quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os passaros

Semana passada, Camilo me perguntou se eu gostaria de passar o fim de semana em Côte d'Azur. Apesar de se tratar do meu ultimo fim de semana de estudo antes das provas (que estao rolando essa semana), nao levei muito tempo pra me decidir. 
Do alto do meu pescoço, pensei "por que nao?", afinal, Côte d'Azur = mar. E Luci gosta de mar. Luci nao via mar ha mais de um ano. Luci gosta de falar na terceira pessoa. Mas Luci vai parar. 

A casa em que ficamos é de uma colega de trabalho de uma menina que mora com a gente. Uma coisa assim, impressionante. Perguntei à Camilo e a uma colega dele o quanto ela, a casa, valeria. Chutei dois, três milhoes, mas eles disseram que era bem mais que isso, que nao tinha nem como calcular. Enfim, casa de um povo que nao passa aperto. 

Em uma das disciplinas de geografia da faculdade, a gente estuda as regioes francesas e a distribuiçao de riqueza entre elas (é bem interessazzZZZzzz). Professor disse que o sul era o lugar dos velhinhos, que os franceses aposentados iam pra la gastar suas aposentadorias. Pois bem, pude confirmar isso. A gente ficou na cidade de Saint Raphael. Minha gente, parecia um mundo paralelo dominado por velhos. Velho, velho, velho. Se eu fosse investir nesse lugar, com certeza apostaria em farmacias, hospitais e cemitérios. 

Fomos comprar pao pro café da manha e vimos no caminho dezenas de velhinhos fazendo ciclismo. Aqui na França, é muuuuito comum ver equipes de ciclistas, com uniforme e tudo, fazendo... ciclismo. Quando chegamos na padaria, tinha um velhinho ciclista comprando pao. A caixa perguntou "oh, você anda com uma nota desse valor enquanto faz esporte?" Era uma singela notinha de 100$. Esperei que ele fosse dizer a ela "fique com o troco", mas nao rolou. Pois é, pessoas que compram pao com notas de 100€. 

Pra minha sorte, choveu durante todo o sabado, entao nao foi realmente um sacrificio ficar dentro do quarto estudando. Mas no domingo...

Aqui os caranguejos sao felizes


Gordo lindo bocejando


A outra perna ta debaixo do chapéu


:(

No sabado, um amigo foi pegar ouriço. Que coisinha nojentinha e fedorenta! Mas essa nao era a opiniao da gaivota que apareceu por la. A gaivota tava completamente enlouquecida atras dos ouriços deixados na varanda. Ela dava uns voos rasantes e tinha um olhar maligno. A gente espantou ela, mas a marvada voltou no dia seguinte, determinada. Colocamos a mesa na varanda e, à mesa, um delicioso prato de quiche. Em dois minutos, tinhamos um passaro comendo nosso almoço. Enquanto a gaivota se fartava, uma das meninas gritava. Fiquei sem saber se eu espantava o passaro ou se eu batia na menina pelo escândalo. 

Depois de compartilharmos o que sobrou da comida, tive a excelente idéia de tomar banho de mar. O que poderia ter sido um maravilhoso mergulho em aguas mediterrâneas, se revelou uma sessao de tortura. Tirei o biquini da mala. Peguei minha toalha. Lambuzei a cara de protetor solar e desci toda serelepe pra praia. Quando coloquei minhas patinhas na agua, descobri que a vida nao é tao bonita assim. A agua tava gelada e, 15 min depois, eu ainda estava na mesma posiçao tentando arrumar coragem, enquanto Camilo ja devia ter feito Saint Raphael - Malta à nado. Quando finalmente entrei no mar, fiquei me debatendo, engoli agua... e sai cinco minutos depois. Phino. 


21 comentários:

disse...

Haha... Côte d'Azur so' da' velho mesmo. Mas so' velho rico! Os pobres vao pra Bretanha ou pro interior.

A gente ia muito pra Antibes pq tinhamos uns amigos la', que ja' voltaram pro Brasil. Um vez estava eu na praia tomando sol, tinha pouca gente, dai' chegou uma velha de uns 80 anos no minimo. Mas toda inteira, magrinha e tal. Mas era velha, toda enrugadinha e tal. Dai' ela tirou o sutia do biquini (normal, as véias fazem todas topless) e os peitos dela eram enoooormes, lisinhos e apontavam para o alto! A coisa mais bizarra que eu vi. Os peitos nao tinham nada a ver com o resto e todo mundo parava para olhar. Pena que nessa época eu nao tinha iPhone pra tirar uma foto... sorte da véia!

Boa semana de provas pra vc!

Deise Luz disse...

