segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dieta do Cao

Como enriquecer em cima da gordura alheia? Eu explico...

Andei sumida, eu sei. Mas é que ha uma coisa que me tem absorvido completamente, a qual eu tenho dedicado bastante tempo: meu lindo processo de emagrecimento. Gente, descobri o caminho da luz. Eu acho.

Eu estava fazendo uso da minha esteira todo santo dia. Da dieta, cortei todas as porcarias que agradam o paladar e desenvolvem as banhas. O problema é que eu sou ansiosa demais pra ficar esperando longos meses até que o ponteiro da balança resolva se mexer pra esquerda.
Foi quando lembrei de uma reportagem indicada por alguém através dos tuites e facebooks da vida sobre "a gastronomia francesa" ou "o modo de comer dos franceses" (ou qualquer baboseira desse tipo). A reportagem apresentava, em certo momento, o regime da moda na França: a Dieta Dukan. Um milhao e meio de francesas desesperadas fizeram essa dieta. Gisele Bundchen, a fuinha Penelope Cruz, Jennifer Lopez e Kate Middleton também passaram pela provaçao. Nao que elas precisassem, é claro. 




Mas Luci, por que essa dieta faz tanto xuxexo? Nao sei, amiguinhos, porque eu ainda estou no começo do processo, mas deve ser porque ela combina uma rapida perda de peso à promessa de que os quilos perdidos ficarao no limbo para sempre. Para sempre... Sempre... sempr... emp... Entao, estou aqui para dar meu testemunho e anunciar que em dez dias de dieta, ja perdi quase três quilos! Perdi e nao quero encontrar.

Da balança:

Eu tinha uma balança analogica Ikea, daquelas que sao tao boas que dao o resultado da pesagem com uma margem de erro de três quilos pra mais e 20g pra menos. Nao satisfeita, comprei uma outra, toda afrescalhada: ela memoriza o peso de até quatro pessoas e o compara com o peso seguinte indicando exatamente quantos gramas o sujeito ganhou ou perdeu. Caso ele tenha perdido peso, a balança faz acender uma luz verde. Caso ele tenha ganho, uma luz vermelha satânica é acesa. No caso dele nao ganhar ou perder, uma luz laranja aparece. Admito que tenho me divertido com essa balança. A precisao dela me encanta: eu me peso quando acordo, quando vou dormir, antes de comer, depois de fazer cocô, pelada, vestida, de cabeça pra baixo... Mas o que me diverte mesmo é ver os numeros diminuirem.

Dica da Luci: é estimulante acompanhar a perda de peso, balofo amigo, mas vocês nao tem idéia do quanto seu peso pode variar depois de uma ida ao banheiro. Entao, se você é ansioso como eu, evite se pesar a cada três segundos: um eventual aumento de peso pode destruir seus sonhos. Pese-se uma vez por dia, sempre no mesmo horario.  

(Escrevi esse ultimo paragrafo ha alguns dias. Hoje de manha, fui me pesar e a balança indicou que eu havia engordado uns 8kg. Depois de ter desmaiado com o susto, me pesei varias vezes e, apos ter pesado 78,4 kg, 74,8 kg e 75,2 kg num espaço de tempo de cinco minutos, conclui que a balança estah quebrada. Jênio. Dica da Luci II: nao comprem essa balança). 

Do exercicio fisico:

Contrariando todas as expectativas, tenho usado minha esteira com uma frequência que surpreende a mim mesma! No dia em que nao a uso, compenso a falta de exercicio no dia seguinte prolongando o tempo de corrida. 

Dica da Luci: Dukan recomenda 20 min de exercicio diarios durante a dieta. Eu, no aconchego do meu lar, coloco uma série (televisiva) de 45 min enquanto corro, o que facilita absurdamente a tarefa de correr. Lost estah comigo e nada me faltarah. 

Da dieta: 

A dieta Dukan é mais uma baseada, sobretudo, no consumo de proteinas, com o diferencial de que, à medida em que a dieta avança, outros tipos de alimentos, que nao os proteicos, sao reintroduzidos na alimentaçao. Um dos elementos essenciais da dieta é o farelo de aveia. Eh um dos poucos alimentos que tem uma açao emagrecedora: ele é capaz de absorver 22 vezes seu volume de agua, entao, uma vez no estômago, ele provoca uma sensaçao de saciedade.

