quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Barcelona: uma bagunça organizada

No ultimo dia 22, fomos à Barcelona pra uma pequena semana de férias e, olha... eu moraria tranquilamente naquela cidade. Espetaculo! Sabe quando tudo agrada? Cidade limpa, quente, mercados a cada dois metros, comida boa, gente louca, bares aos montes, prédios bem conservados, lojas variadas etc etc. Por isso fico com a descriçao de Camilo sobre a cidade: uma bagunça organizada. 

De cara, coisas que me impressionaram: a semelhança do humor do povo catalao ao francês. Assim que saimos do aeroporto, pegamos um ônibus pra chegar à cidade. Por algum motivo desconhecido, a porta do ônibus estava sendo impedida de fechar. A culpa foi logo direcionada a Camilo que estava perto da porta. Um cara, de forma nada gentil, mandou ele mudar de lugar. Na mesma hora, o motorista se levanta, aponta pra um outro cara no fundo do ônibus e grita com ele pelo mesmo motivo e depois retoma a viagem. Tenso. Camilo, que morou um ano em Barcelona, disse que aquilo era normal, que o povo era meio impaciente. Mas depois da França, meu conceito de "mal humor" mudou bastante. Eh preciso fazer mais do que gritar pra que eu me espante. 

Outra coisa que me chamou a atençao foi a questao drogas/alcool/tabaco. As pessoas tem direito a fumar dentro dos bares. Nao quero ser careta, mas acho uma maldade com os funcionarios. Ao contrario da França, se pode beber com certa tranquilidade no meio da rua. Tem uns paquistaneses vendendo latinhas de cerveja de forma mais ou menos livre, coisa que na França seria impossivel: beber na rua é proibido e, depois das 22h, vender alcool também. Também sentimos varias vezes o cheiro de maconha/haxixe enquanto caminhavamos pelas ruas, fosse de noite ou de dia. E olha que a policia é quase onipresente naquele lugar. 

Apesar disso, Barcelona é conhecida pelos seus picket pockets. Em um parque, fiquei ouvindo a conversa entre um espanhol e um turista francês onde o turista contou que foi furtado no dia anterior. O comentario do espanhol: "minha esposa também, essa semana". Horas depois, quando estavamos saindo do parque, Camilo foi parado por uma mulher que estava, aparentemente, recolhendo assinaturas pra ajudar sei la que instituiçao. Camilo tentou se livrar dela depois de ter assinado o tal papel, mas ela insistiu muito pra ver algum documento dele. Ele abriu a carteira e a mulher pegou nela e, quando vimos, a mocinha estava fazendo um movimento suspeito em que escondia a parte onde estavam as cedulas de Camilo de modo que ela pudesse pegar as notas sem que ele percebesse (enquanto isso, ela fazia perguntas a ele). Nesse momento ele puxou a carteira, muito puto, e fomos embora. Eh incrivel a sagacidade desse povo. 

Como tou morta de preguiça de escrever, vamos aos fatos com fotos.


As ruas de Barcelona sao lindinhas. A gente ficou na casa de uma amiga dos pais de Camilo que morava bem no centro de Barcelona onde as ruas sao estreitas, verdadeiros labirintos e as varandas cheias de plantas e... burros azuis.



Arco do Triunfo



As bicicletas alugaveis sao iniciativa da Prefeitura. Quase nao se vê ciciclista pelas ruas, em compensação, a quantidade de motos é impressionante. 



Parque Ciudadela 
Piadas engraçadinhas sobre o mamute e meu peso estao proibidas.



Porto Olimpico



Praia mais sem graça do mundo. Mas valeu pelo cheiro de peixe agulha frito que trouxe a infância de volta...



Praça Real e um turista fotografando um traveco.



Na Rambla de Barcelona, a gente pode encontrar esses seres que, na falta de emprego, tem que apelar pra criatividade. E, sim, eles chamam muita atençao. Esse aih peidava quando davam dinheiro a ele. 



A concorrência no mercado leva alguns a desenvolver o poder da levitaçao (eu ainda tou intrigada com esse cara).





Piadas sobre peso liberadas 



Na fonte do traveco, outra lady.