Ah, eu não conheço nada sobre a França, mas lembrei de A Riviera não é aqui, porque o personagem principal sonha em se mudar para o Sul. Você viu o filme? Achei tão legal! :)

disse...

Ah sim... e a agua em qualquer praia da França é absurdamente gelada. A unica vez que consegui entrar foi na Côte d'Azur, mas nesse dia estava fazendo uns 37° e eu estava gravidona, morria de calor. Fora essa vez, nunca. Prefiro ficar torrando na areia. Se possivel (se nao tiver nenhum conhecido) com as peitolas de fora, hehe...

Amanda disse...

Dé, morri de rir com a historia!

Lucizinha, so digo que vc ta roubando o posto da Lola de minha idola da internet. Imagina se escrevesse diariamente! Semanalmente da, vai?

luci disse...

dé: hahahaha fiquei imaginando a velha e nao foi legal, cara. devia se parecer com boneco de massinha de modelar onde voce vai pregando as diferentes partes do corpo. mas acho otimo, ela devia ter muito orgulho dos peitos dela, afinal, nao existem muitas velhinhas que fazem top less. ou existem?

deise: opa, nao conheço nao, mas vou conhecer, porque tava mesmo procurando filmes pra baixar! valheu!

amandao: hihihihihihihihihihihihihihihihihhi vindo de você, o valor do elogio dobra. nesse caso, triplica, porque eu levei o maior tempao pra fazer esse post e achei uma merda no final, mas postei, porque, neh... mas que bom! agora gostei mais dele hehehe

mas voces viram meu desenhinho no paint? gostaram? hahahaha aih sim foi tempo pra fazer, viu! o paint do mac eh uma bosta :(

Luci disse...

ah, depois dessas provas eu vou voltar pro mundo virtual. escrever, deixar comentario e ler os posts com mais calma. mas agora...

Borboletas nos Olhos disse...

baby, voc~e pode mandar alguém aqui em casa? tipo uma ambulância? é que primeiro fui ficando verde (más línguas dizem que de inveja) e depois engasguei de rir, mimijei, e agora tô tendo umas convulsões esquisitas...

Diana disse...

Ah, que bom que vc tá viva, já estava preocupada... Viva e cheia de histórias ainda, que lindooo! Tô com a Amanda, dê o ar da graça semanalmente pelo menos, fazendo o favor. Os dependentes agradecem...

Mari Biddle disse...

Eita, que o sul daí é a Flórida daqui. Só não tem velhinho ciclista, tem velhinhos obesos e zilhões de campos de golfe.

Prestenção, Brazil, qualquer dia Luci bate em alguém e a gente só vai ver a notícia no jornal. Tô acompanhando, Luci. Pessôua ameaçante!

bjs

Rita disse...

Eu também quero fazer figurinha no paint. E, uau, as fotos.

Lembrei de uma vez que fui fazer trilha em uma pequena ilha aqui perto e assim que desci do barco parei de sentir os pés... Acostumada com as águas do NE, congelei.

Beijocas,
Rita

Simone Westerduin disse...

Luci, no frio que tá fazendo por aqui, as suas fotos sao de dar uma baitaaaaaaaaa inveja, que coisa linda, de onde saiu esse azul todo?

Eu acho que praia atrai velhinhos, é assim na maioria das cidades de praia aqui de SP, povo adora pegar uma cor na pelanquinhas, eu também vou querer ser velhinha de praia :)

beijao

Glória Maria Vieira disse...

Saint Raphael é APENAS essa belezura toda, Chefa?! PONRRA! Se isso é estar na pior... AUHSUHSUHAUSHAUHSUAHSUAHSUHAUHS (Já viu esse vídeo altamente tosco, né?!)
Adooooooorei as fotos, o lugar e ainda dei uma boa mijadinha de tanto rir com suas presepadas, minha preferida!

"Luci gosta de mar. Luci nao via mar ha mais de um ano. Luci gosta de falar na terceira pessoa. Mas Luci vai parar."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK /riprasempre

Myria Cabanach disse...

Que post hilario... Luci mulher você é otima!!!

Quando eu era "aupairaria" os avos das crias tinham uma casa (mansão) em Saint Raphael, e bom... o que dizer de uma cidade onde o galeto assado custa quase 30 euros?? hummmmmm Tem que ser rico mesmo.

Eu que venho de Natal (a cidade do Sol) nunca me acostumarei a congelar meu couro nessa agua gelada do mediterraneo... também faço como a colega acima, fico la em mode tapioca e se não tem conhecido, boto logo as petcholas pra fora pra ser feliz!!

Helena disse...