Ha muita informaçao sobre a dieta na internet, por isso, eu tive dificuldade em relevar certas informaçoes de carater duvidoso. Entao, como eu passei as ultimas duas semanas pesquisando sobre a dieta, vou fazer um condensado aqui sobre tudo o que li. Eh, sera um post chato para aqueles que nao estao interessados em emagrecer, sorry.

Do calvario: 

A dieta é estruturada em quatro fases: 


(Acho otimo o casal se abraçando no final da dieta. 
"Oh, meu amor, agora que você estah magra, podemos ter uma relaçao saudavel novamente"). 

1. Fase de Ataque (PP): "ataque" segundo o Dr. Dukan. Eu chamaria essa fase de Terrorista: nela so sao permitidos o consumo de alimentos à base de proteinas: carboidratos estao estritamente proibidos. Por que? Os carboidratos sao legais, mas a falta deles no corpo significa menos açucar convertido em energia. Precisando de outra fonte de energia, o corpo queima gordura, o que leva à perda de peso. Essa fase dura de um à dez dias, dependendo da quantidade de peso que o sujeito decide perder (e da motivaçao dele, é claro). Quanto maior sua duraçao, maior a perda de peso.  

O que é permitido comer nessa fase, sem limite de quantidade

- Vitela
- Ovos
- Tofu
- Carne de vaca
- Presunto e fiambre light
- Todos os peixes e mariscos
- Laticínios magros
- Carne de aves sem a pele (exceto pato e ganso)
- Chas, Coka light/zero, café, infusoes
- Vinagres, aromas, ervas, temperos
(Porco, ovelha e carneiro sao proibidos)

De forma limitada:

- Cacao sem gordura, mostarda, picles, alho e cebola

Ou seja, nada. Descobri que tofu tem gosto de agua. Sao permitidos "somente" dois ovos por dia e é altamente aconselhavel o consumo de, no minimo, dois litros de agua por dia de forma que seu intestino e rins nao sejam sobrecarregados pelas toxinas produzidas pelo alto consumo de proteina. Quantidade diaria permitida de farelo de aveia: 1,5 colher de sopa. 

2. Fase de Transiçao (PL - Proteina e Legumes): nessa fase, você vai introduzir legumes e verduras (menos os ricos em carboidratos como cereais, graos e tuberculos) alternando os dias do consumo desses produtos com dias de proteina pura da seguinte forma:

- 5/5 Cinco dias de PP e cinco dia de PL para os que tem muitos quilos a perder e/ou uma grande motivaçao;
- 1/1 Um dia de PP e outro de PL para aqueles que tem poucos quilos a perder ou/e pouca paciência;
- 2/7 Dois dias de PP e sete dias de PL pras pessoas de saude fragil, como os velhinhos;

Quanto maior forem os dias de PP, maior a facilidade da perda de peso. Bien sûr. Essa fase deve durar até que todos os quilos indesejados sejam eliminados. Quantidade diaria permitida de farelo de aveia: 2 colheres de sopa.


3. Fase de Consolidaçao: se você chegou vivo até aqui, você continuarah repetindo o cardapio da fase anterior (sem necessidade de alternância), mas poderah introduzir duas fatias de pao, uma misera fruta... repito, UMA MISERA FRUTA por dia (evitando banana, cereja e uvas) e tem direito, oh, seu abençoado!, a fazer duas refeiçoes livres por semana (que nao podem ser feitas em dias seguidos e que nao podem ser repetidas). Dukan chama essas refeiçoes de "refeiçao de gala". O que eu acho bastante irônico.

Quantidade diaria permitida de farelo de aveia: 2,5 colheres de sopa. Para saber o quanto essa fase deve durar, você deve calcular o numero de quilos perdidos na fase 2 por dez: se você perdeu quatro quilos, a fase dura quarenta dias; se você perdeu um quilo, a fase dura apenas dez dias. Eu tenho treze quilos a perder, entao, la pela menopausa, estarei magra.

Ou nao.