Ninguém duvida



 Rambla



Parque Güell 



Parque Güell 



Parque Güell 



Barcelona vista do Parque Güell 



Uma foto para seduzi-los



Parque Güell 



Muitos caes, caes por toda parte. Flagramos alguns donos recolhendo o cocô dos seus cachorros. Em Lyon, essa pratica nao é muito comum. A pratica de recolher, claro, porque a de cagar...






Castelo de Montjuïc. A noite, ha um espetaculo com luzes e musica na fonte do Castelo. Dura em torno de 20min e vale muito a pena!






Bairro popular. Aih vimos um velhinho mijando no meio da rua, como se estivesse em casa, e uma mendiga doida que tirou o cinto e deu uma surra no chao.



Forte de Montjuïc e Camilo competindo comigo na arte da seduçao. Um dia você chega la.



Basilica da Sagrada Familia. Provavelmente, a construçao mais fantastica de Barcelona, apesar de estar inacabada. Assim como o Parque Guell, a Basilica tem o dedo de um dos maiores artitas da Catalunha, Gaudi. Quando tiver pronta, a Basilica vai ter 170m de altura, mas ja atualmente é impressionante:



O teto da Basilica






Aconselho visitar a Basilica num dia de sol pra aproveitar o efeito que os vitrais produzem.












As entradas (de estudante) + audioguia + acesso aos elevadores nos custaram 30€. Foi o passeio mais caro que fizemos, mas valeu a pena. A vista da Basilica é linda. Da pra ver a construçao falica da cidade (porque, como eu ja disse no post sobre Praga, toda cidade que se preze, tem que ter a sua). Bravo.



Enquanto tudo pra mim era novidade, essa viagem foi um momento de redescoberta pra Camilo. Ele estava super empolgado pra me levar nos lugares que fizeram parte do cotidiano dele ha sete anos, quando ele saiu da casa dos pais e foi morar em Barcelona. Entre esses lugares, esta a famosa Xampanyeria, um lugar onde se vende tapas (comida tipica espanhola). Quando cheguei no lugar, fiquei intimidada pela quantidade de gente num espaço tao pequeno. Pelo visto é um lugar meio obrigatorio pra maiorias das pessoas ali. Pedimos umas tapas (frases estranhas...) e tomamos a famosa cava, um champanhe local que me deixou feliz a noite toda. Recomendo.



Cava



Depois das tapas, fomos pra esse bar tomar o famoso...



Olha, confesso que fiquei temerosa, ainda mais porque o cara nao vendia doses do negocio: uma garrafa, dez euros. Quando bebi o primeiro copo, fiquei ainda mais desconfiada, porque o negocio tinha um gosto muito bom e o alcool passava totalmente despercebido. Perguntei a Camilo se aquilo era alcoolico ou nao. Alguns minutos depois, estavamos dançando lambada no bar. Recomendo (2).



Leite de pantera: um perigo.


E assim, termina o ultimo post do ano. Ano bom de Brasil, tatuagem, Guri, Berlim, Praga, faculdade e Dilma. Que venha o proximo! 

12 comentários:

Amanda disse...

Muito legal!! Esta na minha listinha! Vcs ficaram pouco tempo la, né?

Caso me esqueçam disse...

a gente ficou uma semana (22-29)

Line disse...

Ai como eu AMO esse lugar! Passamos 4 dias lá em Abril deste ano, e me apaixonei (tenho post lá no meu blog)! Peter já tinha ido duas vezes e estava doido pra me mostrar a cidade. Confesso que me surpreendi, tudo lindo, comida maravilhosa, e o parque Guell é meu lugar favorito em Barcelona! Aquela cara estranho sentado lá com o cachorro tb estava quando fomos lá, mas na época ele devia ter uns 10 cachorros, todos magros e perebentos, uma dó.
Que legal que vcs conseguiram entrar na Basílica, nós não conseguimos pq a fila estava mosntruosa! Na época nós pagamos 38euros pra fazer um passeio de barco pela orla, recomendo!
Ah, e aquelas pessoas que vc viu aparentemente vendendo cerveja, na verdade estavam vendendo coisinhas ilícitas, hahaha! Peter e eu, dois jacús da roça, chamamos um carinha destes pra comprar uma latinha, mas a sacola estava vazia - quer dizer, vazia de cerveja, né?! Perdi a conta de quantas vezes nos ofereceram maconha, haxixe e até cocaína, à luz do dia na carona de pau!
Esse lance de fumar nos bares tb não achei mt legal não, à noite fomos num bar/club, e depois de algums horas Peter teve que sair pq a lente dele ressecou de tanta fumaça de cigarro!
Só teve um momento que ficamos tensos, foi quando um cara, aparentemente 20 anos, se aproximou perguntando se tínhamos cigarro, só que ei tenho certeza que ele queria nos assaltar, ele chegou a enfiar a mão no bolso da camisa do Peter, tudo mt rápido! Nossa sorte foi que entramos rápido num restaurante, e o cara sumiu.
Escrevi um testamento...
Bjo!