Muito bom esse post! Que bom que a senhorita foi passear e pena pela água gelada. Pelo menos não tinha vento, né? Porque quando o vento bate nessa região... não há sol que esquente!

Fique me mijando de rir da gaivota. Os animais na França não tem respeito mesmo, ficam roubando a comida alheia... uma vez eu coloquei um pamplemousse na janela para dar uma gelada (morava numa residência universitária, não tinha frigo no quarto) e uma pie (pássaro preto ladrãozinho) roubou meu pomelo, carregou-o até o jardim e depois deixou ele todo esfacelado :(

Caso me esqueçam disse...

brabu: tenho que parar de escrever entao, porque nao foi legal imagina-la verde hahahaha ok, foi engraçado!

diana: juro que vou tentar escrever mais! tentar, hein! :X brigada pelo comentario super simpatico! meu ego agradece :)

mari: ok, tudo bem que nao foi nada legal ver um passaro faminto com dois metros de bico em cima da mesa, mas essas histerias nao ajudam em nada, sabe, entao… quis soltar meu lado violento em cima da coitada…

rita: hahahahahaha entendo! paraibanos se entendem nessa questao de sol/frio ;)

simone: soh entendi do que tu tava falando depois de ir no teu blog. "como assim frio?". mas… pois é! esse azul me fez feliz durante esse fds. bastava abrir um solzinho e azul se fartava. e eu tbm! :D

glorita: hahaha eu gravei um videozinho dizendo justamente isso: "houve boatos de que eu estava na pior". mas o video saiu impublicavel hahahaha

myria: 30 euros por um bicho morto? minha gente, que lugar eh aquele? tem petitas de ouro nesse galeto?

helena: a criminalidade entre os passaros franceses cresce cada vez mais pelo visto. mais uma historia de horror, dessa vez envolvendo uma pamplemousse! assim nao pode! assim nao dah!

corujinha disse...

Adorei. Adoro seu blog.
Estou morando há 1 mês e meio em Marseille e realmente a água é linda, mas geladíssima, chega ser triste... eu acostumada com Pernambuco só fico admirando. Se eu fosse morar aqui muito tempo ia comprar aquelas roupas de neoprene (de mergulho - ela é mais quente) pra entrar n'água, já vi o pessoal aqui fazendo isso, põe essa roupa toma banho, depois tira e fica de biquine (ou topless) tomando sol depois.
Boas provas.

Somnia Carvalho disse...

luci fala em terceira pessoa.. lucia vai parar.. hahahaha

eu adoro essas suas frases voce e muito maluca, como diz o meu pequeno Angelo...

nossa! lugar maravilhoso! de ver ne! entrar na agua que nada! acho que uma das poucas coisas que nunca tive duvida de ser muuuito melhor de se fazer no brasil era poder me enfiar no mar sem medo de congelar!

afinal! e a prova!?

vamosconcordar disse...

Luci me faz rir. Luci deve escrever sempre pra nos.
Lugar lindo de viver!!

Rosa Lopes disse...

Luci, muito influenciada pelas fotos pergunto; dá pra firmar a nossa amizade em dois comentário no seu blog?
Veja: oi eu sou amiga da Luci que vive na mesma casa de uma menina que parece q é amiga de alguém que parece ser a dona da casa, posso entrar?

Claro, tudo em francês!
Achei que fosse melhor perguntar antes.
Bj

Liana disse...

ahhh Côte d'Azur! coloca mais fotos, luci!!

Caso me esqueçam disse...

corujinha: o irônico eh que no brasil eu morava pertinho da praia (cinco minutos à pé) e nunca entrei no mar! meu negocio eh enfiar os pes na areia e tomar cerveja na sombra. agora que eu moro num lugar onde nao tem mar, quero entrar em agua gelada. vai entender!

somnia: aS provaS, porque foram cinco durante essa semana. eu nunca sei o que dizer, porque pra mim, se eu consegui escrever algo numa prova, ela se torna automaticamente boa hehehe mas sempre tenho aquele sentimento de que nao ficz o que deveria: sinto muita dificuldade de me expressar em frances. mas eu diria que as provas foram boas. espero que nenhum professor me decepcione :/

vamosconcordar: espero que todo mundo concorde contigo! :D

rosa: pois é, pensei em ser a melhor amiga dessa menina! hehehehe e a casa ja eh dela, os pais soh pagam os impostos. nao eh maravilhoso? uma mansao aos 25 anos. ai ai…

liana: ah, nao tem mais foto. quer dizer, tem duas ou tres que estao borradas e eh pecado postar foto borrada de um lugar desses :)

Talvez

Related Posts with Thumbnails