4. Fase de Estabilizaçao: é a fase onde você volta a comer sem restriçao, mas com uma diferença: você deve incorporar diariamente à sua alimentaçao até três colheres de sopa de farelo de aveia e fazer, em um dia da semana, o cardapio proteico da fase 1 durante toda a sua vida.

Mas aih vem os (outros) inconvenientes. Como a dieta é baseada num alto consumo de proteinas, ha uma elevada produçao de corpos cetônicos. Eu nao sei o que sao corpos cetônicos, mas pouco importa. O que importa é que esses corpos acabam contribuindo pra produçao de mal halito. Devido à falta de fibras, é comum ter-se prisao de ventre. Possibilidade também de problemas renais. Além disso, é comum que as pessoas que seguem dietas sem carboidratos terem alteraçoes de humor ficando impacientes, cansadas e irritadas. Magra, bafenta, entupida e chata. Puro glamour.

Luci
Analise pessoal: logo apos ler sobre o primeiro inconveniente, comecei a sentir um gosto de cabo de guarda-chuva e agora eu soh cago em dias alternados. Eh, eu sei que essa informaçao poderia ser evitada. Mas a verdade precisa ser dita, companheiro! Tou esperando ainda pelos problemas renais. Quanto ao humor, eu nao sei como eu poderia ficar mais impaciente, cansada e irritada do que eu ja sou, entao nao posso avaliar isso. Tou brincando, meu povo, eu sou um anjo de candura. Ok, contrariando as regras, eu me sinto bem. Algumas pessoas que moram comigo disseram que eu pareço até mais feliz, mas isso se deve ao fato de eu estar altamente empolgada com essa dieta. Alias, com a perda de peso, porque fazer dieta é um cu. Mas admito que Camilo passou perto da morte na manha em que a balança disse que eu estava com 78 kg.

Ah, nos dois primeiros dias me bateu uma leve leseira, tive nauseas e me senti fraca. Isso passou, mas agora é normal que eu tenha sono às 21h (e às 10h, e as 13h, e às 20h...). So penso em dormir. E, por favor, nao percam o tempo de vocês me alertando que essa dieta é perigosa, que pessoas que emagrecem rapidamente costumam reaver os quilos perdidos, que eu preciso de vitaminas e... zzzZZZZzzz. Por favor.
No entanto, pra mim, os maiores pontos negativos encontrados nessa dieta nao estao naqueles que listei. O que tem me incomodado é a vida social dentro da coloc: é chato cozinhar sozinha e todos os dias. Além disso, tem sido dificil sentar à mesa com o pessoal e vê-los comer uma travessa de batata e queijo quando no seu prato repousa um pedaço de peixe.

Mas o pior mesmo, meu povo, foi ter abandonado o alcool. Esse é o maior indicador do meu empenho. Teve uma festa aqui outro dia e eu soh faltei chorar quando vi as garrafas de cerveja que eu nao poderia tocar espalhadas pela sala. Foi o sentimento parecido quando fiz um tratamento depois de um acidente de bicicleta: minha cara se transfigurou, mas eu soh tive vontade de chorar quando a médica anunciou que eu ficaria alguns dias sem beber.

Outro probleminha é de ordem financeira. Carne é um troço caro na França e ela é a base dessa dieta idiota, entao, cada vez que eu vou no supermercado, fico mais perto da pobreza. Sem contar que todos os produtos tem que ser desnatados, sem gorduras, magros e toda essa especificidade custa caro. Mas mesmo que seja paradoxal, depois de eu ter dito que era chato cozinhar, eu tenho passado horas e horas em busca de receitas. Até comprei uns livrinho do proprio Dukan. Hihihihi Vou traduzir algumas receitas e postar aqui as que achei mais interessantes.

That's all, folks! 




20 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Desculpe, eu amo seus posts mas esse eu não pude ler, lá pela primeiro terço identifiquei que essa dieta aí não permite bebida e quem sou eu (E QUEM É VOCÊ QUE ROUBOU MINHA AMIGA E TÁ NO CORPO DELA) sem cerveja?

Entendi agora porque você não me ama mais, não me procura mais (e todo aquele lenga-lenga de mulher que vai levar um fora)...

