito bom!

s: camilo diz que eu tenho muita paciencia com esse povo. acho que eu preciso diabolizar um pouco :D

line: jamaaaaais! hahahaha imagina! corre ate o risco de eu tirar -4 hehehe

koppe: hahahahaha fui malvada com o monstro do pantano, neh. eh que eu nao conhecia esse lado familia dele!

Talvez

Related Posts with Thumbnails