Caso me esqueçam disse...

hahahahahahaha como eu sou inocente! paquistaneses vendendo cerveja. acho que eu nao comprei a cerva porque nao parecia gelada. agora eu entendo porque!

e acho que a gente deu sorte na fila da sagrada familia, porque disseram que ela costuma dar a volta na basilica! e a gente passou "somente" 40min pra entrar.

Borboletas nos Olhos disse...

Quando você estiver morando lá me avisa que vou te visitar ;)
Bjs e uma passagem de ano fantástica pra você e seus amados.

Palavras Vagabundas disse...

Belo passeio, Barcelona sempre vale a pena!
Um 2011 cheio de realizações e harmonia.
bjs carinhosos
Jussara

Mari Biddle disse...

Quando vc vai descrevendo a cidade eu vou aqui lembrando porquê mãe 2 ama este lugar.

Um beijo pra ti.

Glória Maria Vieira disse...

Ai que barato! Barcelona é um arraso, viu Chefa?! E suas legendas então...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK #Meio quilo de "K" APENAS! AUSHUAHUAHSUHAUSHUAHSUAHS

Feliz Ano Novo pra você que é minha Chefa preferida! hihi
Eu espero, de verdade, continuar por MUITO tempo lendo o que você escreve até um dia nos conhecermos como quero.
Que 2011 seja o seu ano... o nosso, o do Camilão! ENFIM... que seja doce esse 2010 mais um.

Gosto muito, muito de você!

Ana Duarte disse...

Luci,
Eu nunca fui a Barcelona, mas sempre tive vontade de conhecer! E suas fotos me deram mais vontade ainda!
Alias, tb fiquei intrigada com aquela foto da meditaçao! vc sabe como o cara faz aquilo??? fiquei curiosa

Bjos e Feliz 2011!!!

Liana disse...

tdo otimo, lindo, fantastico, morri de inveja. tb quero ir a barcelona. mas o melhor foi a tag "eu bebo sim" ahahauhauhahahah

asnalfa disse...

Adorei!!!!!
Mas eu nunca catei cocô do meu dog quadno eu saia com ele pela rua. To nem ai se as pessoas pisavam em um "pão-de-queijo".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu colocava meu au-au pra cagar nsa casas dos meus desafetos. Ai ai! como amava aquele cachorro!!

Tinha muito casal gay beijando na boca?? E pq vc e o Camilo nao vao pra boate gay pra dançar??

monique disse...

eita, depois a gente troca umas fotos/figurinhas de barcelona! realmente é tudo isso aí, uma bagunça organizada. bom demais! mto sedutora a foto da perninha. fiu fiu... heiuehiuahiueha! morri de rir aqui, lembrei do grinch. é, aquele mermo q destroe o natal das crianças... minha bebida marcante aí foi a sangria, nao tinha nenhum leitinho perigoso nao. oa, falando nisso, vou encontrar tomás hoje, aquele meu colega de barça, lembra? acho que não...

enfim, enfim! tb tive meus momentos de nostalgia vendo essas tuas fotos. esse parque do mamute é taaaao legal, com a cachoeira e os patinhos =~

vou la, vaca. nem te escrevi, né! mas assim que eu tiver um tempinho no trabalho, irei! juro...

Talvez

Related Posts with Thumbnails