Aline Mariane disse...

comecei dieta e exercícios hoje (é segunda). Não poderia fazer essa dieta, definitivamente não sou carnívora. Mas cortei doces, manteiga, enfim. Minha balança diz que engordei 6kg desde o peso que sabia que tinha quando cheguei. Não sei se confio nela. Minhas roupas dizem que foi mais que isso.
Boa sorte pra gente, força!!!

monique disse...

1. por que tu não procura uma dieta mais barata?
2. massa que tu tenha resolvido fazer essa dieta, é legal se importar antes que fique mto difícil, mas só quero dizer que continue a empolgação qdo não tiver emagrecendo tanto assim... porque a maioria das dietas você perde mto peso em pouco tempo e depois tende a estabilizar... e isso às vzs desmotiva as pessoas, mas é normal viu, vou dizendo logo...
3. também vou entrar na academia agora em dezembro e ver se como menos besteira, pq verão tá chegando e vou ter que enfrentar meus bikinis mais cedo ou mais tarde...
4. tua mãe tá vindo pra cá mostrar umas roupas (achei massa)

=* bjo vaca

Maíra K. disse...

Luci, a receita da panqueca que eu comentei no sábado é a seguinte: 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 ovo + 1 colher de sopa de fromage blanc ou de cancoillotte. Eu gosto mais da textura que ela fica quando uso o fromage blanc, que é mais cremosinho (o cancoillotte deixa a mistura meio líquida quando crua). A receita original leva 2 colheres de sopa de farelo, mas eu acho que com uma já da uma liga boa e, melhor, você pode usar a outra colher pra fazer uma segunda panqueca.

beijos

Tina Lopes disse...

A versão nova da dieta das proteínas (acho q é Atkins) permite mais coisas, eu não aguentaria tanta carne não, mas vai fundo. Só não tomando boleta já tá ótimo. Aproveita e seca logo porque daqui a uns anos vc chega aos 30 e o maldito metabolismo começa a chiar. Aos 40, então... eu que vivo de integrais engordo só de olhar pra garrafa de vinho.

Daniel Cunha disse...

Eu uma vez emagreci 30kg com uma dieta dessas.
na minha versao era 15 dias de PP e 1 de PL.
E caminhadas, muitas caminhadas.

Demorou 10 anos pra eu recuperar esses 30 kg, acho que esta na hora de encarar a brincadeira mais vez...

Boa sorte!!!

Mariana disse...

Luci!!! Adorei o post!!! Me inspirasse a tentar viu!!! Eu ja faço uma versão light disso sempre que vou para o Brasil mas eu quero emagrecer ANTES de chegar la!!! Agora estou fazendo a dieta dos trinta: "vou fazer 30 anos, hora de tomar vergonha na cara e perder os Kg sobrando". Então estou seguindo a mesma logica dessa tua dieta mas com menos limites. Sabe o que é joia? Não sei se esta funcionando porque minha balança também quebrou! Genial não??? Mas oh, adorei a sugestão dessa dieta, vou tentar me alistar no exercito do emagrecimento também! Que a perseverança nos acompanhe, oremos!!!
Força na esteira!!! bjus Luci!!!

ps: qdo começar vou te avisar por mail para a gente trocar idéias!
;°)

Eliana disse...

É, dizem mesmo que o carboidrato é o grande vilão. Vai balanceando e dieta e fique firme! Exercícios sao tudo de bom mesmo e realmente importantes. Que bom que deixou "as manguaças"de lado rs realmente não é nada saudável. Acho mesmo importante vc se cuidar e pensar neste seu corpichto de sereia hahaha Fico contente que vc tá empenhada nesta missão. Bjs

disse...

Luci, vc conhece o blog da Lu Francesa? E' uma brasileira que mora em Nice, inclusive ja' nos encontramos uma vez. Ela é super gente boa.

Ela da' umas dicas legais pra quem quer emagracer, se bobear deve até ter algum post sobre essa sua dieta, porque este é o assunto principal do blog. O endereço é esse aqui:
http://www.lufrancesa.com/blog/

E esse post aqui do antes e depois é impressionante:
http://www.lufrancesa.com/blog/antes-depois/antes-e-depois-emagrecimento/

Beijos e boa sorte!!!

corujinha disse...

Pois eu comprei uma balança parecida com essa (não tão ultramegapower), mas marca o peso de 4 pesoas e tals e tá com o mesmo problema, cada hora que a gente sobe ela tá totalmente diferente, eu cheguei a pesar 43kg... Tentei trocar hoje e não consegui. Vou ter que jogar essa m... fora.
Bon courage!!

Anônimo disse...

Olá Luci!
se você não existisse tinha que ser inventada!!
Depois de um dia chato só você para me fazer rir.
Adooooro ler os seus posts!!!
Por favor continue sempre.
Beijinhos e boa dieta, eu também ando em dieta sempre!!! infelizmente...

Helena disse...

Eu ia comentar sobre o blog da Lu Francesa, mas a Dé ja deu a dica aqui. Eu gosto de ler posts sobre esse assunto de vez em quando porque fico pensando no dia em que começar a engordar (porque acho que acontece com toda mulher praticamente, depois de uma certa idade) e no dia em que terei que começar a me preocupar com a balança. Sinceramente, eu fico meio triste porque sempre fui magrela e sempre comi de tudo sem me preocupar e vejo o quanto é necessario de força e coragem pra emagrecer - coisas que não sei se teria se fosse gordinha. Admiro de verdade gente com essa força de vontade. Manda bala ai, Luci, se isso te fazer sentir melhor e mais feliz, é o que importa. Beijoca e bom regime.

Anônimo disse...

Luci, adoro o seu blog, e hoje ele me deu a força que eu tava precisando para perder esses quilos que tanto me incomodam.
Eu vivo de dieta (naquele efeito sanfona clássico), mas essa história de emagrecimento rápido e para sempre (?) me convenceu.
E já que também moro na França, nada melhor do que explorar (ou ser explorada?) pela maravilha dos produtos Dukan espalhados por todos os supermercados.
Você aconselha comprar algum livro?? Existem receitas para a fase de ataque??? Jura que você sobreviveu 7 dias nessa fase??
Obrigada!
Beijo
Jô de Paris

luci disse...

xarah: pois é, estou nessa luta a favor do alcool precisando de ajuda agora que parei de beber. acho que vou entrar em alguma associacao de… desalcoolizados anonimos pra ter apoio pra enfrentar essa fase. triste, muito triste… por favor, nao me deixe!

aline: é pela roupa que a gente vê melhor o resultado. nada de foto, balança ou espelho: nas ferias de agosto comprei uma calça. deixei de usa-la porque ela mal fechava quando eu sentava! hoje eu tenho que usar cinto se quiser usar a calça :D

monique: disse tudo! do jeito que eu sou, quando vir que nao tou perdendo tanto peso, vou começar a amufinar. mas, bom, nao sei qual dieta seria mais eficiente e barata que essa, se eu soubesse, ja tava lah (apesar de eu ta adorando comer carne todo dia hohoho).

maira: siiiiim! que bom que tu lembrou de me passar essa receitinha, porque tou começando a enjoar de passar muito tempo na cozinha preparando essas coisas. e essa aih parece ser pratica. vou tentar, depois te digo no que deu. valeu!

tina: eu li parte do livro desse atkins. bem mal escrito, coitado hehehe mas tinha umas dicas interessantes la. eh que agora quero me fuder mesmo. ja chega: passei um ano engordando sem parar, agora NADA vai me fazer desistir, ainda mais agora que tou vendo resultado.

dani: professor girafales, que milagre o senhor por aqui!

mariana: menina, tou tao frustrada com a perda da minha balança! ela nao durou nem um mes, a fela da mae, e, pior: nao guardei o ticket! ou seja, nem trocar eu posso. e tambem nao vou gastar maaaais dinheiro numa outra de melhor qualidade. pior que essas farmacias idiotas francesas nao tem balança, grrrr!

eliana: menina, eu tiro onda, mas a cerveja sempre me deixava pesada, com aquela sensacao de que eu tinha comido um javali. mas nao vou dizer que esta sendo facil: nao estah. eu nem quero pensar nisso, mas quando meus amigos tao bebendo e eu penso que tenho que ficar tomando cha verde, da um desaaaanimo!

luci disse...

dé: sim, eu conheço esse blog, dé. ainda quando eu tava no brasil, procurei uns blogs de brasileiros na frança e esse foi um dos que encontrei. eh realmente impressionante os progressos que ela fez! e haja paciencia, porque ela perdeu peso bem devagar e foram muitos quilos. salva de palmas!

corujinha: gente, tou vendo que balança nao eh la o produto mais resistente do mundo, neh. tudo bem que ele tem que aguentar gente bem pesada, hihihi, mas assim ja eh demais. mas eu gostei da sua! 43kg ta otimo. a minha me da 80kg!

anônimo: hehehe obrigada! unida venceremos! (eu acho…)

helena: helena de deus, acho que vai levar um tempinho pra tu precisar fazer uma dieta, hein hehehe

jô: é muito bom escutar que esse post ajudou alguem a se motivar, porque motivacao eh algo que chega atrasado e tem presa pra ir embora. tenho sempre que me imaginar nas minhas roupas de antes pra nao sofrer durante esse regime. e eh engracado, eu nunca tinha reparado na quantidade de produtos que esse homem vende nas lojas. ate barrinha de ceral encontrei numa farmacia! e tudo MUITO caro. ele vende um sal, 180g, por 7€ hohohoho uma facada. olha, eu encomendei, dois livros dele que vao chegar essa semana, se tudo der certo. um fala do metodo dele e outro eh um livro de receita. acho que vai ter sim receitas pra fase de ataque. dai eu vou passar algumas aqui no blog. eu tenho um post pronto com sobremesas que sao permitidas na fase de ataque, posto ainda hoje! mas tem dois sites que eu gosto muito onde tu pode encontrar receitas pra todas as fases:

http://www.dukanaute.com/
http://www.proteines-gourmandes.fr/

da uma olhada, talvez tu encontre tambem algo interessante. e olha, eu nao passei 7 dias na fase de ataque, foram 10 mesmo! aih eu perdi 2,5 kg e meio. pior que ele diz que em dez dias de dieta, voce perde quase 10kg, mas isso eh conversa furada. vendo os blogs das meninas que fizeram a dieta, a media eh essa mesmo, 3kg. na segunda fase, tou fazendo 5 dias de PP e 4 dias de PL. mas eu vou adaptar isso em funcao dos meus dias. por exemplo, eu vou viajar no fim do ano e com certeza os dias de PL serao bem maiores que os de PP ;)

olha, precisando de alguma coisa, eh soh dizer, viu? se eu puder ajudar, estamos aih! ;)

luci disse...

*varios erros de digitacao... perdoem.

Nicole disse...

Queriiiiiiiiiida!! Parabéns, parabéns, parabéns. Parabéns pela força de vontade, pela iniciativa, pelos quilos eliminados, pela nova fase.
Até o seu jeito de escrever ficou mais leve.

Beijos, se cuida, e força na peruca!

Lud disse...

Oi, Luci!

Me solidarizo com você: eu tinha bicicleta ergométrica e, apesar dos incrédulos, fazia religiosamente-todo-dia vendo seriado. E lendo revista. E com uma garrafinha d'água ao lado.
Lost é o que há!
Abraços e boa sorte!

Glória Maria Vieira disse...

Olha, Chefa!
Estou pensando seriamente em fazê-la, viu?! Achei digna, mas aquilo de "pro resto da sua vida" me soa muito dependente e eu detesto isso. AUSHUAHSUAHUSHUHAUHSUAHSUHAHSUAHUSHUAHUSHHAHSHAUHSA

Que lindo ver você as pazes com seu corpo. =)

Lu Francesa disse...

Vim parar aqui através de um comentário da Amanda no twitter, acabei vendo meu nome aqui nos comentários,rs,achei engraçado :),
Bom, como vc pediu, não vou falar nada sobre a dieta rs, acho que cada pessoa deve escolher o seu caminho e as outras aceitarem, desde que seja algo "saudável",claro,se a pessoa pede opinião são outros 500. Boa sorte ;)
AH, morri de rir com vc, que é muito engraçada, parabéns pelo bom humor.

Beijocas,Lu.

Talvez

Related Posts with Thumbnails